quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que você tem para ofertar hoje?



 “(…) Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver” (cf. Lc 21,1-4).

Despojar-se daquilo que nos sobra não é em si, uma atitude má, Jesus sabe disso, nós também. Não nos é estranho saber que todo o supérfluo, o que nos excede, deva ser dado para quem precisa. Faz parte da caridade e da solidariedade não possuirmos além do que realmente necessitamos.

Música



Novo CD da Adriana " Jardim secreto"

Porque esse nome?

"Nesses últimos anos tenho experimentado esse cuidado de Deus na minha vida. Ele (o Senhor) como o jardineiro, que ama, sobretudo, que cuida, que tira as ervas daninhas, que poda quando necessário, que direciona o crescimento, enfim...Sem medo de titubear posso dizer, o Senhor tem cuidado muito de mim". 
 
Adriana

Com vocês: Jardim secreto


Não importa se o homem
Compara o meu valor
Com moeda deste tempo
Propriedade de Deus eu sou

Não importa se os reis
Deste tempo nome honrou
Eu fui comprado pelo sangue
Que não se mede o seu valor
Sangue puro que na cruz jorrou

REFR.: Eu sou um jardim guardado em Deus
Regado com seu amor
Entre os milhões me separou
E pelo nome me chamou.

O homem não consegue olhar nos olhos do Senhor
Por isso escondido estou, um jardim Secreto sou
Ninguém me tocará nada vai me separar
Dos braços do amado Salvador.

Composição: Anderson Freire

As sete faces do amor - Nosso sucesso está em amar os outros.

 
Estas reflexões estão fundamentadas em G. Chapman, no livro “O Amor como Estilo de Vida”. Ser amado, deixar-se amar, crer no Amor de Deus constituem a alegria de viver. Só os amados mudam. O amor é uma força transformadora e propulsora. Nosso sucesso está em amar os outros. O amor não é só uma emoção, mas, decisão, atitude, ação. Portanto, decidimos amar, escolhemos amar, optamos por amar. É preciso esforço para sermos pessoas capazes de amar.

Eis as sete faces do amor:

1. A gentileza. É a alegria de ajudar os outros, ou ainda, é reconhecer e acolher com afeto as necessidades dos demais. A gentileza transforma encontros em relacionamentos. A pessoa gentil quer servir o próximo porque o valoriza e o respeita como pessoa. Gentileza é gesto de amor altruísta e por isso transforma as pessoas. As palavras gentis têm grande poder de cativar e até de curar porque expressam reconhecimento, respeito, atenção pelo outro, são palavras construtivas, cativantes, salvadoras. A gentileza faz bem para nós e para os outros, causa-nos alegria e dá importância aos outros.

Gentileza é cortesia, generosidade, respeito, amabilidade. Os gestos mais comuns da gentileza são: agradecer, ajudar, saudar, informar, sorrir, atender, elogiar, pedir desculpas.

2. A paciência. Consiste em compreender e aceitar as imperfeições dos outros. É permitir a alguém ser imperfeito. É entender o que se passa dentro do outro, acolher seus sentimentos e os motivos de suas atitudes. Paciência não é concordar, é compreender; não julgar e não condenar. Nossa paciência permite ao outro crescer, mudar, ter nova chance para melhorar.

Quem tem consciência das próprias imperfeições e cultiva um espírito positivo, tem condições de ser paciente. A humildade nos torna pessoas dotadas de paciência, porque saímos de nós mesmos, sofremos com a situação dos outros e os acolhemos.

3. O perdão. Perdoar não é fácil, mas é atitude sábia e saudável. Quem perdoa oferece ao ofensor a chance de ele melhorar. O perdão nos livra de doenças, insônias, vinganças, ódios, que são sentimentos destrutivos, e possibilita a convivência, a saúde e a felicidade. Perdoar é reencontrar a alegria, a paz interior e social. Perdoar é ter amor de mãe, amor sem medidas, amor de misericórdia que reata amizades e relacionamentos. Quem perdoa faz bem a si mesmo, compreende as limitações alheias e constrói a reconciliação e a paz social.

4. A cortesia. Significa tratar os outros como amigos porque toda pessoa é digna, original, única, valiosa. A cortesia no trânsito, no ônibus, nas filas, no relacionamento com os vizinhos, no dedicar tempo aos outros, no receber bem os que chegam, no saber agradecer, prestrar atenção, pedir desculpas, são inestimáveis gestos de amor. No cotidiano podemos praticar a cortesia por meio de uma conversa; pedir licença, ajudar idosos ou alguém em dificuldades, aceitar as incompreensões dos outros.

