segunda-feira, 3 de agosto de 2009

NOVA COORDENAÇÃO DO GLM

Ontem (02/08/09), os cinquenta e oito componentes do Grupo Luz do Mundo escolheram os seus novos coordenadores para o biênio 2009-2011. Em uma eleição concorrida houveram todos os ingredientes típicos de uma disputa.

Uma marca desta eleição foi a escolha, pela primeira vez, de um integrante da Equipe de Visitas para Coordenar o grupo que nos últimos anos foi representado por integrantes das equipes de Música e Catequese.

Parabéns à Democracia e aos eleitos que representam a vontade da maioria naquele instante. Passado os embates, as disputas e as eventuais frustrações, fica o desejo e as orações que Deus dê sabedoria a Adailton Viliano dos Santos (Coordenador) e Leandra Melo de Oliveira (Vice-Coordenadora) na condução deste projeto de amor que é o GRUPO LUZ DO MUNDO.

Adailton- Coordenador do GLM

Leandra - Vice-Coordenadora

DURA LEX, SED LEX !




NOTA DE ESCLARECIMENTO


Como fazemos há mais de quinze anos, ontem (02/08/09) houve eleição geral para a escolha de Coordenador Geral e Vice-Coordenador do Grupo Luz do Mundo. Não foi fácil, os membros do GLM sabem o que digo, mas Graças a Deus e a Nossa Senhora, os escolhidos deram o seu sim e, no próximo biênio, teremos Adailton Viliano e Leandra Melo como representantes de nossa Diretoria (Coordenação).

O homem ainda não inventou nada melhor do que a Democracia como forma de convivência e delimitação do poder. Através do império da Lei, produto da reflexão e decisão da maioria, se resolve os conflitos e disciplina a convivência entre as pessoas.

O GLM tem as suas regras desde 1998 e, recentemente, aprovou o seu novo ESTATUTO que disciplina várias coisas, dentre elas, as eleições. A eleição de ontem cumpriu rigorosamente com tudo que está previsto em nossa lei.

O quórum de abertura foi cumprido. Primeiro e segundo turnos realizados porque foram necessários. Foi dado espaço de manifestação para que os eleitos expressassem as suas vontades. Tudo isto consubstanciado no que prevê o Estatuto do GLM arts. 33 a 41 e no Regimento interno do GLM que foi produzido em reunião de Núcleo em 25/07/09, às 18h, no Centro Pastoral, com os seguintes membros presentes: Antônio Carlos, Luiz Teixeira, Nednaldo Dantas, Marcelo Gomes, Kleiba Bispo, José Roberto, Leandra Melo, Viviane Rodrigues e Gersino Alves (Júnior).

Reza o art. 12 do Regimento Interno do GLM: Fica instituida a Comissão Eleitoral, escolhida pelo Núcleo, que decidirá os casos omissos e não disciplinados neste regimento quanto a Assembléia ordinária Eleitoral.

Na realização do nosso pleito, ontem, infelizmente, a Comissão Eleitoral teve que decidir questão polêmica que suscitou esbravejamentos, revoltas, frustrações e um mal estar que quase macula a nossa eleição. "O bom senso" prevaleceu: O respeito a norma vigente.

Não é fácil tomar uma decisão no calor da emoção, na pressão de ter que dar uma resposta rápida sem o devido tempo para reflexão. No entanto, acho que a Comissão Eleitoral do pleito 2009 o fez sabiamente e acertou em suas decisões quando fora acionada.

Na decisão mais controversa e polêmica, foi estabelecido que o candidato eleito, no exercício de seu direito, recusar a assumir o cargo de Coordenador Geral, ficaria impedido de concorrer a eleição de Vice-Coordenador. A tese vencedora teve 7 votos contra 1.

