sexta-feira, 20 de junho de 2008

NOSTALGIA

Próximo dos festejos juninos, abrimos este espaço para relembrar alguns momentos desta festa que é muito tradicional entre nós que fazemos parte do Grupo Luz do Mundo. As nossas confraternizações juninas começaram tão simples e hoje tem banda, convidados, muita comida, quadrilha improvisada etc.
Relembrar é viver ! Por isso dêem uma olhadinha nestas pêrolas (fotos) que nos fazem lembrar o quanto Deus é bom e abençoa nossa amizade.




"Nem oito, nem oitenta"

Quase tudo que ouço e leio nestas últimas semanas, com exceção da barbárie do Rio, tema para outra conversa, se remetem a um assunto: INFLAÇÃO. Não que eu queira discorrer sobre este assunto, até porque não sou capaz de tanto, deixo isso pra Marcelo Canário, Maninho, minha amiga Thelminha e, quem sabe, Daniel, matemático e especialista em orçamento. O que este tema me faz lembrar é o passado. Não que eu seja assim tão velho, mas sou da geração que conviveu com muitos problemas e a inflação era um dos piores dele.

As vezes me deparo com pessoas que dizem: "Este mundo está cada vez pior!". "O mundo está perdido". "Quanta violência!" "Antes a saúde era melhor! E a educação? "Os filhos respeitavam os pais!”. Tudo isto me deixa aflito, porque parece que não temos memória ou não sabemos nada de história.

Não penso assim. Acho que o mundo está difícil de se viver, tem seus problemas, a nossa geração tem os seus desafios, mas quanto coisa hoje está melhor. Quando ouço de meus pais que eles não tiveram a oportunidade de estudar; quando ouço que pessoas morriam, pois não tinham médico e hospital para atendê-los; que não havia saúde pública, aposentadoria, seguro desemprego. Escola para todos? E a situação das mulheres? Filho de governadora, políticos, padres e juízes presos! Nunca nesta vida.

Espera lá ! Não me critiquem dizendo que estou afirmando que tudo está a mil maravilhas... Pelo contrário, a nossa sociedade, nós cristãos temos muitos desafios que nos reclamam ações, que nos motivam a agir e transformar. A educação e a saúde pública ainda têm que melhorar muito! Quantos filhos de Deus excluídos e o planeta sendo destruído. No entanto, viver o pessimismo mórbido de que tudo está pior não nos faz bem, pois nos leva a uma depressão coletiva que nos faz, ai sim, se fechar para este mundo e nada fazer para melhorá-lo.

Muitas coisas estão piores, mas outras melhoraram e muito. Faça este exercício: Pense como era a sua vida, a sociedade e o seu país há dez anos atrás. Acho que a maioria constatará que, "no frigir dos ovos" as coisas melhoraram.

As coisas melhoram porque Deus permite e a obra nasce. Que nestes tempos de inflação saibamos agradecer a Deus por tudo de bom que a vida nos proporciona e que continuemos trabalhando para não ter mais inflação em nossa vida e tenhamos o direito de feliz, fazer pessoas felizes e também sofrer.

Luiz Teixeira

INFLAÇÃO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços onde esse aumento é contínuo. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances da inflação da demanda acontecer aumenta quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais faz com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente, o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente e por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

Fonte: Economia Brasil Escola