segunda-feira, 6 de julho de 2009

VALE A PENA LER DE NOVO !

Em 16 de setembro de 2007, olha como nosso blog está ficando velhinho, já divulgávamos por aqui o signicado do anel de tucum que tanta gente usa sem saber o que ele representa. VALE A PENA VER DE NOVO! ou seria? LER DE NOVO !


O ANEL DE TUCUM

O ANEL DE TUCUM é um símbolo de solidariedade que está nas mãos de muita gente de norte a sul do nosso país e também nas mãos de várias pessoas de nossa América Latina e da Europa, que lutam pela justiça e se engajam em pastorais sociais (das igrejas cristãs especialmente), entidades, movimentos sociais e ong´s que lutam a favor dos que são explorados pelo capitalismo selvagem.
Na época do Império, quando o ouro era usado em grande escala entre os opressores, principalmente nos anéis, os negros e os índios não tendo acesso ao ouro, inventaram o ANEL DE TUCUM como símbolo de pacto matrimonial, símbolo de amizade entre si e também de resistência na luta por libertação. Era símbolo clandestino cuja linguagem somente eles sabiam. O anel de tucum agregava os oprimidos, em busca de vida, mesmo no meio de tanta opressão.

O grupo Luz do Mundo também compartilha do sonho de Jesus Cristo de um mundo de paz e justiça e, portanto, usa o anel de tucum !


GRUPÃO DE 05 DE JULHO DE 2009

O nosso encontro quinzenal de formação e oração que reúne todas as equipes (ministérios) que formam o Grupo Luz do Mundo, ontem (05/07/09), tratou do assunto Fé e Política na perspectiva de construir um mundo de paz, combatendo a corrupção e a injustiça social. A formação foi conduzida pelo catequista Roberto que nos presenteou com a projeção do filme-documentário O ANEL DE TUCUM.

Obra cinematógrafica produzida em 1994 é uma obra-prima dos filmes pastorais no Brasil. Além da mensagem principal, que é revelar o sentido do anel de tucum, que nada mais é do que um sinal utilizado por todos aqueles que assumem a fé em Jesus Cristo, libertador dos pobres e esquecidos da sociedade, nos foi apresentada a espiritualidade das CEB´S, uma outra realidade de Igreja, pouco vista atualmente nos meios de comunicação, que enaltece a vivência do evangelho sob o prisma de "ler a Bíblia e transformar o mundo".

Tivemos ontem alguns probleminhas técnicos com o áudio do filme, portanto, reproduzimos neste blog, momento importante do filme em que o "Jornalista" se encontra com Dom Pedro Casaldáliga. Neste diálogo nos é revelado o sentido de ser "político" e o significado do "anel de tucum". Reparem na singeleza do bispo, a simplicidade de sua moradia, a "estética evangélica".

VIVER BEM!



ALIMENTAÇÃO


Na dúvida entre o diet e o light?
Entenda as diferenças entre um e outro para fazer a escolha certa

De acordo com as normas da ANVISA, os alimentos diet são aqueles que são formulados ou processados especialmente para indivíduos com exigências metabólicas ou fisiológicas específicas e necessitam de dietas especiais.

Esses alimentos podem ser indicados para diversos tipos de dietas como: alimentos para dietas com restrição de carboidratos (devem conter no máximo 0,5g do dissacarídeo de referência/100g ou 100ml no produto final a ser consumido); alimentos para dietas com restrição de gorduras (devem conter no máximo 0,5g de gordura total/100g ou 100ml no produto final a ser consumido); alimentos para dietas com restrição de proteínas (devem ser totalmente isentos do componente associado ao distúrbio para o qual se destina); alimentos para dietas com restrição de sódio (devem apresentar redução de sódio e ser elaborados para pessoas que necessitem de dietas hipossódicas, cujo valor dietético especial é o resultado da redução ou restrição de sódio); alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares (não deve ser adicionado de açúcares) e alimentos para controle de peso (aqueles que substituem ou são acrescidos às refeições para a finalidade específica de propiciar a redução, manutenção ou ganho de peso).

Portanto, fica claro que a finalidade destes alimentos não é especificamente atender somente o público diabético ou para aquele que quer reduzir o peso.

O alimento light apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente (açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio) ou em calorias, quando comparado ao alimento convencional.

De maneira geral, as diferenças fundamentais entre os dois são: Os alimentos diet são destinados a grupos populacionais com necessidades específicas e os light para grupos populacionais saudáveis que desejam reduzir o consumo de alguns dos nutrientes. Os produtos diet não têm como finalidade a ingestão reduzida de calorias, pois alguns produtos diet são até mais calóricos que os convencionais. O exemplo mais clássico deste fato é o chocolate diet, especialmente confeccionado sem açúcar, com adoçante, direcionado para o público diabético. A retirada do açúcar, no caso deste produto, originou a necessidade do acréscimo de gordura, o que fez com que o produto apresentasse um número de calorias maior do que seu similar convencional.

Outro aspecto importante a ser levado em consideração é o fato de não haver estudos conclusivos em número suficientes que atestem sobre efeitos do consumo desses produtos, que contem edulcorantes, por longos períodos, no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. As recomendações dos limites de ingestão diária segundo, American Dietetic Association são feitos em mg/kg e são facilmente ultrapassados com a ingestão de alguns produtos que contém quantidade excessiva de edulcorantes. Alguns produtos light utilizam edulcorantes e devem ser evitados, pelos mesmos motivos. Aqueles que não utilizam edulcorantes são apropriados e podem ser utilizado por crianças e adolescentes em tratamento para perda de peso.

Daniela Silveira é doutora em Nutrição e professora da Universidade Nove de Julho UNINOVE.

Fonte: Yahoo.minhavida.com.br


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 06/07/2009

O toque de Deus

ANO SACERDOTAL
Mt 9,18-26
Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: - A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo. Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram. Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." Jesus virou, viu a mulher e disse: - Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé. E naquele momento a mulher ficou curada. Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse: - Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo! Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.
Comentário do Evangelho
Cura da impureza e restituição da vida
Esta narrativa do Evangelho, encontrada em Marcos com preciosos detalhes, é resumida por Mateus, para inseri-la no seu bloco de dez milagres, nos capítulos 8 e 9. O atendimento a um chefe importante, da sinagoga, é interrompido pela cura e atenção dada a uma mulher impura, do povo. Com certa ostentação, o chefe prostra-se diante de Jesus. A mulher, humilde, com ousadia, mas discretamente, aproxima-se dele, por trás, para tocar-lhe a franja do manto. Um quer a restituição da vida de sua filha; a outra, a cura de sua impureza. Fica evidente a subversão da ordem vigente. De um lado um chefe religioso com prestígio; de outro, uma mulher excluída. Jesus prioriza a mulher, à qual chama de filha e exalta sua fé. Mas não exclui a filha do chefe, cuja vida é restaurada, apesar das zombarias.
Fonte: Paulinas.org.br