quinta-feira, 31 de março de 2011

Juventude: tempo e presença




A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante”
(Engenheiros do Hawaii)

Por onde começar? Pergunta que sinaliza para uma das questões fundamentais da juventude nesse tempo moderno: suas decisões ou filosoficamente entendidas como opções. As escolhas fazem parte de nossa condição existencial e na formação da juventude essa é uma das provocações: cheguei até aqui nesse tempo presente e como viverei o que está por vir? São mais perguntas!

Seria aqui importante refletirmos acerca dos projetos de vida desse grupo social. Os horizontes e a expectativas podem fazer parte de suas vivências e experiências nos diversos campos de sua realidade, desde o psico-afetivo até as suas crenças em fenômenos religiosos. Então, como integrar todas as dimensões desses/as jovens às suas capacidades de elaboração e sistematização de seus projetos de vida?

Essa é outra indagação que merece como resposta à derrota de um mundo adultocêntrico, baseado nos referenciais daquele velho conselho que recebemos desde a infância: "quando você crescer... quando se tornar adulto... quando se tornar homem de verdade...”.

O cinema está "repleto” de produções que nos serviriam nesse tempo presente para ilustrar essa posição, basta vermos p. ex. o filme Coraline e o Mundo Secreto, uma animação sobre uma garotinha tratada como pequena adulta pelos pais, a ponto de acreditar num outro mundo no qual os pais a tratem como criança, explicitando dessa maneira a rejeição psíquica em participar de um tempo adulto sem sê-lo.

Outro filme recente, em minha opinião, na contramão do acima citado é a nova versão de Alice no País das Maravilhas (dir. de Tim Burton). A protagonista já na sua tenra juventude, numa sociedade amplamente aristocratizada, prometida em casamento e se preparando para tal, vive uma experiência e "retorna” à sua infância em um mundo maravilhoso. Essa experiência é que a faz retornar ao presente e optar por uma vida sem pretendente e casamento.

Uma das abordagens no cinema atual, a meu ver, representativa do fundamento da escolha, da liberdade, na mesma acepção sartreana da liberdade para a escolha, dentro de determinadas possibilidades. Essa é uma orientação de sentido importante na formação da juventude, de educar-se para o sentido e as possibilidades dentro de seus limites e configurações sociais, de sua realidade concreta e de classe, pois nossos gostos e interesses são aspectos de nossas experiências no conjunto das relações sociais.

O universo adulto pode sim contribuir com a formação de sujeitos jovens emancipados e capazes de pensar suas escolhas e horizontes, inclusive, colaborando com uma formação que contemple perceber a juventude como indivíduos-sociais, e não meramente como indivíduos per si, alimentados pelo desejo de "vencer na vida” e cair no círculo de ferro da alienação e de suas facetas mais modernas: o consumismo e a sociedade do espetáculo, em suas várias nuances como o culto ao corpo sarado, as cirurgias para redução disso ou daquilo, ao emburrecimento de programas como BBBs e conteúdos análogos.

Vale destacar! Um dos caminhos para a negação desses atuais valores "descartáveis” é a opção por projetar e pensar novos horizontes no âmbito do indivíduo-social, até mesmo compreendendo e explicando a juventude como uma parte da totalidade social e não como segmento/grupo/faixa etária isolada de outros de uma mesma sociedade.

A juventude em seu tempo e nas suas condições concretas colabora historicamente nos processos de transformação social – são sujeitos coletivos. E para serem sujeitos tiveram que optar entre a conformação da situação social e a irrupção do processo, basta lembrarmos p.ex. da participação da juventude no séc. XX de revoluções como o Outubro Vermelho (Rev. Russa de 17), o Maio de 68 na França e os/as jovens da Revolução Cubana.

Esses exemplos corroboram para o entendimento da juventude como fruto de seu tempo e presença significativa na produção da ontologia social. Cabe-nos a tarefa histórica de ajudá-la em suas provocações para inquirir do próprio mundo adulto suas certezas e crenças.

