quarta-feira, 29 de abril de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 29/04/2009



Jesus é o Pão da Vida

Jo 6,35-40

Jesus respondeu:
- Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Mas eu já disse que vocês não crêem em mim, embora estejam me vendo. Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.


Comentário do Evangelho

Crer é aderir

Após a partilha dos pães e a referência ao maná, pão do céu, João narra a autoproclamação de Jesus: "Eu sou o pão da vida". Depois desta, vamos encontrar mais seis autoproclamações: Eu sou... a luz do mundo, a porta, o bom pastor, a ressurreição e a vida, o caminho, a verdade e a vida, a videira verdadeira. É uma linguagem simbólica com imagens tradicionais de Israel. O acento em "Eu sou" coloca Jesus como objeto do crer. Crer em Jesus signifi ca adesão a ele, e não assimilação de uma doutrina. Jesus já havia declarado: "É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu". E este pão é o próprio Jesus, que é o pão da vida. Comer deste pão significa assimilar seu amor e seu exemplo de serviço, partilha e dom da vida. O próprio Jesus é o grande sinal, porém, muitos que o viram não creram nele. Mas ele convida e acolhe a todos. A conclusão constitui a essência do Evangelho: a vontade do Pai, ao enviar o Filho, é a de que, quem vê o Filho, suas palavras e ações, e nele crê, seguindo seus passos, tenha vida eterna.

A GRIPE DOS PORCOS !

Eu nunca vi um nome tão sugestivo para uma doença! Estas grandes epidemias ou pandemias aqui ou acolá surgem: AIDS, gripe espanhola, gripe aviária, o vírus ebola etc. Agora é a vez da gripe suina, nome bem condizente para uma doença que aflige os moradores deste planeta que tudo destrói, tudo consome e injustiças propaga.

Quer sabe um pouco sobre as grandes epidemias do século XX, clique aqui

Gripe Suína é preocupação Mundial!

A gripe suína ou gripe Porcina é causada pelo vírus H1N1, que infectam suínos, aves e mamíferos. Os primeiros casos de gripe foram confirmados na Europa, mas foi no México onde este vírus (H1N1) se propagou com 100 mortes confirmadas e 1600 casos suspeitos por infecção deste vírus o que levou a Organização Mundial da saúde (OMS) a declarar que esta doença é uma “emergência na saúde pública internacional” e de ter grandes chances de se tornar uma pandemia. A OMS preocupa-se, particularmente com o vírus se transmitir de homem para homem.

No Brasil, após a Bahia ser o sétimo estado a registrar suspeita de gripe suína e principalmente o Rio Grande do Norte ter registrado dois pacientes com sintomas desta gripe, se torna importante para nós entender um pouco dessa doença, saber como ela é transmitida e perante os registros dos sintomas em nosso estado saber como se prevenir.
Por que se chama gripe suína?
A linhagem responsável pelo surto atual surgiu em criações de porcos e reúne genes de vírus que infectam suínos, aves e humanos.
Há risco em comer carne suína?
Comunicado do Ministério da Saúde afirma que "o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas".
Como ocorre a transmissão?
Como em qualquer gripe, ocorre pelo ar ou por contato direto com secreções de pessoas infectadas. No início, houve transmissão de porcos doentes para humanos.
Existe tratamento?
Há remédios antivirais eficazes, mas devem ser administrados em até 48 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas da doença.
Como prevenir?
Ainda não há vacina específica para o novo vírus, mas convém tomar a vacina para gripe comum, embora os benefícios sejam incertos. Alguns antivirais também podem ser usados preventivamente por profissionais de saúde que lidem com casos suspeitos. Quem vai viajar para áreas com a doença, pode levar remédios na mala.
É recomendável ter os antivirais em casa?
Não. O uso indiscriminado do medicamento pode criar vírus resistentes. Vários países, inclusive o Brasil, têm estoques estratégicos do medicamento para serem distribuídos em caso de necessidade.
Como saber se estou com a gripe suína?
Não há casos confirmados no Brasil. Pessoas com sintomas de gripe que viajaram para países onde há a doença devem procurar o serviço de saúde da sua cidade.
Qual exame detecta a doença?
Um teste rápido confirma se a pessoa foi infectada por um vírus da gripe. Para saber se o vírus pertence à nova cepa, são necessários exames genéticos que demoram alguns dias.
Posso viajar para países com casos da doença?
Especialistas entrevistados pelo Estado afirmam que, caso seja possível, vale a pena adiar viagens para tais países.
Caso não possa adiar a viagem, quais as recomendações?
Usar máscaras cirúrgicas nos locais afetados, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e contato com doentes.


Emerson Dantas - biólogo