segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Casa da época de Jesus é descoberta em Nazaré

Escavações realizada na área da Igreja da Anunciação, construída no tradicional local onde Maria soube que estava grávida do filho de Deus, revelaram a existência de uma casa da mesma época.
 
AFP
Arqueológos trabalham nas escavações em Nazareth
Arqueológos trabalham nas escavações em Nazareth


A descoberta é considerada da maior importância, pois é a primeira residência judia do então vilarejo de Nazaré, dos tempos do domínio romano, e corresponde à época em que, segundo a tradição, lá viviam Jesus e sua família.
Conta-se que Jesus, quando criança, brincou nas ruas do vilarejo onde José tinha sua carpintaria. A fonte onde Maria ia buscar água existe até hoje.
Os arqueólogos tiveram o cuidado de dizer que as ruínas permitirão um maior conhecimento sobre a vida dos habitantes judeus em Nazaré, na época. Não se tem a identidade dos residentes, mas a idade dos restos da casa descoberta é certa.
Nazaré, hoje cidade israelense de maioria árabe, é venerada pelos cristãos por ter sido, pela tradição, a cidade de José, sobre cuja carpintaria foi construída a grande Basílica. Fica na Galiléia, região que Jesus percorria, onde ocorreram muitos dos seus milagres inclusive o de caminhar sobre as águas e a multiplicação dos peixes das águas do Lago da Galiléia.



Escavações acontecem no centro de Nazaré / AFP


 
Fonte: iG 
 

Jobim defende permanência do Brasil no Haiti por pelo menos mais cinco anos


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendeu a permanência de soldados brasileiros no Haiti por, pelo menos, mais cinco anos. Ele disse que vai conversar sobre o assunto com ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o presidente Lula na próxima semana. Para ele, o mandato da Minustah (sigla que designa a missão para estabilização do Haiti) deve ser discutido.

"A missão de paz continua, mas o mandato teria que ser ampliado para a reconstrução do país. A proposta brasileira hoje se destina somente à manutenção da lei e da ordem. É preciso que haja uma flexibilização deste conceito para aumentarmos efetivamente nossas atribuições no Haiti", disse o ministro, acrescentando que, no momento, não existe a necessidade de aumentar o contingente militar na ilha.

Jobim visitou, na manhã deste sábado (16), o Centro de Instrução de Operações de Paz, na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele conheceu o local de treinamento de soldados brasileiros em missão no Haiti.

Continue lendo aqui.

QUER COMENTAR?


NOVA GERAÇÃO GLM!

Semtas inaugura 6 telecentros comunitários em Natal

 A coordenação do Programa calcula beneficiar mais de 20.000 pessoas por mês nos 6 Telecentros

Semtas inaugura 6 telecentros comunitários em NatalUm Programa da Prefeitura do Natal em parceria com o Ministério das Comunicações, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS.

Serão 6 Telecentros distribuídos pelas quatro regiões administrativas. A primeira unidade será inaugurada na próxima segunda (18), às 15h, no Panatis, zona norte de Natal.


A parceria com o Governo federal garantiu 10 computadores, 1 servidor, e 1 ponto de banda larga para cada uma das unidades, além de mesas e cadeiras.

Além do Panatis, os Telecentros estarão nesta primeira fase instalados nos bairros de Cidade Nova, Guarapes, Neópolis,  Lagoa Seca e Mãe Luiza, todos com inauguração marcada para janeiro.

Fonte: RN notícias

Os dez mandamentos de como viver bem com os outros

I - Tenha controle sobre sua língua. Sempre diga menos do que pensa.
Cultive uma voz baixa e suave. A maneira como se fala muitas vezes impressiona muito mais que aquilo que se diz.

II - Pense antes de fazer uma promessa e depois não dê importância ao quanto lhe custar para cumpri-la.

III - Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora para uma pessoa ou a respeito dela.

IV - Tenha interesse no bem estar dos outros. Deixe cada pessoa com quem se encontrar sentir que você lhe dá importância e atenção.

V - Seja alegre. Só exponha suas dores e desapontamentos aos verdadeiros amigos. Ria das boas histórias e aprenda a contá-las.

VI - Conserve a mente aberta. Discuta, investigue, concorde ou discorde... Mas tudo sem perder a amizade...

VII - Deixe as suas virtudes falarem por si mesmo e não fale sobre as fraquezas dos outros.

VIII - Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos frequentemente magoam...

IX - Não perca tempo com quem fala mal de você. Viva com a sua verdade. Esse é o combustível para levar você pra frente e para o alto...

X - Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, mantenha-se calmo. Esqueça um pouco de si mesmo que o tempo se encarregará do resto.

FRASE DO DIA



"...Ser mulher é entender as fases da lua, por ter suas próprias fases".

Autor desconhecido

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 18/01/2010



Coerência


Leitura Orante


Mc 2,18-22


Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas chegaram perto de Jesus e disseram a ele:
- Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam. Por que é que os discípulos do senhor não jejuam?
Jesus respondeu:
- Vocês acham que os convidados de um casamento jejuam enquanto o noivo está com eles? Enquanto ele está presente, é claro que não jejuam! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
- Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos. 




Comentário do Evangelho

A novidade de Jesus é o Espírito


O tema central desta narrativa de Marcos é a liberdade em relação à observância legal do jejum. Esta palavra aparece seis vezes nos três primeiros versículos. A presença de Jesus entre os discípulos é motivo de alegria, não de luto e jejum. A imagem do casamento como momento de alegria foi usada pelos profetas para anunciar a união do Senhor
com seu povo. As duas parábolas que se seguem são tiradas do ambiente caseiro. Elas exprimem bem a novidade de Jesus que não combina com a prática legalista da tradição religiosa da sinagoga e do Templo. Um pano novo não
se aplica como remendo em roupa velha. O vinho novo fermenta produzindo gazes que fazem pressão sobre os odres fechados. Se os odres forem velhos, couros enfraquecidos, eles não resistem à pressão, se rompem, e
se perdem os odres e o vinho. A novidade de Jesus é o Espírito que liberta e vivifica. Este Espírito não se enquadra na mentalidade religiosa legalista, que tolhe a vida.


Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: Paulinas.org