sábado, 12 de junho de 2010

Vacinação



 Paralisia infantil: neste sábado é dia de vacinação

No Dia dos Namorados, neste sábado, antes de sair para relembrar os velhos tempos, os pais têm um compromisso com a saúde dos filhos. Está marcada para o dia 12 de junho a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nesse dia, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h.
As gotinhas contra a paralisia infantil devem ser tomadas todos os anos, nas duas fases da campanha, até a criança completar 5 anos. Até os 15 meses de idade, é preciso seguir também o esquema de imunização recomendado pelo Ministério da Saúde (2, 4, 6 e 15 meses).
Nos postos de saúde, as crianças também poderão receber as vacinas que estejam atrasadas e a dose contra a gripe suína.
 Fonte: G1.com

São João de Sahagun 1430-1479


São João de Sahagun
João Gonzáles de Castrillo, filho de nobres e cristãos, nasceu em 1430 na cidade de Sahagun, reino de León, Espanha. Estudou na sua cidade natal com os monges beneditinos da abadia de São Facundo, recebendo a ordenação sacerdotal em 1453.

O arcebispo de Burgos nomeou-o seu pajem e depois cônego e capelão da diocese. Depois da morte do bispo, João doou todos os seus bens, menos uma residência, onde construiu a capela de Santa Agnes, em Burgos. Devoto da Santíssima Eucaristia, celebrava a missa diariamente, ministrando o sacramento, pregando para a população pobre e ignorante. Essa era sua maneira de catequizar. Mas depois João afastou-se para cursar teologia na faculdade de Salamanca. Porém, antes de retornar à sua diocese, deixou sua marca naquela cidade.

Consta dos registros oficiais que, certa vez, a comunidade dividiu-se em dois partidos antagônicos e a disputa saiu do campo das idéias para chegar a uma luta de vida e morte. Entretanto, antes que a batalha iniciasse, João colocou-se entre os dois, pregou, orientou, aconselhou e um pacto de paz foi assinado entre eles para nunca mais haver derramamento de sangue. Desde então ganhou o apelido de "O Pacificador".

O seu fervor ao celebrar o santo sacrifício emocionava os fiéis, que em número cada vez maior acorria para ouvir seus ensinamentos. Um fato foi relatado sobre ele e que todos aqueles que estavam dentro da igreja também presenciaram: a forma do corpo de Jesus em uma de suas consagrações. Com isso passou a ser o conselheiro espiritual de todos na cidade e todos seguiam seus conselhos.

Em 1463, ele foi acometido de uma doença muito grave. Na ocasião, decidiu que, depois de curado, entraria para uma ordem religiosa. No ano seguinte, ingressou na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, em Salamanca. Conhecido como João de Sahagun, logo foi o noviço sênior, enquanto continuava a pregar em público, tornando seus sermões cada vez mais eloqüentes e destemidos.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 12/06/2010




Testemunha do mistério do Pai

Lc 2,41-51


Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:
- Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.
Jesus respondeu:
- Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?
Mas eles não entenderam o que ele disse.
Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração. 

Comentário do Evangelho

A paternidade e a sabedoria do Pai celestial

No Evangelho de Lucas prevalece o sentido teológico sobre o sentido histórico do texto. Nas suas narrativas de infância, Lucas vincula o menino Jesus a Jerusalém e seu Templo. E no fim do Evangelho, após a ressurreição,
menciona a permanência dos discípulos em Jerusalém (Lc 24,49-52; cf. 16 maio). Para os demais evangelistas, é a Galileia, e não Jerusalém, o centro da retomada da missão depois da ressurreição. A intenção teológica de Lucas é apresentar o Cristianismo como um novo Israel, que se irradia a partir da velha Jerusalém. Nesta cena do menino Jesus entre os doutores do Templo, vemos a autonomia dele em relação a seus pais, e a sua ascendência em relação aos mestres do Templo. Acima da paternidade de José e da sabedoria dos mestres, estão a paternidade e a sabedoria do Pai celestial.


Autor: José Raimundo Oliva

 Fonte:paulinas.org