quarta-feira, 29 de outubro de 2008

5º ANIVERSÁRIO DO 50º GRUPO DE ESCOTEIRO JOSÉ GOMES CARDOSO

No último sábado houve festa em nossa comunidade, pois o Grupo de Escoteiros J.G.C comemorou o seu quinto aniversário. O nosso parabéns a todos que fazem parte do escotismo em nossa comunidade em especial a Roberto, integrante do Luz do Mundo, e aos nossos amigos Maurício Cardoso, Dona Marli e Seu Julinho.

Que Deus continue abençoando os seus dirigentes e a todas as crianças !

Nada neste mundo é impossível, quando se quer, do fundo da alma, do coração se fazer algo de bom, em nome do bem, para si ou para humanidade. Tudo que se quer neste mundo se consegue com determinação do querer, do desejar e acima de tudo da fé. Não há grande obstáculo quando o desejo é focalizado para o bem, para a justiça e para o amor. Digo isto porque tudo que fazemos na vida existe um propósito, às vezes, voltado para o benefício exclusivamente próprio e particular ou, às vezes, voltado para o benefício do próximo de forma geral e universal. Muitas vezes vemos muitas ações feitas voltadas de um particular para o geral ou universal, ou seja, pessoas físicas se doando em nome de ações universais; também vemos instituições voltadas para o universal se comportando de forma particularizada, ou seja, instituições jurídicas voltadas para ajudar a humanidade com pessoas que se apossam e se fazem donos, invertendo a lógica das coisas institucionalmente voltadas para o povo.

O GEJGC não foi criado com intenção de se ter dono, mas com a intenção de se ter pessoas responsáveis e voltadas sabiamente com a causa escoteira, com formação, disponibilidade acima de tudo, consciência social e pedagógica, e, sem via de dúvida, autenticamente verdadeira consigo mesma e com os demais companheiros, através das suas ações e palavras quando proferidas. Porém, esses atributos para um dirigente, andam muito escassos de serem encontrados, mas mesmo assim nosso grupo tem o privilégio de ter pessoas como Marcílio, Marly, Sr. Júlio, Roberto, Rodrigo, que têm milagrosamente arranjados tempos para essa missão tão árdua, porém gratificante quando se se doa para o trabalho social. O nosso grupo tem um lema, donde o mesmo foi retirado da lei do lobinho e do escoteiro que diz: O LOBINHO DIZ SEMPRE A VERDADE e o ESCOTEIRO É ECONÔMICO E RESPEITA OS BENS ALHEIOS. Assim sendo, nem todos que fazem escotismo foram lobinho um dia, nem tampouco escoteiro, principalmente os adultos e chefes ou dirigentes. Por isso primamos pela VERDADE e por RESPEITAR OS BENS ALHEIOS, posto que assim sendo, certamente, estaremos sendo econômicos.

Nosso grupo esteve na iminência de ser fechado, no entanto, superamos tudo isso e hoje podemos contar as vitórias que já alcançamos, tendo em nosso currículo três acantonamentos; dois acampamentos; várias atividades externas, tais como, duas trilhas no Parque das Dunas (Bosque dos Namorados); dois passeios à cidade de Ceará-Mirim, pontos turísticos; duas visitas à lagoa de Extremoz, etc. Tudo isso legalmente, com certificado de funcionamento emitido pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil, e com todos os escotistas devidamente com suas credenciais e seus respectivos distintivos do ano em curso. Ainda há muito a se fazer e um dos passos mais importante que o nosso grupo dará a partir de agora, é rumo à construção da nossa sede própria, se assim Deus nos permitir. Encerro aqui desejando a todos os escotistas, dirigentes e familiares do GEJGC uma feliz festa de aniversário do nosso quinto aniversário.

GRUPO ESCOTEIRO JGC
JOVENS ARTEIROS PELO VIVER!
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

Mauricio C. Garcia