quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ano A - Dia: 20/11/2008



Lc 19,11-28

Lc 19,41-44

Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse:
- Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso. Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la.


Comentário do Evangelho


Jesus em Jerusalém


Após uma caminhada de cerca de cento e trinta quilômetros, vindo de Cafarnáum, na Galiléia, Jesus com seus discípulos estão chegando em Jerusalém. Nas suas proximidades Jesus é recebido com imensa alegria pelo povo. Vendo a cidade, Jesus chora sobre ela. Jerusalém foi uma cidade tomada do povo jebuseu pelo rei Davi, e passou a ser um núcleo de concentração de poder e opressão, militar e religiosa. A partir de uma teologia elaborada na corte de Davi e seus descendentes, Jerusalém foi exaltada como cidade sagrada. Porém, já os profetas do Primeiro Testamento denunciavam o abuso de poder e a corrupção aí reinantes. O próprio Jesus caracteriza Jerusalém como cidade que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados (Lc 13,34). Jesus consagrara um longo período do seu ministério libertador e vivificante na Galiléia e nas regiões gentílicas vizinhas. Agora decide fazê-lo no próprio centro de poder da Judéia, mesmo sabendo que estava condenado pelos dirigentes do judaísmo.
Diante de uma história de prática da violência e da opressão que caracterizam Jerusalém, Jesus prenuncia o próprio fim desta cidade.

QUEM SOU EU?


Caros leitores: Estamos com alguns probleminhas técnicos que logo serão resolvidos e, portanto, o quadro "Quem sou eu?" que distribui vários prêmios e diverte a todos estará de volta. Mas para que os prêmios não deixem de serem dados apresentamos o TESTE DE CONCENTRAÇÃO !

PARTICIPEM E CONCORRAM AOS PRÊMIOS ! O VENCEDOR SERÁ O PRIMEIRO QUE ACERTAR TODAS AS QUESTÕES . NÃO VALE COLAR ! BOA SORTE E CONCENTREM-SE !


TESTE DE CONCENTRAÇÃO

1) Escreva seu primeiro nome no risco ao lado __________ .

2) Você encontrou uma caixa de fósforo com apenas um palito: Num quarto há uma vela, um lampião e um feixe de lenha. Qual você acenderia?

3) Você está participando de uma corrida e ultrapassa o segundo colocado. Em que posição você fica?

4) Você está dirigindo um ônibus para Salvador. Em uma parada descem 25 passageiros e seguem 20. Qual o nome do motorista?

5) Quantos animais de cada espécie Moisés colocou na arca?

6) Pela legislação brasileira, se seu pato botasse um ovo no quintal do vizinho a quem pertenceria o ovo?

7) O pai de Maria tem 05 filhos: Lalá, Lelé, Lilí e Loló e __________

8) No dia 07 de setembro nós comemoramos o dia da Independência. Em Portugal existe 07 de setembro?

9) Uns meses existem 31 dias, outros 30 dias. Quantos meses têm 28 dias?

10) Seis homens levam seis dias para cavar seis buracos. Quanto tempo levará um homem para cavar meio buraco.

11) Antigamente Farmácia se escrevia com PH e hoje?

12) Quantos anos duraram a guerra dos cem anos?


CRIME HEDIONDO CONTRA A HUMANIDADE

Natal é a capital brasileira com menos área verde por metro quadrado. O resultado dessa política ambiental desastrosa pode ser medido de várias maneiras. Um delas: a terra de Cascudo detém o maior índice de câncer de pele do país.

Agora veja que absurdo. Única área verde de Capim Macio com quase 500 hectares, o prefeito que construir lá uma lagoa de captação.

Até agora já foram derrubadas 1000 árvores nativas entre mangabeiras, cajueiros, ipês, pau-canela, pau-ferro, pau-branco.

Veja o resultado nas fotos abaixo. Um verdadeiro genocídio, não?


Ipê-roxo antes de ser derrubado

Vista panorâmica da área já devastada


FONTE: BLOG do Ailton