quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PALAVRA DO ARCEBISPO


Palavra do Arcebispo
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Só faltam dois meses



Caríssimos irmãos e irmãs,

Estamos cada vez mais próximos da celebração do Centenário de Criação da Diocese de Natal. Faltam apenas dois meses.
Durante três anos, fomos preparando-nos para celebrar este grande evento, que é não apenas histórico, mas principalmente de fé e amor à Igreja.
Refletimos sobre a realidade da Família, da Juventude e da Catequese, e construímos juntos o Reino de Deus no meio de nós.
Neste ano, que é o Ano do Centenário, realizamos a cada dia 29, a Missão Centenária. Um encontro de meditação para todo o povo de Deus a partir das realidades da Igreja de Natal em sua história para preparar o seu futuro.
Nestas celebrações, foram sendo preparados três grandes monumentos: à Fé, à Esperança e à Caridade. Cada mês um compromisso foi pedido para que pudéssemos viver bem este momento.
Agora, quando já vemos o limiar do I Congresso Eucarístico Missionário (I Cemar) é hora de começarmos a avaliar o que fizemos. Quais são os frutos que se apresentam? Onde podemos dizer que crescemos no seguimento de Jesus Cristo como discípulos e missionários?
Não bastará fazermos festa pelos 100 anos. É preciso que tenhamos metas precisas do que vamos realizar a partir de então. Precisamos construir uma Igreja cada vez mais missionária e comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo.
Precisamos encontrar meios de atração que consigam envolver cada vez mais os jovens neste serviço à humanidade. Precisamos resgatar a força e a dignidade da família. Precisamos redescobrir a Catequese como instrumento precioso para o conhecimento da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja.
Cada um de nós que vive e faz esta Igreja diocesana deve assumir este compromisso com Deus. Um compromisso de procurar fazer o seu próprio esforço para que tenhamos uma sociedade mais humana, na qual as pessoas se reconheçam como filhos e filhas do mesmo Pai que está nos céus. É esse o meu convite.

Deus nos abençoe hoje e sempre.

Nenhum comentário: