quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PALAVRA DO COORDENADOR

Olá gente! Bom dia para todos.

Diante de tantas metas que temos para alcançar durante esses dois anos, uma delas é a organização de um arquivo do GLM. Essa seria uma maneira de organizarmos um local onde possamos deixar documentos, fotos, CDs, livros de atas, pastas, e outros. Através deste comunicado, peço URGÊNCIA no andamento da devolução dos materiais.

Gostaria de aproveitar para dar alguns recados importantes:

1. Secretários antigos: devolver os livros de atas e outros documentos que ainda não devolveram;

2. Tesoureiros antigos: devolver os livros de movimento de caixa e documentos que não devolveram da tesouraria;

3. Secretários atuais: devolver a pasta azul que está com vocês "NESTE ARMÁRIO CONTÉM", ver os livros de atas se ainda têm folhas, se estão organizados, organizar e devolver as fichas individuais de cada componente;

4. Tesoureiros atuais: prestar contas do mês de setembro, e dos outros meses que estão em atraso (se houver);

5. Equipe de eventos antiga: foi comprado pastas, agendas e outros materiais para a equipe "antiga". Peço que devolvam, para que a equipe atual possa usá-las em suas atividades;

6. Equipe de eventos atual: teremos nossa primeira reunião no dia 12/10/2009 (feriado) às 19h, no centro pastoral. Por favor não faltar!

7. Aos componentes "antigos": gostaria de pedir aos componentes que estão a mais tempo no GLM para que se tiverem algum livro de ata, tesouraria, fotos, camisas que o GLM já teve, relação de pessoas que passaram e fizeram história no GLM, relação de quem já foi coordenador geral e vice, tanto do GLM geral, quanto dos ministérios, pois isso servirá para a comemoração dos 20 anos do GLM;

8. Aos coordenadores e vices atuais de ministérios: levar domingo (04/10) e entregar para Adailton uma relação com NOMES de quem PODE e de quem NÃO PODE fazer a faxina da igreja aos sábados, para que se possa montar a escala da recepção nas missas. Peço que seja confirmado, antes dos nomes irem para a escala, para que ninguém diga depois que não pode.

9. Montar o calendário do seu ministério até dezembro com TUDO que vocês tem proposto, seguindo o calendário geral, pois têm alguns ministérios "ociosos" e sem planejamento. Entregar digitado domingo (04/10).

10. Cada ministério deverá desenhar um modelo de camisa oficial/comemorativa dos 20 anos do GLM. Das sete camisas, o núcleo escolherá uma, caso haja empate, se realizará uma enquete no blog para votação da camisa oficial do GLM. Vale salientar que os coordenadores devem dar as diretrizes.

11. Cada coordenador deve criar um REGIMENTO INTERNO do seu ministério. Criar lista de funções de cada componente no ministério. Definir uma data prevista para a realização dos retiros de ministérios (2009, 2010 e 2011);

O prazo de entrega de TUDO o que se pede nesse comunicado será até domingo (04/10/2009). A não entrega desses, poderá atrasar os trabalhos futuros da coordenação geral.

Obrigado,

ADAILTON VILIANO

POLÊMICA !




Prostituição nas colunas sociais


Acabei de fazer um filme, "A Suprema Felicidade", que está em fase de edição e conheci muitas moças chamadas de prostitutas. Conheci muitas prostitutas, não no sentido bíblico, tradicional, não na cama. Mas como atrizes, como trabalhadoras no filme.

Eu filmei com mais de 70 moças da vida, como se dizia antigamente, e vi como são pessoas dignas, esforçadas e corajosas. Principalmente corajosas.

Desde 2002, o Ministério do Trabalho reconhece a prostituição como profissão informal, mas sem direitos trabalhistas, apenas reconhece. Assim permanece no código penal, a prostituição como uma chaga, um pecado que escandaliza as famílias.

Só que as prostitutas brasileiras se organizam cada vez mais. Se organizam para que sejam reconhecidas como cidadãs, pessoas comuns que trabalham para comer. Em geral, elas têm sempre a mesma história de vida. Lindas mulheres, que nasceram na miséria, na falta de educação e têm que se virar para viver.

Já existem muitas associações de prostitutas no país, que formam a rede brasileira. A declaração de uma das líderes é fantasticamente clara: "Não somos criminosos nem vendemos nossos corpos. Prestamos um serviço." É verdade. A chamada mais antiga das profissões é uma espécie de válvula de escape, para a sexualidade reprimida da sociedade, toda baseada no recalque do desejo. De certa forma, até hoje muitas famílias se mantém unidas, por causa das prostitutas que os maridos infelizes frequentam.

As prostitutas se unem a outros movimentos libertários, como dos gays, das feministas, dos atores populares e até de catadores de papel. A melhor maneira de ajudar as prostitutas não é ampará-las com caridade, assistência ou compaixão. É dar a elas direitos, a chance de serem cidadãs.

No Brasil, prostitutas de verdade estão sendo ameaçadas por prostitutas informais, disfarçadas. Que não cobram direta e honestamente os seus serviços, mas que vivem de pilhar, de arrancar dinheiro de namorados e até de maridos. Eu conheço no mínimo umas 50, e todas estão nas colunas sociais.


