quinta-feira, 9 de abril de 2009

Missa da ceia do Senhor

Pe. Thiago, pároco da Paróquia Santa Maria Mãe

Iniciado o tríduo pascal, Jesus nos convida a nos alimentar da palavra e do pão consagrado para que, assim, tenhamos força e coragem na missão de lavar os pés uns dos outros, vivendo o mandamento do amor.


Bênção dos paẽs.

Transladação do santíssimo sacramento
da capela de São Marcos


Adoração ao Santíssimo Sacramento

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 09/04/2009



Jesus lava os pés dos discípulos
Jo 13,1-15

Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.
Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a idéia de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus. Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha. Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou:
- Vai lavar os meus pés, Senhor?
Jesus respondeu:
- Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!
- O senhor nunca lavará os meus pés! - disse Pedro.
- Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! - respondeu Jesus.
- Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! - pediu Simão Pedro.
Aí Jesus disse:
- Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um.
Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: "Todos menos um."
Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou:
- Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de "Mestre" e de "Senhor" e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Durante a Quaresma, refletindo o tema Segurança Pública, entre as famílias, na Igreja, nas palestras dadas o consenso era um só: A sociedade não pode conviver com este sistema prisional falido que trata filhos de Deus como "bichos", animais na pior concepção da palavra. Seres humanos sem dignidade jogados em masmorras super lotadas, fétidas, sem a mínima condição de recuperação do apenado.
Quem não soube pautar sua conduta e desrespeitou as regras sociais (leis, normas etc) deve ser punido exemplarmente (pobres e ricos), mas sem nunca perder a dignidade de filhos de Deus.


Juiz do Maranhão solta presos para reduzir lotação em celas

Um juiz do Maranhão resolveu soltar anteontem cinco presos para diminuir a superlotação das celas da delegacia de Bacabal (255 km de São Luís). Os presos, acusados de homicídio e assalto, assinaram um termo que exige não sair de casa até o julgamento. Se forem vistos na rua, voltam à delegacia.

As más condições de alojamento dos presos embasaram a decisão do juiz Carlos de Oliveira Paula. Antes dos cinco serem soltos, 30 presos dividiam duas celas, que têm capacidade para apenas duas pessoas cada uma.
Três dos cinco homens que deixaram a prisão são acusados de homicídio e os outros dois, de assalto.

Quatro deles têm problemas de saúde --um, com cerca de 60 anos, sofre de diabetes. Todos estão com o processo criminal em fase avançada e devem ser julgados em breve, segundo a delegada Clenir Reis. O juiz que soltou os presos não foi encontrado ontem pela reportagem.

Fonte: Folha de São Paulo

No Rio Grande do Norte existem 13 unidades prisionais, dentre elas 6 são penitenciárias, 3 cadeias públicas, 3 Centros de Detenção provisório e 1 hospital de custódia. Existem atualmente, 3 mil e 600 presos no Sistema penitenciário e mais 1.800 em delegacias públicas no estado.