5. A humildade. É saber reconhecer os próprios valores e imperfeições e acolher os valores e fraquezas dos demais. Humildade é autenticidade, verdade e realismo. A palavra "humildade" vem de "húmus" (barro, terra), que é a raiz da palavra “homem”. Somos todos de barro. A humildade está nessa igualdade de dignidade, na irmandade que formamos a partir do barro, do pó e até da lama. Aceitar a ajuda dos outros, reconhecer os erros, afirmar os valores dos outros, alegrar-se com o sucesso de nossos próximos e de seu bem-estar, tudo isso é humildade.

6. A generosidade. Define-se pela doação aos outros, é o amor que se doa, que sabe servir, dedicar tempo aos demais, ter a coragem do desapego de si e das coisas para partilhar. A generosidade é gêmea da solidariedade, da dádiva, do dom. "Há mais alegria em se doar que em receber", ensina a Palavra de Deus. A pessoa generosa é capaz de renúncias e de sacrifícios pelo bem alheio.

7. A honestidade. É dizer a verdade com amor, não inventar desculpas para justificar os próprios erros, falar os próprios sentimentos e emoções, aceitar as limitações pessoais, como também os dons, as qualidades, os sucessos. A integridade da pessoa honesta está na veracidade das palavras, na transparência das atitudes, no compromisso com a verdade.




Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina - PR

FRASES




"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos."
(Madre Teresa de Calcutá)

PROSA E POESIA


Diego Velásquez, Vênus ao Espelho (1647)


MULHER AO ESPELHO
 
Hoje, que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.

Já fui loura, já fui morena,
já fui Margarida e Beatriz,
já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.

Que mal fez essa cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se é tudo tinta: o mundo, a vida,
o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira,
a moda, que vai me matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando.

Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seus,
e morreu pelos seus pecados,
falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.


Cecília Meireles 

Portal de Vagas oferece mais de 170 oportunidades de emprego nesta quarta em Natal

O Portal de Vagas da Prefeitura do Natal oferece mais de 170 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (25), distribuídas em 37 diferentes cargos. A maioria de vagas disponíveis é para a função de vigilante (50), seguido por operador de caixa (21) e garçom (17).

Os candidatos interessados às vagas devem se cadastrar em uma das unidades do Centro Cidadão, no Alecrim ou na Cidade Alta. Para o cadastro são necessários documentos de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.

Confira a lista de oportunidades:

ANALISTA DE LOGISTICA (TECNICO DE NIVEL MÉDIO) (3)
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (3)
AUXILIAR DE COZINHA (4)
AUXILIAR DE LAVANDERIA (1) (EXCLUSIVO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS)
AUXILIAR DE PESSOAL (1)
AUXILIAR DE SUSHIMAN (3)
BALCONISTA DE AÇOUGUE (1)
BARMAN (1)
CHEFE DE COZINHA (1)
COPEIRO (1)
CORRETOR DE IMOVES (10)
COSTUREIRA EM GERAL (1)
COZINHEIRO GERAL (4)
ENFERMEIRA PARTEIRA (1)
ESTETICISTA CORPORAL (3)
GARÇOM (17)
GERENTE DE VENDAS (1)
MAITRE (1)
MANICURE (5)
MASSOTERAPEUTA (2)
MECÂNICO DE MAQUINAS PESADAS (MANUTENÇÃO) (1)
MOTORISTA DE CAMINHÃO (2)
MOTORISTA DE ONIBUS URBANO (3)
OPERADOR DE CAIXA (21)
OPERADOR DE EMPILHADEIRA (3)
OPERADOR DE TELEMARKETING RECEPTIVO (2)
OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA (2)
PEDREIRO (1)
RECEPCIONISTA BILINGUE (4)
RECREADOR (2)
SUPERVISOR DE HOSPEDAGEM (1)
SUPERVISOR DE RECEPÇÃO DE HOTEL (1)
SUSHIMAN (1)
TECNICO DE LABORATORIO DE ANALISES CLINICAS (3)
VENDEDOR DE SERVIÇOS (6)
VENDEDOR INTERNO (10)
VIGILANTE (50)

Fonte: DN online

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Muitas felicidades para nossa amiga Gizar, que o Senhor te abençoe e te guarde em todos os dias de tua vida. O GLM se alegra neste dia tão especial.

