A Quaresma nos prepara para a Páscoa do Senhor, como já foi dito no editorial do mês passado. "O Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, que começa a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o apice do ano litúrgico porque celebra a morte e a ressurreição do Senhor, quanto Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo e resusscitando renovou a vida" (Guia litúrgico pastoral da CNBB. Pag. 11).
O início do Tríduo Sacro começa com a Missa da Ceia do Senhor , ou como é popurlamente conhecida: "Missa do Lava-pés. Nessa celebração, destacamos três acontecimentos importantes para a nossa vida de cristãos católicos: A instituição da Eucaristia; o mandamento do novo Amor (Lava-pés) e, por último, a instituição do Sacerdócio. Na celebração da Paixão do Senhor, cantamos a confiança do Servo Sofredor que se entregou, sem reservas nas mãos daquele que o pode livrar do poder do inimigo e do opressor (Sl 30,16) e a guarda com ânimo forte a sua salvação. Abandonando-nos com Cristo nas mãos do Pai, esperando a vitória de seus fiéis seguidores, os crucificados de nossos dias. Neste dia não se celebra a santa missa, mas a celebração da Paixão do Senhor que consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e a Comunhão.
A Vígilia Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração solente se realiza à noite. É a mãe de todas as Vígilias, cuja ação forma uma unidade iniciando com a Celebração da Luz, Liturgia da Palavra com nove leituras, sendo sete do antigo testamento e duas do Novo Testamento. Vem a Liturgia Batismal e termina com a Liturgia Eucarística. Esta é a noite de Vígilia em honra do Senhor (Ex. 12,42); os fiéis trazendo na mão, segundo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35ss) a vela acesa, assemelha-se aos que esperam o Senhor voltar para quando ele chegar os encontre ainda vigilante e os faça sentar-se à sua mesa. A noite da Vígilia Pascal é o grande Sacramento da vida cristã. Com a missa do Domingo da Ressurreição tem início o tempo Pascal que dura cinquenta dias, o domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado.
Que Deus da infinita misericórdia os abençõe com um santa semana santa.
Féliz Páscoa para todos.
Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe