domingo, 18 de janeiro de 2009

HOMILIA DOMINICAL





“O QUE VOCÊS ESTÃO PROCURANDO?”

Quem primeiro nos falou de Jesus, quando ainda éramos crianças? Nossos pais, avós, catequistas... Levamos conosco a gratidão às pessoas que nos permitiram conhecer o Filho de Deus. Porque é certo que ninguém chega a Jesus sozinho. João Batista apontou o Cordeiro de Deus a seus discípulos. E estes contaram a outros, que se juntaram ao grupo dos seguidores.


Quando caminhamos com Jesus, as nossas ações e palavras irradiam a experiência de fé que fazemos. Quem conhece Jesus como o Deus misericordioso e cheio de bondade, quem aprende algo dele, automaticamente manifesta a misericórdia e a bondade com a própria vida.

É assim que, de fato, a vida e a missão de Jesus chegaram a nós, sendo transmitidas por todos os que seguiram o Mestre e quiseram conhecê-lo e aprender dele.

Todos queremos saber melhor quem é Jesus, onde ele mora, afinal. E as primeiras palavras suas no Evangelho de João ecoam hoje: “O que vocês estão procurando?” O que estamos buscando na vida? Qual a razão principal de nossa existência, o objetivo que nos move? O que nos mantém acesa a esperança? A resposta tem que ver com o conhecimento de Jesus, pois, diante do desejo de saber onde ele mora, os discípulos são convidados: “Venham e vejam”. E, tendo visto, os discípulos ficaram com Jesus, e foi então que a vida deles ganhou sentido.

Bem sabemos que Jesus era mestre itinerante, sem moradia fixa. Como seu ser e seu agir são uma só coisa, ele pode ser hoje encontrado em várias moradas. Ele é o pão e está nos gestos que alimentam a vida. Ele é a luz e está nos caminhos que se iluminam. Ele é a porta e está na liberdade das relações fraternas. Ele é o bom pastor que conduz, é a videira à qual estamos ligados como ramos. Ele é o verdadeiro caminho para a vida, o Filho de Deus, Mestre e Senhor, nossa ressurreição e nossa vida... Não é tão difícil saber onde Jesus mora hoje. Desafio maior é saber o que, de fato, estamos procurando nesta vida.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp