quarta-feira, 2 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 03/06/2010

Banquete da vida na solenidade de Corpus Christi
Lc 9,11b-17

E Jesus os recebeu, falou a respeito do Reino de Deus e curou os que precisavam ser curados.
Estava anoitecendo, e por isso os doze apóstolos foram e disseram a Jesus:
- Mande esta gente embora. Eles podem ir aos povoados e sítios que ficam por perto daqui e lá encontrarão o que comer e onde ficar, pois este lugar é deserto.
Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Só temos cinco pães e dois peixes. O senhor quer que a gente vá comprar comida para toda esta multidão?
Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Jesus ordenou aos seus discípulos:
- Mandem o povo sentar-se em grupos de mais ou menos cinqüenta pessoas.
Os discípulos obedeceram e mandaram que todos se sentassem. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus por eles. Depois partiu os pães e os peixes e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.

COMENTÁRIO

Dai-lhes vós mesmos de comer
Lucas introduz a narrativa da partilha dos pães a partir de um sumário da missão de Jesus: acolher as multidões, ensinar sobre o Reino de Deus e promover-lhes a vida. Neste contexto, a multidão encontra-se em nova situação de carência: entardecendo, e em lugar deserto, necessitam de alimento e hospedagem. Os discípulos sentem esta necessidade da multidão e vão a Jesus. Jesus os provoca: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Alguns pães e peixes de que dispunham são abençoados (eulogêsen) e partidos por Jesus. O Evangelho de João diz que Jesus "deu graças" (eukharistêsas) e distribuiu-os à multidão. Fica assim caracterizada a ação de graças eucarística como a prática da partilha dos bens recebidos, na comunhão de amor e vida com o próximo mais necessitado e carente.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: Paulinas.org

A VERDADEIRA HISTORIA DE CORPUS CHRISTI

 

Esta semana nos convida a viver com mais intensidade o Mistério da Eucaristia, que é fonte e cume de nossa vida, de nossa espiritualidade. Esta pedagogia da liturgia da Igreja nos ensina a abraçar o mistério de nossa fé, depois de vivermos a tempos atrás o Mistério de Jesus na sua paixão, morte e ressurreição, celebramos a semana retrasada a Festa de Pentecostes e Domingo passado A Santíssima Trindade e na próxima quinta-feira 03 de Junho O Mistério de Cristo presente na Eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

Padre Luizinho - Com. Canção Nova 

CORPUS CHRISTI

 
O tempo voa... tudo passa muito rápido mesmo! Logo estaremos publicando imagens da Celebração de Corpus Christi que haverá amanhã em nossa paróquia (Santa Maria Mãe, Natal/RN). A celebração ocorrerá na Igreja de São Marcos às 16h30min. Depois haverá a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento rumo a Matriz da Paróquia, no Conjunto Santa Catarina.

Enquanto isso, cenas de um Corpus Christi ocorrido em 11 de junho de 2009. Nosso muito obrigado Senhor!



CARIDADE

"É um lembrete para ser lembrado..."



'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo,
a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais. '

Mário Quintana