Sacerdote showman?

Dando um passeio nos blogs de cada dia, encontrei um post feito pelo padre Joãozinho discutindo um tema que nós já tinhamos aqui tratado. Lá já passa dos 40 comentários e desperta em nós leigos reflexões diante de opiniões variadas.

Viviane


Uma das formas de evangelizar, hoje, em sido a pomoção de shows. Muitos bispos e padres já me convidaram para este tipo de atividade. Este final de semana mesmo acabo de fazer um show de encerramento da CAMINHADA PELA PAZ, em Juazeiro e estou a caminho de Sooretama, no ES, aonde acontece um show na festa da padroeira. Pe. Zezinho parece ter sido um dos pioneiros deste tipo de linguagem. Mas nem de longe esta é minha principal atividade. Sou professor de teologia e diretor da Faculdade Dehoniana, em Taubaté. Ali, no escondimento da tarefa acadêmica gasto meus minutos mais preciosos. O show tem sua linguagem própria. Missa não é show. Show não é adoração. Palestra não é missa nem show. Neste sentido precisamos parar para refletir sobre a missão do sacerdote nestes três tipos de linguagem. Definitivamente não precisamos de padres espetaculares. O dia-a-dia da missão passa pela tarefa de padres elementares. Mas será que devemos eliminar os nossos shows e espetáculos? Em outras palavras, justifica-se a vocação de um padre que só faz shows? É possível ser padre sendo somente artista? Posto aqui um provocante artigo recente e peço a sua opinião sobre este polêmico assunto.

ROMA, sexta-feira, 20 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- “Para a evangelização, não servem os sacerdotes showman que vão à televisão”, declarou o secretário da Congregação para o Clero, arcebispo Mauro Piacenza.
O prelado falou nessa quarta-feira em um Dia de Estudo sobre “A comunicação na missão do sacerdote”, organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma.
Ele afirmou que “a comunicação deve favorecer a comunhão na Igreja, que, do contrário, converte-se em protagonismo individual ou, o que ainda é mais grave, introduz divisão”.
Também indicou que “o sacerdote não deve improvisar quando utiliza os meios de comunicação, nem deve comunicar a si mesmo, mas os dois mil anos de comunhão na fé”, uma mensagem que “só pode ser transmitida através da experiência própria e da vida interior”.
Também interveio o professor Philip Goyret, professor de eclesiologia e teologia sacramental na Universidade Santa Cruz.
Ele explicou que, de alguma maneira, a dimensão comunicativa pertence à essência de todo sacerdote, “seja em si mesmo enquanto que sacramentalmente representa Jesus Cristo e portanto deve viver conforme aquilo que representa, ou enquanto portador de graça e ministro da Palavra de Deus”.
Portanto, acrescentou, “consagração e missão são correlativas: a Palavra dá sentido ao testemunho e o testemunho dá credibilidade à Palavra”.
O professor Sergio Tapia-Velasco, docente na Faculdade de Comunicação da Santa Cruz, afirmou que a homilia dominical pode-se converter em um momento privilegiado da transmissão da Palavra.
E lamentou que em contrapartida se assista frequentemente a “tantas homilias longas e chatas”.



e você o que diz?

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 25/11/2009



Firmeza no seguimento de Jesus
Leitura Orante/


Lc 21,12-19


- Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos. 

Comentário do Evangelho

Sofrer por causa do Reino


O capítulo 21 de Lucas, assim como o capítulo 24 de Mateus e o 13 de Marcos, apresenta falas de Jesus sobre o fim dos tempos, a partir de seu anúncio da destruição do templo. Possivelmente eles extraíram seus textos de uma fonte de tradição que circulava nas comunidades, formando um "discurso escatológico". Uma parte destas falas foi antecipada em Lucas, abordando o dia da vinda do Filho do Homem. Em Mateus temos o paralelo à narrativa de hoje
inserido na fala de Jesus, ao enviar os Doze em missão. O texto, em um estilo literário escatológico, como anúncio
do fim dos tempos, na realidade exprime as perseguições e provações que os discípulos de Jesus sofrerão, tanto por parte dos judeus das sinagogas como do Império Romano. No seio da própria família haverá incompreensões
quanto à novidade libertadora de Jesus. Porém, os discípulos vivem a paz por terem Jesus que os inspira e por terem encontrado a porta da eternidade para suas vidas. 
 
Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org