domingo, 3 de abril de 2011

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO DO SENHOR

A Quaresma nos prepara para a Páscoa do Senhor, como já foi dito no editorial do mês passado. "O Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, que começa a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o apice do ano litúrgico porque celebra a morte e a ressurreição do Senhor, quanto Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo e resusscitando renovou a vida" (Guia litúrgico pastoral da CNBB. Pag. 11).

O início do Tríduo Sacro começa com a Missa da Ceia do Senhor , ou como é popurlamente conhecida: "Missa do Lava-pés. Nessa celebração, destacamos três acontecimentos importantes para a nossa vida de cristãos católicos: A instituição da Eucaristia; o mandamento do novo Amor (Lava-pés) e, por último, a instituição do Sacerdócio. Na celebração da Paixão do Senhor, cantamos a confiança do Servo Sofredor que se entregou, sem reservas nas mãos daquele que o pode livrar do poder do inimigo e do opressor (Sl 30,16) e a guarda com ânimo forte a sua salvação. Abandonando-nos com Cristo nas mãos do Pai, esperando a vitória de seus fiéis seguidores, os crucificados de nossos dias. Neste dia não se celebra a santa missa, mas a celebração da Paixão do Senhor que consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e a Comunhão.

A Vígilia Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração solente se realiza à noite. É a mãe de todas as Vígilias, cuja ação forma uma unidade iniciando com a Celebração da Luz, Liturgia da Palavra com nove leituras, sendo sete do antigo testamento e duas do Novo Testamento. Vem a Liturgia Batismal e termina com a Liturgia Eucarística. Esta é a noite de Vígilia em honra do Senhor (Ex. 12,42); os fiéis trazendo na mão, segundo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35ss) a vela acesa, assemelha-se aos que esperam o Senhor voltar para quando ele chegar os encontre ainda vigilante e os faça sentar-se à sua mesa. A noite da Vígilia Pascal é o grande Sacramento da vida cristã. Com a missa do Domingo da Ressurreição tem início o tempo Pascal que dura cinquenta dias, o domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado.

Que Deus da infinita misericórdia os abençõe com um santa semana santa.

Féliz Páscoa para todos.

Padre Sílvio
Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe