quarta-feira, 16 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 17/07/2008



Um convite de Jesus

Mt 11,28-30

- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.


Comentário do Evangelho

Vinde a mim

Após agradecer ao Pai pela sua revelação aos pequeninos, Jesus apresenta-se como aquele que tem uma proposta de seguimento que traz o alívio para os oprimidos e excluídos. O texto tem o estilo dos textos de sabedoria e proféticos. "Vinde a mim, todos os que me desejais, fartai-vos de meus frutos, porque a minha instrução é mais doce do que o mel..." (Eclo 24,26-27); "Porque eu darei abundância àquele que estava cansado e saciarei todo aquele que desfalecia" (Jer 31,25); "... qual era o caminho do bem? Caminhai nele! Então alcançareis repouso para vós" (Jer 6,16).
"Vinde a mim, todos vós..." é um amplo chamado ao discipulado, assim como foram chamados os primeiros discípulos. Responder a este chamado significa ir, perseverar e doar-se totalmente.
Os discípulos de origem do judaísmo estavam sujeitos ao fardo religioso de um legalismo deprimente, que sobrecarregava as consciências tornando-as pesadas, roubando-lhes a alegria. A isto se somavam os fardos dos tributos e ofertas cobrados que sacrificavam o povo em geral. Aos pesados fardos, Jesus contrapõe seu jugo suave. Com Jesus encontra-se um projeto de vida plena. Inserir-se neste projeto supõe assumir compromissos exigentes, mas aliviados pela imensa alegria que proporcionam. Aí se dá o encontro com a comunidade, a amizade, a fraternidade, o serviço, na alegria, celebrando a vida e a paz.

Oração
Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

HUMOR !

Para quem ainda não entendeu a séria crise que abala o país com banqueiros envolvidos, políticos assustados, Juízes atrapalhados, Delegados confusos e governo em situação suspeita, vejam o filmezinho abaixo. Não é possível que nem assim vocês entendam ! (Veja o caso na publicação de 09/07/08 - Escândalo Nacional)


ELEIÇÕES 2008

Amigos do Grupo Luz do Mundo, se avizinha mais uma eleição, desta feita municipal. Escolheremos o Prefeito, chefe do executivo municipal, e os Vereadores, os parlamentares municipais. O nosso grupo não ficará alheio a este momento importante de nossa sociedade e trabalhará no intuito de promover a cidadania, contribuindo para que as pessoas escolham candidatos de bem, pessoas do povo, homens e mulheres sensíveis as causas dos mais humildes, os prediletos de Deus.

“O cristão não pode se omitir. Os pastores não podem se calar”

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, MG


Ser bom cristão e bom cidadão são valores que se devem equivaler. "A fé cristã não despreza a atividade política; pelo contrário, a valoriza e tem em alta estima (Cf. Puebla nº 544). O Concílio Vaticano II nos diz: "Pregando a verdade evangélica, e iluminando todos os setotres da atividade humana pela doutrina, pelo testemunho dos cristãos, a Igreja respeita e promove também liberdade política e a responsabilidade dos cidadãos" (Cf. GS 76).
A missão Política do Cristão passa pela missão de Jesus. A fé neste projeto é demonstrada na prática (Tg 2)



O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo...

(Bertold Brecht)

ELEIÇÕES 2008


Os 10 Mandamentos do Cidadão Consciente

Prometo cumprir e fazer cumprir

1 - Combater a violência da injustiça, fazendo valer meus direitos constitucionais e denunciando a pior violência, que é a omissão dos governantes em assegurar condições legais para o efetivo cumprimento das leis, favorecendo a impunidade que estimula o mau exemplo da prática generalizada de delitos. A cada direito violado corresponde uma ação que posso e devo empreender para obrigar o estado a fazer justiça.

2 - Resolver meus problemas e os da minha comunidade formando e participando de associações civis de moradores, de preservação do meio ambiente e de amigos do patrimônio cultural, de proteção às pessoas, minorias e deficientes, bem como de associações de eleitores, consumidores, usuários de serviços e contribuintes, sempre visando travar uma luta coletiva como forma mais eficaz de exigir dos governantes o cumprimento de seus deveres para com a coletividade.

