quinta-feira, 5 de junho de 2008

TECNOLOGIA

PRESOS USAM GOLPE POR SMS PARA CARREGAR CELULAR

As semelhanças com PCs adquiridas pelos telefones celulares nos últimos anos, evidentemente, não ficariam apenas na reprodução de músicas e filmes e na navegação móvel – teria de haver aqueles que tentariam roubar dinheiro por meio dos aparelhos. Um golpe que usa o nome do canal de televisão SBT em mensagens telefônicas distribuídas a partir do Nordeste vem atingindo usuários incautos em todo o País, prometendo prêmios como carros e casas. Em uma versão digital do popular Conto do Vigário, a promessa de recompensa exige um ônus – no caso das mensagens, o usuário é obrigado a comprar um número determinado de cartões de recarga para celulares pré-pagos como “prova do interesse”. Tecnicamente, o golpe tem nome: é chamado de phishing, ameaça de segurança em que os criminosos usam mensagens para convencer o usuário a dar algo próprio em troca de um prometido prêmio. A prática de phishings em celulares, porém, é recente (com pequenas variações de prêmios e discursos, os primeiros casos do tipo começaram a pipocar no Brasil em 2006) e se beneficia da expansão da base de celulares – em abril, segundo a Anatel, foram 127,7 milhões de aparelhos. Não à toa, o golpe mais popular usa como principal referência uma comemoração de aniversário do programa “Domingo Legal”, do SBT que distribuiria prêmios para usuários de celulares que recebem as mensagens.

Como funciona o golpe do SMS

O primeiro contato entre vítima e criminoso é feito por meio de um número de celular na mensagem, apresentado como telefone fixo.
Nos casos analisados pelo IDG Now!, percebeu-se que muitos dos números que se passam pelo “contato oficial da emissora” são usados, posteriormente, para o envio das mensagens. Esta espécie de rodízio de aparelhos é usada pelos criminosos responsáveis pelo golpe para evitar possíveis rastreamentos – em cinco números usados pelo golpe para os quais o IDG Now! telefonou, apenas um atendeu. “Sabemos que a maioria dos golpes aplicados no Brasil vem do estado do Ceará, notadamente, das unidades prisionais na capital e região metropolitana”, admite o major Costa da polícia cearence, que cita o presídio IPPS, com cerca 2 mil presidiários já condenados pela Justiça,como provável centro das operações. Existem propostas de medidas para se evitar a ocorrência deste golpe que passa pela maior vigilância dos presídios, rastreadores para identificar que efetua as ligações, novos equipamentos de revista etc. Não há prazo, porém, para que as iniciativas sejam efetivadas. Até lá, o melhor remédio contra o golpe é uma mistura de desconfiança pelo generoso prêmio e consciência da falta de atuação das empresas envolvidas em concursos do tipo, como sugere, além de TIM e SBT, o bom senso.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

P.S - maiores informações aqui

DICAS PARA SE LIVRAR DAS DÍVIDAS

A pior sensação do mundo é ter uma dívida e não ter como pagar. Quem está endividado, com o nome sujo, costuma ter pesadelos. Foi o que aconteceu com a Elizabeth*. Recém-separada, com dois filhos para criar, ela começou a parcelar as compras para a nova casa no cartão de crédito.

Tire suas dúvidas sobre dívidas

Resultado: pouco tempo depois, não conseguia mais pagar a fatura cheia, mas apenas a parcela mínima. Com os juros altos (que facilmente ultrapassam 14% ao mês), em pouco tempo, já estava devendo mais do que ganhava no ano todo. "Não conseguia dormir, tinha pesadelos e acordava à noite", conta.

Dilema
A saída para o dilema foi cortar todas as despesas supérfluas, pedir dinheiro emprestado a amigos e riscar o cartão de crédito por muito tempo da sua vida. Hoje, mais experiente, tem apenas um cartão de crédito. Mas o limite é baixo e só o usa em último caso. "Prefiro comprar à vista ou parcelar o mínimo possível", diz.

Corte despesas
Elizabeth agiu certo. O primeiro passo para quem deixou de fazer o orçamento doméstico e passou a gastar mais do que ganha é cortar as despesas menos importantes, como gastos com celular, TV por assinatura, passeios ao shopping. Se tiver um celular pós-pago, troque por um pré-pago.

O mais importante é que a família se reúna, converse sobre o assunto e tome as decisões em conjunto. Não adianta o pai de família esconder que está falido para que os filhos continuem a viver como consumidores vorazes. Lembre-se: os juros aumentam a cada dia que se deixa de pagar uma dívida. Como afirma Elizabeth, sem saudades, "é uma bola de neve".

