quarta-feira, 21 de julho de 2010

A alimentação pode interferir no sono?

O reflexo de uma noite mal dormida é péssimo para o bem-estar e para a qualidade de vida das pessoas. O corpo precisa descansar para refazer-se e a pessoa que sofre de distúrbios do sono acaba sofrendo diversas consequências: acorda cansada, mal-humorada e com dores de cabeça, desconfortos que prejudicam a concentração, a atividade profissional, o relacionamento e, principalmente, a saúde.

Vários fatores podem estar relacionados à causa dos distúrbios do sono, entre eles a alimentação. Alguns alimentos apresentam componentes estimulantes que deixam o corpo alerta e dificultam o relaxamento. A cafeína presente em cafés, chás e refrigerantes, é um típico exemplo. Especialistas alertam que o consumo destes produtos deve ser evitado após as 18h, pois podem intensificar a dificuldade em favorecer uma boa noite de sono.

Outro fator importante é o desconforto digestivo de uma refeição pesada próximo ao horário de dormir. Exceder na quantidade de alimentos e na proporção de açúcares e gorduras sobrecarrega o sistema digestório e podem gerar desconfortos como fermentação, distensão abdominal com formação de gases, refluxo e queimação, sintomas que dificultam um sono tranquilo.

Os especialistas afirmam que uma alimentação bem fracionada ao decorrer do dia facilita o controle do apetite e o consumo compulsivo à noite. O ideal é optar por uma refeição leve e controlar o consumo de líquidos próximo ao horário de dormir. 

fonte:queroviverbem.com.br

3 comentários:

conceição disse...

otima materia!

Emerson disse...

Pessoal cade a filmagem que vc´s fizeram domingo na missa?

Antonio Carlos disse...

É... falta em nós educação para cuidar melhor do nosso corpo e da nossa mente.
Mas, às vezes (e para alguns muitas vezes), só conseguimos ter tempo para nos alimentar à noite muito tarde... e já sabemos as consequências. Precisamos ter força para mudar nossos hábitos.