quinta-feira, 7 de maio de 2009

INGÊNUOS E DESINFORMADOS


"Obrigado Senhor pelo pão de cada dia, quando muitos não os têm". Custumo sim fazer esta pequena oração como forma de agradecimento, mas também como de lembrança diária e constante de que muitos filhos de Deus neste mundo sofrem. Na realidade, se olharmos bem, se melhor pensarmos, não há ainda muito o que se comemorar nesta vida. Tanta injustiça, violência, mortes (adolescentes executados diariamente na zona norte), corrupção etc.
O que é melhor? Fecharmos os olhos e fazer de conta que não existe? Cairmos na farra com as nossas alegrias fúteis como se vivêssemos no paraíso? Até o dia em que nos tornamos vítimas? Quando abri os meus olhos, nunca mais deixei de pedir a Deus que me livrasse da alienação.

Muito me identifiquei com este artigo de Pe. Zezinho que compartilho como vocês...

Luiz Teixeira

Muitos de nós, milhões de nós são ingênuos e desinformados com relação a sociedade em que vivemos. Milhões de pessoas ouviram falar mas, não têm a menor noção da extensão do problema da droga nem na sua cidade e nem no seu país.Milhões nunca visitaram uma periferia, milhões não conseguem imaginar o que é atravessar o mês com um salário mínimo.

Muitos conseguem; milhões estão conseguindo. Outra vez, falando em milhões, há um numero inimaginável de brasileiros que não tem noção do grau de violência que se apossou da sua cidade,

Leia todo o artigo aqui

Câmara aprova projeto para dar mais transparência

Sombrio como a política brasileira

Uma das coisas mais extraordinárias da internet é proporcionar aos cidadãos conscientes a possibilidade de efetivamente participarem da gestão pública. Em um Congresso que se sobresai pelos escândalos, até que enfim uma boa notícia made Brasília. Torçamos para que o Presidente logo sancione esta lei cidadã.

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (5/5), projeto de lei complementar do Senado que prevê mais transparência para os gastos públicos. Aprovado por 389 votos, o projeto segue à sanção presidencial. As informações são da Agência Brasil.

A proposta determina a liberação de informações sobre a execução de despesas e receitas dos governos federal, estaduais e municipais, em tempo real, nos meios eletrônicos de acesso ao público. Elesttambém estão obrigados a adotarem um sistema integrado de administração financeira e controle, para atender os padrões do governo federal e as exigências do projeto.

A União, os estados e os municípios terão um prazo para se adequarem às novas normas de transparência exigidas pela proposta, que se sancionada pelo presidente da República, se trasformará em lei.

O projeto foi apresentado em 2003, no Senado, pelo então senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP), que havia implantado o sistema de transparência em sua administração no governo do Amapá. Para o líder do PSB na Câmara, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), a proposta “é uma ferramenta de combate à corrupção que apriomora o regime democrático”.

FONTE: Site Consultor Jurídico


IMAGEM É TUDO !

47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP)
A assembleia reuniu, desde o dia 22/04/09, em Itaici, Indaiatuba (SP), mais de 300 bispos e mais de uma centena entre assessores, secretários executivos dos regionais da CNBB, organismos da Conferência e convidados.

Dom Matias Patrício no lado esquerdo da foto

O SUPREMO

O bate-boca entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), teve o mérito de nos recordar que o regime republicano é um corpo de três membros, conforme a tripartição de poder delineada por Montesquieu: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Os três exercem funções políticas, com a ressalva de que o Judiciário deveria primar-se pelo apartidarismo. Vira e mexe um dos três é entronizado no purgatório de Dante. O Executivo teve o seu, em 2005, devido ao "mensalão", cujos bastidores e procedência o PT deveria apurar antes que a Justiça o faça...

A lei é imparcial; sua aplicação nem sempre. Presume-se, até última instância, a inocência de endinheirados, políticos e ex-políticos. Mas não a de pobres coitados que, muitas vezes, induzidos pela miséria, o desamparo, a falta de escolaridade e de trabalho, praticam delitos, como furtar um pote de margarina, e são torturados por policiais, explorados por advogados, ignorados por juízes, enquanto padecem nas prisões.

Como ensinar às novas gerações que a lei não faz distinção de classes e a Justiça é imparcial...

Frei Betto

Leia o artigo na íntegra aqui

HUMOR !


Algumas amigas do GLM se identificaram com esta brincadeira

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 07/05/2009


Jesus dá o exemplo

Jo 13,16-20

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem. - Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: "Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim". Digo isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que "EU SOU QUEM SOU". Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

Comentário do Evangelho

Humildade e serviço

Na última ceia, Jesus lava os pés dos discípulos, um gesto exemplar de humilde serviço. E lhes diz que assim também eles devem lavar os pés uns dos outros, significando que entre os discípulos devem predominar a humildade e o serviço. Agora, em continuação, temos a proclamação da bem-aventurança dos que põem em prática o exemplo dado por Jesus. Ao anunciar esta bem-aventurança, Jesus adverte aos discípulos que nem todos a acolherão, com alusão a Judas. Jesus não quer que apenas saibamos o que ele disse ou fez, mas sim que coloquemos tudo em prática. Que suas palavras e seu exemplo orientem nossa ação na construção de um mundo de liberdade, justiça e paz. Contudo, paira a sombra de uma fatal traição. Mas Jesus, fiel à sua missão, sem fugir da morte, confirma que ele é a presença do amor divino entre nós. A frase final, extraída dos sinóticos, dá ao texto de João o caráter de envio missionário. Somos enviados para testemunhar este amor ao mundo, e nisto somos identificados com o próprio Jesus.

Fonte:Paulinas.com

CHARGES