Faça o orçamento
O segundo passo para sair das dívidas é verificar onde está sendo gasto todo o dinheiro. A família não pode deixar de comer ou se vestir. Mas pode deixar de freqüentar restaurantes ou comprar o último modelo de sapato da estação. Por isso, enquanto a situação estiver complicada, evite passeios aos shoppings centers.

Verifique as opções
Se o corte de despesas não foi suficiente para reorganizar as finanças e pagar as prestações em dia, verifique se há a opção de vender um bem ou resgatar uma aplicação para quitar a dívida. Se tiver dinheiro investido, use-o. Dificilmente os juros de uma aplicação serão maiores do que os juros cobrados pelas financeiras.

Se tiver algum bem, como um carro, é melhor vendê-lo para pagar a dívida do que assumir outro empréstimo. Lembre-se que um carro representa muitos gastos com combustível, manutenção, estacionamento, seguro, IPVA.

Renegocie a dívida
Se não tiver bens nem dinheiro, então está na hora de tentar renegociar a dívida. Atualmente, muitas instituições fazem campanhas de renegociação com os clientes inadimplentes. Isso acontece porque, para as empresas, é mais interessante tentar diminuir o prejuízo e proporcionar a volta daquele cliente ao consumo.

Troque a dívida
Além de renegociar, também é aconselhável trocar dívidas muito caras por outras mais amenas. Os juros cobrados no cheque especial, no cartão de crédito, por financeiras ou agiotas são altíssimos. Segundo o Banco Central, em abril, a taxa média cobrada pelos bancos nas operações de cheque especial foi a mais alta desde agosto de 2003, atingindo 152,7% ao ano.

Algumas saídas
Quem está empregado com carteira assinada pode pedir um empréstimo consignado, cujos juros giram em torno de 2,04% ao mês. Quem tem jóias, pode se utilizar do penhor da Caixa Econômica Federal, cujos juros estão em 2,1% ao mês. O carro também pode ser usado como fonte de financiamento. Dando-se o bem em garantia, é possível obter o empréstimo, que pode chegar a 60% do valor do veículo.

Por fim, ao se reequilibrar, não faça novas despesas. Aprenda a gastar menos do que ganha. E, claro, a poupar.

Rossana Mesquita

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

NA PRUDENTE DE MORAIS
Uma avenida movimentada! Um desfile de tantos veículos de todas as marcas e cilindragens: gol, fusca, kombi, ônibus, caminhões-pipa, caminhonetes... Todos caminhando na própria mão, na mesma direção, mas com uma velocidade diferente, dependendo do peso da carga, da força do motor e da vontade do motorista
Todos respeitam o mesmo código de trânsito. Eu pensava, olhando essa realidade, na comunidade que caminha com tantas pessoas de diferentes idades, de formação, de talentos, de saúde, de genética, de problemas e de relacionamentos humanos. Tanta gente com a mesma fé, o mesmo ideal, a mesma vontade de acertar e andando cada um com seu ritmo ao encontro do Senhor. É claro que os acidentes acontecem também por causa da incompetência ou impaciência ou até falha mecânica. De vez em quando, aparece um guarda pra apitar e refrear os ardores dos motoristas e até multar. Qual é a comunidade que não precisa de guarda? Qual é o jogo que poderia se desenrolar sem juiz? Na convivência em lugares proibidos, com excesso de velocidade... O guincho deve aparecer em situações desastrosas, assim como a ambulância ou os bombeiros. Na igreja é assim.
Jacques Theisen (Pe. Thiago)

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 05/06/2008

O mandamento mais importante

Mc 12,28b-34

Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou:
- Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
- É este: "Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças." E o segundo mais importante é este: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Então o mestre da Lei disse a Jesus:
- Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus.
Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse:
- Você não está longe do Reino de Deus.
Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.


Comentário do Evangelho

O mandamento do amor

As relações dos chefes religiosos de Israel com Jesus são sempre conflitivas. Agora, em um diálogo que aparenta uma certa harmonia, Jesus termina com certa prudência: o escriba não está longe do Reino de Deus. As tradições de Israel e dos judeus haviam acrescentado 613 mandamentos à Lei. Entre os doutores da lei se debatia sobre qual seria o principal de todos eles. No diálogo, o escriba afirma a supremacia dos mandamentos do amor a Deus e do amor ao próximo. Porém não basta saber isso. É necessário praticá-lo. Pela semelhança que há com o diálogo com o homem rico, observante dos mandamentos (cf. 26 maio), percebe-se que falta o ato fundamental da conversão. "Vai, vende o que tens, dá aos pobres... depois vem e segue-me".

Oração

Pai, faze-me compreender sempre mais que o eixo da minha vida de fé deve consistir num amor entranhado a ti e a meu próximo