terça-feira, 5 de janeiro de 2010

João Paulo fica mais perto da beatificação


O reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus João Paulo II foi autorizado pelo Papa Bento XVI. Passados quase cinco anos da morte do Papa polonês, o clamor “Santo já”, que ecoou na Praça de São Pedro, durante os funerais, está mais perto de se concretizar.
Na manhã do último sábado, 19, o Papa Bento XVI recebeu, em audiência privada, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Arcebispo Angelo Amato. Na ocasião, o Papa autorizou a promulgação de outros decretos da Congregação, que reconhecem milagres, virtudes heroicas e martírios de outros 20 postulantes aos altares.

O caminho até a beatificação de João Paulo II, ficou mais curto. Agora, falta apenas o reconhecimento oficial de um milagre realizado através de sua intercessão. Na já extensa lista de possíveis curas operadas através de sua intercessão, a da religiosa francesa Marie Simon Pierre é acompanhada mais de perto. A freira, que pertence à Congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, se recuperou de forma inexplicável do Mal de Parkinson dois meses após a morte do Papa.

Fonte: www.cancaonova.com

CF 2011


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB lança o concurso para a escolha da música do hino da Campanha da Fraternidade 2011. O tema da CF, em 2011, será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto”.
As composições devem ser enviadas à CNBB, em Brasília, até 10 de abril de 2010. O regulamento está disponível no endereço: www.cnbb.org.br.

Fonte: Jornal A ordem

Técnica gera vacina de gripe suína três vezes mais rápida

Em vez de serem cultivadas em ovos de galinha, como acontece hoje, as vacinas de gripe do futuro poderão ser obtidas a partir de células de mariposas, num processo bem mais rápido do que o disponível atualmente.

Pesquisadores austríacos demonstraram a viabilidade da ideia ao obter uma imunização contra o vírus da gripe suína com as células de insetos.

A equipe liderada por Florian Krammer, da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas de Viena, testou com sucesso a vacina obtida em camundongos, constatando que os roedores tinham o sistema imune (de defesa) de seu organismo ativado pelo produto.

O avanço é importante quando se leva em conta a metodologia quase arcaica que predomina na fabricação das vacinas contra os vírus da gripe mundo afora. O processo de cultivo em embriões de galinha é complicado e relativamente lento, levando a um ciclo de produção que dura cerca de seis meses.



Continue lendo aqui

IMAGEM É TUDO


Reveillon de 199... em Ponta Negra

Você gosta de animais domésticos?


Em minha casa foi constante a criação de animais domésticos. Quando menina vi meu pai chorando pela morte de um dos nossos cachorros e ao ler essa matéria fico comovida com a prova de amor desses bichinhos tão carinhosos que convivemos diariamente.
Viviane


A cachorrinha golden retriever Angel virou heroína de uma família na Colúmbia Britânica, no Canadá, depois de salvar um menino de 11 anos do ataque de um puma na noite do último sábado (2).

O puma foi morto a tiros pela polícia. Angel, de 18 meses, salvou a vida do garoto, segundo o relato dos policiais.

O menino Austin Forman tinha ido com Angel pegar lenha nos fundos da casa da família, em Boston Bar, a cerca de 200 km de Vancouver, quando ouviu um barulho estranho e viu um vulto.

O garoto disse à TV local que, inicialmente, pensou se tratar de um outro cachorro. Quando ele viu que se tratava do felino, teve medo e tentou voltar para casa.

Angel, que estava com o garoto, encarou o puma, que era um pouquinho maior que ela. Enquanto isso, o garoto correu para casa e pediu ajuda. A família chamou a polícia pelo telefone de emergência.


Foto: Reprodução

Foto reproduzida da TV local mostra Angel ainda ensanguentada depois do ataque. O policial Chad Gravelle chegou no local um minuto depois da chamada. Ele disse que o puma estava mordendo a cabeça da cachorrinha. Ele atirou duas vezes contra o felino, que continuou o ataque. Depois, ele chegou mais perto e matou o puma com um terceiro disparo. 

Mesmo depois de morto, o animal continuou com as mandíbulas cerradas na cabeça de Angel. A cadela ficou em silêncio alguns segundos, mas depois deu sinais de que estava bem, e agora se recupera dos ferimentos.

Na avaliação do policial, se não fosse a intervenção de Angel, o garoto teria sido atacado.

"Antes, ela era minha melhor amiga", disse o garoto. "Agora, ela é mais do que isso. Ela é o nosso anjo da guarda."

Fonte: G1

Dia da Tipografia Brasileira




A tipografia oficial no Brasil tem início em 13 de maio de 1808, com a criação da Impressão Régia, por João VI. Até a Independência do Brasil, em 1822, a Coroa manteve o monopólio da imprensa no Rio de Janeiro, enquanto, nas províncias, a primeira tipografia particular foi a de Silva Serva (Bahia, 1811). Uma vez que a produção gráfica no país não se desenvolveu senão a partir desse período, o conceito de obra rara, em relação às edições nacionais, se estende a todas as obras impressas até 1841.

FRASE DO DIA



“Uma razão para que Deus tenha criado o tempo é para que houvesse um lugar para enterrar os fracassos do passado.”

Autor Desconhecido

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 05/01/2010



O banquete da vida Leitura Orante


Mc 6,34-44


Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer.
Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães.



Comentário do Evangelho

A partilha do pão


Esta narrativa da refeição partilhada que promove a vida da multidão faz um contraste com o banquete de herodes que termina com a morte de João Batista, narrado anteriormente por Marcos. Enquanto Jesus acolhe a multidão, com compaixão, os discípulos pensam em despedi-las. Jesus devolve a responsabilidade aos discípulos:
em vez de despedir a multidão cabe-lhes atendê-la em suas expectativas. A prática da partilha do pão é a característica do banquete do Reino. A atitude de Jesus é modelo para a ação missionária. É a acolhida compassiva à
multidão, e o ensino, com gestos concretos, com caráter solidário e organizativo para o atendimento de suas necessidades.


Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org