domingo, 8 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 09/06/2008

O Sermão do Monte

Mt 5,1-12

Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.
Jesus disse:
- Felizes as pessoas que sabem que são
espiritualmente pobres,
pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes as pessoas que choram,
pois Deus as consolará.
- Felizes as pessoas humildes,
pois receberão o que Deus
tem prometido.
- Felizes as pessoas que têm fome e sede
de fazer a vontade de Deus,
pois ele as deixará
completamente satisfeitas.
- Felizes as pessoas que têm misericórdia
dos outros,
pois Deus terá misericórdia delas.
- Felizes as pessoas que têm o coração puro,
pois elas verão a Deus.
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz,
pois Deus as tratará como seus filhos.
- Felizes as pessoas que sofrem perseguições
por fazerem a vontade de Deus,
pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Comentário do Evangelho

A verdadeira felicidade

No início de seu ministério, Jesus apresenta às multidões as bem-aventuranças, que são o programa do Reino dos Céus cuja presença entre nós já fora anunciada por João Batista (Mt 3,17). A proclamação é feita no alto da montanha. Moisés, na montanha, recebeu de Deus os Mandamentos. Agora é Jesus que transmite as bem-aventuranças aos discípulos que vêm a ele, no alto. Entre a pobreza e a justiça, estão as demais bem-aventuranças. A pobreza é a forma concreta de libertar-se da submissão aos interesses dos ricos e poderosos. O apelo à justiça, marcante em Mateus, é o fundamento das demais bem-aventuranças, pelas quais podemos transformar este mundo em um mundo de fraternidade, justiça e paz.

Oração

Pai, torna-me sensível aos sofrimentos dos pobres e dos marginalizados, movendo-me a lutar para que tenham sua dignidade respeitada, pois são teus preferidos.

SESSÃO BOA MÚSICA !

Neste espaço estamos apresentando grandes expoentes da música brasileira e mundial. A música é uma benção de Deus. No entanto, o homem é capaz de transformar tudo para pior e, por isso, ouvimos tanta "coisa" nas rádios e na mídia que, sinceramente, não poderia ser classificada como música. Aqui reservamos um espaço para o que há de melhor da música e que nos desculpem os que não estão acostumados.
Iniciamos uma série de apresentações de grandes nomes da música popular nordestina que nos enche de orgulho e nos faz mais felizes nas festas juninas que, para muitos nordestinos, é a melhor festa do ano. Viva São João !! Conheçam um pouco de JACKSON DO PANTEIRO, este grande paraibano.

Jackson do Pandeiro ou também chamado por músicos de o Rei do ritmo, pseudônimo de José Gomes Filho, (Alagoa Grande, 31 de agosto de 1919 - 10 de julho de 1982). Músico de samba. O paraibano Jackson do Pandeiro foi o maior ritmista da história da música popular brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, o responsável pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Ele teve 54 anos de carreira artística e passou passou por apenas 5 gravadoras.

"Costumo dizer que o Gonzagão é o Pelé da Música e o Jackson, o Garrincha"
(Alceu Valença)