quarta-feira, 18 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 18/06/2008

A caridade

Mt 6,1-6.16-18

- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.
- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.


Comentário do Evangelho

Esmola, oração e jejum

Esmola, oração e jejum eram as três obras de piedade tradicionais do judaísmo. Visavam a um bom convívio no interior das comunidades do povo que se considerava eleito, mantendo sua relação com Deus pela oração e cumprindo as observâncias da Lei e do Templo. Os fariseus se apresentavam como modelos de observância rigorosa dessas obras de piedade. Jesus denuncia sua hipocrisia.
Para Jesus, a esmola é a partilha com os mais necessitados, a oração é a união de vontade com o Pai, e o jejum é a rejeição das ofertas de consumismo deste mundo, preservando a liberdade para servir aos irmãos.

Oração

Pai, só te agradam as ações feitas na simplicidade e no escondimento. Que eu procure sempre agradar-te, enveredando por este caminho.

IMAGEM É TUDO !

Diácono João Manoel e Pe. Thiago
(Aniversário do pároco / 2008)