O posicionamento da Comissão Eleitoral se pautou sob os seguintes argumentos:

  1. É de tradição de nosso grupo considerar a função de Vice-Coordenador tão importante quanto a de Coordenador Geral, pois se contrário fosse, não haveria eleições e seria de livre nomeação do Coordenador Geral, como ele faz com a Secretaria e Tesouraria.
  2. O Estatuto do GLM prevê no seu art 24: O GLM terá uma Diretória (Coordenação) formada entre os membros associados, composto de 1 (um) Coordenador(a) e um 1(um) Vice-Coordenador(a)...
  3. No mesmo Estatuto, art. 26, está previsto que o Vice-Coordenador auxiliará o Coordenador em suas atribuições, não é mero coadjuvante, como também o substituirá nos impedimentos e ausências, tendo no exercício do cargo, todas as atribuições do Coordenador
Diante do exposto, como autorizar alguém que manifestamente disse não querer ser Coordenador a ser eleito(a) Vice-Coordenador(a), se uma de suas funções é substituir o cargo que ele(a) mesmo(a) negou? Seria uma incongruência e atentado a lógica mais básica.

O argumento de que ontem era uma Assembléia e, portanto, poderia mudar aquele entendimento, bastando a aguardar o resultado da urna, não podia prosperar, pois a reunião de ontem era uma Assembléia Ordinária Eleitoral e não uma Assembleia de modificação do Estatuto que tem o seu rito próprio. Saliento que a tese derrotada poderá progredir em outro momento, bastando que o novo Coordenador ou os membros organizados avoquem uma Assembléia para tanto.

Entendo que a Comissão Eleitoral ontem aplicou a norma vigente e fez a interpretação mais condizente com a tradição do grupo, com o devido consentimento das respeitáveis posições em contrário.


Luiz Teixeira.


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 03/08/2009



Jesus ensina a partilhar

LEITURA ORANTE

Mt 14,13-21

Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra. Quando Jesus saiu do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
Mas Jesus respondeu:
- Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles.
Eles disseram:
- Só temos aqui cinco pães e dois peixes.
- Pois tragam para mim! - disse Jesus.
Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram. Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.


Comentário do Evangelho

Partilha dos pães

Esta partilha dos pães é narrada pelos quatro evangelistas. Marcos e Mateus, por sua vez, narram, também, uma segunda partilha, semelhante a esta, fora da Galiléia, em território exclusivamente gentio. Jesus, ao ficar sabendo da morte de João, retira-se para um lugar deserto para orar. Porém, as multidões o seguem e Jesus fica com elas. Quando os discípulos se preocupam com a fome das pessoas, pensam que a solução é "comprar" comida. Jesus provoca-os: "Vós mesmos dai-lhes de comer!". Alguns pães e peixes são abençoados e partidos por Jesus.
Os discípulos os distribuem. O gesto toca os corações dos demais, e todos partilham o que tinham trazido e ficam saciados. A partilha é o gesto concreto do amor.

Fonte:paulinas.com

DEMOCRACIA NO GLM !

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.



VIVA SÃO JOSÉ OPERÁRIO !


A nossa Paróquia ainda está em festa, pois mais uma Igreja foi inaugurada na administração do nosso Padre Thiago. Depois de dez meses de construção a CAPELA SÃO JOSÉ OPERÁRIO chegou ao fim, coroando o trabalho de toda a comunidade do KM8, também conhecida como comunidade do Galo.

A Celebração da Dedicação de nova Igreja é um rito belíssimo e cheio de significados . Todos que compareceram sexta-feira à noite (31/07/09) se emocionaram. Mas a emoção se deu também com a "constatação que de que o povo unido e organizado pode mudar a realidade em que vive, pois a comunidade de São José através da fé, da união, do trabalho, da partilha realizou o grande feito da Construção da Capela São José Operário".

A celebração também foi em Ação de Graças pelo 54 anos de ordenação sacerdotal de nosso pároco Pe.Thiago. Este foi mais um acontecimento daquela noite que emocionou a todos e ao próprio pároco e teve seu clímax nos discursos do Diácono João Manoel e do representante do Bispo, Mons. Francisco de Assis.

Parabéns à comunidade São José Operário pela casa de oração e que Deus abençõe aquele povo de fé e trabalho !

Celebração de Dedicação de Nova Igreja
Dia: 31/07/2009

Hora: 19:30min

Local: Comunidade do KM8
Cebrantes: Pe. Thiago (presidente)

Co-celebrantes: Mons. Assis e Pe. Robson

Auxiliares: Diácono João Manoel e Marcos França.


Igreja São José Operário