Leonardo Venicius Parreira Proto
Bacharel e licenciado em História pela PUC-GO, especialista em adolescência e juventude no mundo contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE-MG), mestrando em História pela UFG e bolsista da CAPES. Coordena o curso de História da UEG/UnU-Iporá

TSUNAMI TAMBÉM NA ZONA NORTE !

Quem conhece um pouquinho a Zona Norte sabe onde fica. Quem assiste um pouquinho os telejornais locais também. Quem fica atento a agenda da Prefeita de Natal e suas andanças midiáticas já ouviu falar da LAGOA DE CAPTAÇÃO DO LOTEAMENTE JOSÉ SARNEY. Também com um nome desse só poderia trazer mal presságio.

A lagoa de captação, enorme por sinal, muito maior do que a nossa (Conjunto Panatis I), tem sido a dor de cabeça de muitos moradores daquela localidade, durante o período de chuvas que castigam a nossa cidade. Local preferido da Prefeita Micarla para visitas e anúncio de "tomada de providências contra as chuvas", hoje está abandonada, suja e "na medida" para causar transtornos, sofrimento e prejuizos materiais para as pessoas que moram naquelas imediações.

Uma moradora, Dona Maria, Agente de saúde, que inclusive é parte num processo contra a Prefeitura, pois sua casa foi invadida pelas águas fétidas da lagoa que transbordou, nos informou: "A prefeita esteve aqui este ano e dizia na televisão (sendo entrevistada) que as providências estavam sendo tomadas, mas a gente em coro disse que era mentira. Ela fez de conta que não nos ouviu e a tevê nem quis nos entrevistar".

É assim que constatamos a eficiência do serviço público prestado e como está sendo utilizado o dinheiro dos nossos impostos (aumento de IPTU etc.). In loco, verificamos o porquê que a reprovação popular da administração de Micarla de Sousa chega 84,5%. Será que o povo natalense aprendeu? Próximo ano teremos eleições municipais. Ainda bem, neste caso, que o tempo passou rápido.

 A lagoa parece um lindo pasto se não fosse sombria a situação

O verde é uma pasta de lixo que surge pelo abandono e falta de limpeza da URBANA. É bem verdade que a população contribui com as ligações de esgotos clandestinos.
Consequência: Entope os canos que dariam vazão à água.

Quando a lagoa transborda, a água
 passa por cima deste alambrado, como verdadeiro TSUNAMI, e invade a rua e as casas dos moradores.

Algumas casas que serão invadidas pelas águas se nada for feito. Secretário Luiz Almir, cante para este povo um canto de esperança:  
"Apesar de você (Micarla) amanhã há de ser outro dia...)


ASSIM O PAI DE TONINHO FICA BRAVO !

 Casa à venda no Loteamento José Sarney

Muro no Conjunto Gramoré

INJUSTIÇA !!

Flagrante em uma famosa loja de nossa comunidade.


RIR PARA NÃO CHORAR !!

Ladrão gago usa bilhete para roubar posto de combustíveis.
Recado dizia "isso é um assalto"; frentista entregou R$ 390 do caixa

Um ladrão usou um bilhete com a frase "isso é um assalto" para roubar um posto de combustíveis em Limeira na madrugada de segunda-feira (31). De acordo com a Polícia Civil, o bandido ficou tão nervoso e gaguejou várias vezes porque não conseguia anunciar o roubo. Por isso, encontrou uma saída inusitada para levar o dinheiro. Ele escreveu o bilhete e o apresentou ao frentista, que entregou R$ 390 do caixa do posto.

O ladrão fugiu a pé, mas foi preso em seguida pela Polícia Militar. Ele confessou o crime e pode ficar detido por até cinco anos. O assaltante não tinha passagem pela polícia até então.

Fonte: EPTV.com