Arnaldo Jabour


Dia da Secretária



Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.
Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".



O GLM PARABENIZA TODOS OS SEUS SECRETÁRIOS

Como e o que pedir?




Nós costumamos pedir muitas coisas a Deus, mas, muitas vezes, não pedimos o que, de fato, é essencial. Que o Espírito Santo nos ensine a suplicar a Deus o que é fundamental para a nossa vida.


É edificante perceber o pedido que o salmista faz a Deus Pai:

“Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo” (Salmo 26).

Quando pedimos ao Altíssimo o que é essencial somos atendidos na nossa oração, porque também Ele só nos pede coisas essenciais. De forma que as outras coisas nos vêm por acréscimo.

CHARGES


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 30/09/2009



Jeito de seguir Jesus
Leitura Orante


Lc 9,57-62


Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. 
 
Comentário do Evangelho

O Evangelho nos aponta as condições para o seguimento de Jesus

Atravessando a Samaria, Jesus e seus discípulos estão a caminho de Jerusalém. O "caminho" é a expressão do caráter itinerante e missionário de Jesus em um processo de formação dos discípulos. No Evangelho de Marcos, a alusão ao "caminho" com este sentido de formação dos discípulos é marcante. Três pessoas se apresentam a Jesus
dispostas a segui-lo, e seriam samaritanos. Estes três casos esboçam as condições para o seguimento de Jesus. O primeiro (em Mateus, trata-se de um escriba), que demonstrou disponibilidade total, deve estar consciente da vida de pobreza e despojamento que assumirá, entregando-se nas mãos de Deus. O desejo do segundo em "enterrar o pai" exprime, de maneira simbólica, o apego às tradições antigas que sufocam a vida. O discípulo deve, agora, empenhar-se em anunciar o Reino de Deus, que é amor e vida. O terceiro precisa olhar para a frente e perceber as portas que se abrem para a comunhão com a grande família dos que fazem a vontade do Pai, no projeto vivificante de Deus.  
 
Fonte: paulinas.org

FRUSTRAÇÃO !


Quem entra no site de nossa Arquidiocese enxerga na página principal a seguinte notícia: " Igreja realiza Semana da Vida".  Quando li fiquei, Deus me perdoe, com uma certa inveja. Que coisa interessante o trabalho desta comunidade! Por que não pensamos ou fizemos isso em nossa Paróquia? Uma semana dedicada à vida,  dom maior que Deus nos concedeu, refletir sobre a vida no planeta terra, a existência humana, as formas de dignificá-la, o trabalho do cristão e da sociedade para combater as formas de violência e colaborar com a cultura da paz etc., etc., etc...

Foi quando, com o simples clicar na chamada "Igreja Realiza Semana da Vida", veio a frustração:

"A Confe-rência dos Religiosos do Brasil - CRB, núcleo de Natal, juntamente com o Setor Família, Escolas Católicas e pastorais da Arquidiocese de Natal promoverão a Semana da Vida, no período de primeiro a 7 de outubro.

Dentro da programação, acontecerá o segundo Show da Vida, no dia 8 de outubro, a partir das 18 horas, no Colégio Imaculada Conceição - CIC, no Centro de Natal. O show será aberto pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Contará com apresentações artísticas, a cargo de colégios católicos, da Pastoral da Criança e da Comunidade Veni Creator, além de uma apresentação da dupla Leia e Sônia."

Até acredito que a referida semana possa ser muito melhor do que minha expectativa, mas o que me intrigou foi a propaganda divulgada, enaltecendo apenas o SHOW DA VIDA, o LOUVORZÃO, A FESTA ARTÍSTICA sem informar o restante da programação do evento que, por sinal, deve ser o menos importante.


Constatação: A política do pão e circo, êxtase e diversão para arrebanhar o povão.  Alienação! O que é isso?


 Luiz Teixeira

DICA DE LEITURA !





O nosso amigo e leitor contumaz, Emerson Fernandes, nos apresenta uma dica de leitura que é o seu atual livro de cabeceira, isso mesmo, o nosso amigo lê sim, e muito! 


A sua dica também é uma resposta para alguns que desconfiam de sua capacidade de devorador de livros !







A vida no limite
A ciência da sobrevivência




SINOPSE


A Vida no Limite é um relato espetacular da ciência da sobrevivência e dos desafios que enfrentamos em ambientes altamente hostis: em grandes altitudes, sob intensa pressão, no calor e no frio extremos, na velocidade, no espaço. Frances Ashcroft concentra-se principalmente na fisiologia (seu campo de trabalho), mas ponteia a argumentação com conhecimentos e curiosidades de áreas tão variadas quanto medicina, história da ciência, esporte e zoologia comparada. Acrescenta ainda relatos autobiográficos, uma vez que se aventurou em quase todos esses extremos, e inúmeras ilustrações. Com texto claro, objetivo e descontraído, constrói uma narrativa fascinante e faz uma revelação surpreendente do que o homem e a vida são capazes de suportar. “O melhor livro de ciências para leigos que já li. O texto é agradável, acessível e abalizado, e a mistura de experiências pessoais, referências históricas pertinentes e esclarecimentos científicos faz do livro um clássico. Leitura obrigatória.”

Duncan Bowis, The Bookseller