3 - Participar da vida política da minha comunidade e do meu país, votando e fiscalizando candidatos e partidos comprometidos com o interesse público, a ética na política, a redução das desigualdades sociais e regionais, a eliminação do clientelismo e corporativismo, a reforma do sistema eleitoral e partidário para tornar o voto um direito de cidadania e compatibilizar a democracia representativa tradicional com os modernos mecanismos de democracia direta e participativa.

4 - Lutar contra toda sorte de violência e manifestação de preconceito contra os direitos culturais e de identidade étnica do povo brasileiro. Sobretudo da parte de elites colonizadas que pregam e incentivam, sobre qualquer forma que seja, o sentimento de inferioridade e a baixa auto-estima de nosso povo.

5 - Buscar soluções coletivas para combater toda forma de violência, apoiando aqueles que procuram meios eficientes de assegurar a segurança pública sem desrespeitar os direitos humanos fundamentais, como a garantia à vida, à liberdade individual e de expressão, à igualdade, à dignidade, à segurança e à propriedade.

6 - Combater toda forma de discriminação de origem, raça, sexo, cor, idade, especialmente os preconceitos contra mulheres, negros, homossexuais, deficientes físicos e pobres, apoiando entidades não governamentais que lutam pelos direitos de cidadania dos discriminados.

7 - Respeitar os direitos da criança, do adolescente e do idoso, denunciando aos órgãos públicos competentes e entidades não governamentais toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

8 - Lutar pela concretização de uma ordem econômica democrática e justa, exigindo a aplicação dos princípios universais da liberdade de iniciativa, do respeito aos contratos, da propriedade, da livre concorrência contra monopólios e cartéis, da defesa do consumidor por meio do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, e da proteção ao meio ambiente, acionando o Ministério Público toda vez que tais princípios forem violados.

9 - Pautar a liberdade pela justiça, cumprindo e fazendo cumprir os códigos civis coletivos e servindo de exemplo de conduta pacífica, cobrando a cooperação de todos.

10 - Fiscalizar as execuções orçamentárias e combater a sonegação de impostos, através de uma reforma tributária que permita exigir sempre a nota fiscal de todos os produtos e serviços, pesquisando preços para não pagar mais caro, e fortalecendo as associações de contribuintes e de defesa de consumidores, bem como apoiando e participando de iniciativas que lutam pela transparência na elaboração e aplicação do orçamento público.

SONHOS QUE SE REALIZAM

Os amigos do Grupo Luz do Mundo que puderam prestigiar, nesta última terça-feira, a formatura de nossa querida Leandra.
Desejamos a Leandra muito sucesso em sua carreira e que ele alcance todos os seus sonhos profissionais. Que Deus a abençõe sempre !

PROSA E POESIA

Adulação
"Pois que é próprio da verdadeira amizade dar e receber conselhos, dá-los com franqueza e sem azedume, recebê-los com paciência e sem repugnância, persuadamo-nos bem de que não ha defeito maior na amizade que a lisonja, a adulação, as baixas complacências. Com efeito, não se poderia dar bastantes nomes ao vício desses homens frívolos e enganadores, que falam sempre para agradar, e jamais para dizer a verdade.

A dissimulação é funesta em todas as coisas (pois corrompe e altera em nós o sentimento da verdade) mas é, sobretudo, contrária à amizade. Destrói a sinceridade, sem a qual não subsiste mesmo o próprio nome da amizade. Se a força da amizade consiste em fazer de várias almas uma só, como seria assim, se em cada homem a alma não é a mesma, não é constante, mas variável, mutável, tomando mil formas? De fato, que há de mais mutável, de mais versátil que a alma daquele que se transforma não apenas segundo o sentimento e a vontade dum outro, mas a um pequeno sinal deste, a um mínimo gesto seu? 'Ele diz não? Eu digo não; ele diz sim? eu digo sim: numa palavra, eu me impus a obrigação de tudo aplaudir', como disse Terêncio, sobre a máscara de Gnathon. Seria inconcebível leviandade ter relações com gente desta espécie."

