quarta-feira, 21 de julho de 2010

A alimentação pode interferir no sono?

O reflexo de uma noite mal dormida é péssimo para o bem-estar e para a qualidade de vida das pessoas. O corpo precisa descansar para refazer-se e a pessoa que sofre de distúrbios do sono acaba sofrendo diversas consequências: acorda cansada, mal-humorada e com dores de cabeça, desconfortos que prejudicam a concentração, a atividade profissional, o relacionamento e, principalmente, a saúde.

Vários fatores podem estar relacionados à causa dos distúrbios do sono, entre eles a alimentação. Alguns alimentos apresentam componentes estimulantes que deixam o corpo alerta e dificultam o relaxamento. A cafeína presente em cafés, chás e refrigerantes, é um típico exemplo. Especialistas alertam que o consumo destes produtos deve ser evitado após as 18h, pois podem intensificar a dificuldade em favorecer uma boa noite de sono.

Outro fator importante é o desconforto digestivo de uma refeição pesada próximo ao horário de dormir. Exceder na quantidade de alimentos e na proporção de açúcares e gorduras sobrecarrega o sistema digestório e podem gerar desconfortos como fermentação, distensão abdominal com formação de gases, refluxo e queimação, sintomas que dificultam um sono tranquilo.

Os especialistas afirmam que uma alimentação bem fracionada ao decorrer do dia facilita o controle do apetite e o consumo compulsivo à noite. O ideal é optar por uma refeição leve e controlar o consumo de líquidos próximo ao horário de dormir. 

fonte:queroviverbem.com.br

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 21/07/2010





Que tipo de terreno sou?
Mt 13,1-9


Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse:
- Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
- Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. 
 
Cometário do evangelho 
 
Jesus, esclarecedor do mistério do Reino dos Céus
As parábolas, partindo de imagens de fatos da vida comum, por comparações, são elaboradas para a compreensão das palavras de Jesus, movendo os ouvintes a se comprometerem com o projeto do Reino de Deus. Enquanto o Evangelho de Mateus reúne ao todo 22 parábolas, o Evangelho de Marcos reúne apenas 6 e o de Lucas ultrapassa ambos, com 31 parábolas. A parábola de hoje é comum aos três evangelistas. Ela poderia ser mais bem denominada como "parábola dos terrenos", pois o seu núcleo são os diversos terrenos nos quais cai a semente, nos quais o leitor deve procurar sua identificação. Com esta parábola do semeador, Mateus inicia um bloco de sete, dando ao conjunto a forma de um discurso de Jesus, esclarecedor do mistério do Reino dos Céus. Depois da parábola, vem a explicação do porquê falar em parábolas (Mt 13,10-17), e, em seguida, a explicação detalhada de seu significado. 
 
Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.com

HUMOR

Rapaz fanho
Um fanho entra num táxi.
O taxista, que gostava de fazer gozação com as pessoas, pensou: "Vou zoar esse fanho".
Eles começaram a andar e o motorista diz:
- Olha que mulher bonita! Nossa, aquela ali é um tesão!
E o fanho:
- Feia...
- Nossa! Aquela ali é gostosa pra caramba!
- Feia...
- Que feia o quê?!
- Feia...
O motorista, que não estava olhando pra frente, bate em outro carro. E então fala pro fanho:
- Você viu que eu ia bater... Por que você não avisou?
E o fanho:
- Eu ava entando alar az uma ora, feia, feia, feia, as ocê não icuta.

Santo do Dia

Irmã Dolores Baldi
Primeira missionária da Congregação das irmãs Paulinas

1910-1999Fundadora das Irmãs Paulinas no Brasil
Ser missionária era seu sonho. E este sonho ela o realizou no Brasil. Em outubro de 1931, deixou a Itália e veio viver a aventura missionária em nosso país.

Quero falar-lhes de irmã Dolores Baldi, primeira missionária da Congregação das Irmãs Paulinas. Ela não era, nem é ainda, muito conhecida, contudo foi o instrumento dócil e forte nas mãos de Deus e a mola propulsora que fez acontecer, no Brasil, a instituição e todas as obras das Irmãs Paulinas.

A Congregação das Irmãs Paulinas foi fundada pelo padre Tiago Alberione com a colaboração de irmã Tecla Merlo, em 1915, na Itália, e teve, no Brasil, sua primeira expansão no exterior. E irmã Dolores Baldi foi a escolhida para iniciá-la. Quem foi irmã Dolores Baldi? Ela mesma nos conta sua história:

"Não conheci minha mãe. Ela morreu dois meses depois de me haver dado a luz. Fui confiada aos cuidados de uma ama, que me amamentou, de meu pai e de minha irmã mais velha, então com quinze anos. Éramos cinco irmãos: três mulheres e dois homens.

Cresci num ambiente familiar unido, cristão, sereno e alegre. Aos doze anos, porém, após breve tempo de doença, meu pai faleceu e, logo depois, minha irmã, vítima de uma epidemia. E como minha outra irmã já havia se casado coube a mim os deveres de uma dona-de-casa: comprar, vender e cuidar de meus dois irmãos.