quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PALAVRA DO ARCEBISPO


Palavra do Arcebispo
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Só faltam dois meses



Caríssimos irmãos e irmãs,

Estamos cada vez mais próximos da celebração do Centenário de Criação da Diocese de Natal. Faltam apenas dois meses.
Durante três anos, fomos preparando-nos para celebrar este grande evento, que é não apenas histórico, mas principalmente de fé e amor à Igreja.
Refletimos sobre a realidade da Família, da Juventude e da Catequese, e construímos juntos o Reino de Deus no meio de nós.
Neste ano, que é o Ano do Centenário, realizamos a cada dia 29, a Missão Centenária. Um encontro de meditação para todo o povo de Deus a partir das realidades da Igreja de Natal em sua história para preparar o seu futuro.
Nestas celebrações, foram sendo preparados três grandes monumentos: à Fé, à Esperança e à Caridade. Cada mês um compromisso foi pedido para que pudéssemos viver bem este momento.
Agora, quando já vemos o limiar do I Congresso Eucarístico Missionário (I Cemar) é hora de começarmos a avaliar o que fizemos. Quais são os frutos que se apresentam? Onde podemos dizer que crescemos no seguimento de Jesus Cristo como discípulos e missionários?
Não bastará fazermos festa pelos 100 anos. É preciso que tenhamos metas precisas do que vamos realizar a partir de então. Precisamos construir uma Igreja cada vez mais missionária e comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo.
Precisamos encontrar meios de atração que consigam envolver cada vez mais os jovens neste serviço à humanidade. Precisamos resgatar a força e a dignidade da família. Precisamos redescobrir a Catequese como instrumento precioso para o conhecimento da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja.
Cada um de nós que vive e faz esta Igreja diocesana deve assumir este compromisso com Deus. Um compromisso de procurar fazer o seu próprio esforço para que tenhamos uma sociedade mais humana, na qual as pessoas se reconheçam como filhos e filhas do mesmo Pai que está nos céus. É esse o meu convite.

Deus nos abençoe hoje e sempre.

FRASES




"Amar é ultrapassarmo-nos".
                 (Oscar Wilde)

Dia da cultura




Esta data é dedicada à comemoração da cultura brasileira. A escolha desta data se prende por ser o dia do nascimento da grande figura das letras, Rui Barbosa, que é sem duvida a grande expressão da nossa cultura. A palavra cultura vem do latim “colore” que significa cultivar, estando, portanto, esta palavra originalmente ligada às atividades agrícolas. Por isso é que se pode falar em “cultura do café, da cana”; e de outros produtos agrícolas. Estas ultimas expressões despertam imediatamente a idéia de um trabalho inicial que consiste no preparo adequado da terra, para possibilitar, depois, o plantio, em época apropriada.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 05/11/2009



Ser reencontrado
Mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 15,1-10


Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
- Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
- Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."
- Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
A moeda perdida
Jesus continuou:
- Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida."
- Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados. 




Comentário do Evangelho

A alegria é a marca do encontro


Lucas apresenta neste Evangelho duas parábolas sobre a misericórdia: a do pastor que, com carinho, vai atrás da ovelha perdida e a da mulher que cuidadosamente procura a moeda perdida. A alegria é a marca do encontro
final. Estas parábolas são expressão do amor de Deus para com os excluídos. Diante de Jesus estão os publicanos e pecadores, com interesse em escutá-lo, e fariseus e escribas que murmuram contra ele. Os primeiros são condenados pelas normas jurídicas da Torá, porém estão no caminho do Reino. Os outros são os favorecidos pela Torá, mas rejeitam a Jesus. Uns e outros são chamados à conversão, a se libertarem das estruturas políticas religiosas
opressoras e a aderirem à prática amorosa de Jesus, que a todos quer introduzir no Reino de Deus. 
 
Fonte: paulinas.org