Marco Túlio Cícero, em "Diálogo Sobre a Amizade":

IMAGEM É TUDO !

Ao lermos os jornais e assistirmos aos telejornais, são estas as notícias: "Polícia mata inocentes!" "Senadores querem criar cargos (salário de R$ 9.000,00) para serem ocupados sem concurso público!" "Parlamentares se revoltam quando vêem banqueiros algemados!" "Juiz trabalha até meia noite para pôr em liberdade acusado de corrupção!". A imagem que melhor resume todas as mazelas que vemos atualmente no Brasil chama-se "A Face da Guerra", quandro pintado em 1940 por Salvador Dalí.




LITURGIA

A importância do Sinal da Cruz

As celebrações, as orações dos cristãos normalmente se iniciam com o sinal da Cruz. São inesquecíveis, para tantos, as primeiras perguntas dos antigos catecismos:

És cristão?

- Sim, sou cristão pela graça de Deus.

Qual o sinal do cristão?

- O sinal do cristão é o sinal da cruz.

Vai aqui para deleite, instrução, enriquecimento espiritual um belo texto de consagrado autor e profundo conhecedor da Divina Liturgia: Romano Guardini.


O SINAL DA CRUZ


Quando fizeres o sinal da Cruz, faze-o bem feito. Não tão depressa e contraído que ninguém o saiba interpretar. Uma verdadeira cruz, pausada, ampla, da fronte ao peito, do ombro esquerdo ao direito. Não sentes como te abraça por inteiro? Procura recolher-te; concentra nela teus pensamentos e teu coração enquanto a vais traçando da fronte ao peito e aos ombros e verás que te envolve o corpo e a alma, se apossa de ti, te consagra e santifica.


E por quê? Porque é sinal de totalidade e sinal de redenção. Na cruz o Senhor redimiu a todos e pela cruz santifica o ser humano até sua última fibra. Por isso a fazemos ao começar a oração, para que ordene e componha nosso interior, encaminhando a Deus pensamentos, afetos, desejos e, ao terminá-la, para que ele nos fortaleça; nos perigos, para que nos defenda; na bênção, para que, penetrando a plenitude de vida divina em nossa alma, fecunde quanto nela exista.


Considera estas coisas sempre que faças o sinal da Cruz. Sinal mais sagrado não existe. Faze-o bem: pausado, amplo, com esmero. Então ele abraçará plenamente teu ser, corpo e alma, pensamento e vontade, sentido e sentimento, atos e ocupações; e tudo ficará nele fortalecido, assinalado e consagrado no poder de Cristo e em nome do Deus uno e trino.


Dom Paulo Francisco Machado -
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora/MG

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 16/07/2008



A mãe e os irmãos de Jesus

Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.


Comentário do Evangelho

A família de Jesus

Esta curta narrativa, presente nos três evangelistas sinóticos, está revestida de uma simbologia que remete a vários significados.
Na "família", representada por "sua mãe e seus irmãos", podemos ver a expressão do vínculo por laços consangüíneos, e, particularmente, aqueles laços pelos quais se perpetuava a "raça eleita" dos "filhos de Abraão". Esta seletividade racial e étnica está associada a uma perspectiva excludente para com os que a ela não pertencem. As genealogias do Primeiro Testamento tinham, justamente, o sentido de caracterizar a pertença a esta raça e etnia. Confrontando-se com esta tradição, João Batista chocou os fariseus e saduceus ao afirmar: "Produzi fruto digno de arrependimento e não penseis que basta dizer: "Temos Abraão por pai..." (Mt 3,7-10)
A família de Jesus, ultrapassando a consangüinidade, é formada por aqueles que praticam a vontade do Pai, conforme o núcleo da oração do "Pai Nosso". Maria, ao aceitar ser a mãe do Filho de Deus e assumir os encargos decorrentes desta maternidade, uniu-se à vontade do Pai, integrando-se na ampla família divina.

Oração
Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.