segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FRASES




"Visto que a alma é criada diretamente por Deus, não pode ser completamente feliz a não ser que veja Deus diretamente".
(S. Tomás de Aquino)

E lá vem o natal outra vez





Ontem à tarde quando entrei nas Lojas Americanas estava tocando aquele cd natalino cantado por Simone. Acho que até hoje é o melhor cd natalino que eu conheço. Além da interpretação dela as letras das músicas incentivam a minha imaginação e me levam a sonhos mesmo de olhos abertos. Sinto uma sensação de alegria e ao mesmo de tristeza. È que hoje o Natal para mim não tem mais o mesmo significado de antes. Pois ele representa união, família, felicidade, confraternização entre outros gestos de amor e carinho entre as pessoas. É uma noite onde cores, luzes e lágrimas se misturam com a emoção das lembranças e retrospectivas da vida pessoal de cada ser humano.
Eu fui criado dentro da religião católica e por isso sempre amei e continuo amando essa religião que me ensinou tantas coisas, apesar dos erros de alguns padres, bispos e muitas críticas por parte daqueles que nunca acreditaram na força do amor que nela existe. Sempre fui envolvido com grupos de jovens e pessoas de boa índole. Talvez por esse motivo nunca tenha tido a vontade de conhecer as drogas, o álcool e a violência. Também nunca me envolvi em uma briga mesmo na época de adolescente.  Então cresci com a certeza de que jamais iria decepcionar os meus pais de alguma forma. Hoje sou um adulto que nunca teve sorte no amor e que ainda vive em busca de um caminho e um lugar que eu acredito que existem pra mim. Sou grato a Deus pela minha saúde e por tudo de bom que Ele me deu de presente.
E nessa época do Natal eu fico amolecido. Lembro desses acontecimentos em minha vida e se torna impossível não me emocionar.
Desde que o meu filho nasceu, e já tem cinco anos, não passei uma Noite de Natal ao lado dele. Não tive ainda essa felicidade. E outra vez o Natal se aproxima. Já começo a sentir gosto de lágrimas em minha boca. Vou estar trabalhando mas não vou esquecer  dele um segundo. Igual o ano passado.
Pensando nisso fico querendo saber o que é felicidade. No fundo compreendo que a felicidade é a fé em Deus. Quando você crer que Ele pode tudo, mesmo debaixo de lágrimas você sorrir e confia no seu dia seguinte. A esperança não deve morrer e os sonhos têm de fazer parte dos nossos desejos. Do contrario, a vida se torna sem graça e sem os tons necessários para a alegria.
O Natal mexe com a minha emoção e com toda a minha estrutura sentimental. Quem sabe esse Natal seja bem legal pra mim, para meu Huguinho e para todos em geral. Afinal, a esperança não pode morrer. Eu também acredito em milagres. E quando somos merecedores eles acontecem. Deus não esquece seus filhos. E eu também me considero um filho de Deus. Portanto, me resta continuar fazendo por onde ser merecedor de mais um presente dos Céus.

João do Amor



festNatal; Cinema nacional $ 1,00

A 19ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Natal (FestNatal) segue até a próxima quarta-feira (25) na sala de cinema 3 do Moviecom, no Praia Shopping, com exibições de filmes nacionais ao preço de R$ 1.

Filmes como Cascalho, Dias Amargos, Inversão, Elvis & Madona e Tapete Vermelho já foram exibidos desde o início do Festival, na quinta-feira (19) passada.

Hoje (23), será exibido o clássico "Depois Daquele Baile" de Roberto Bontempo, com destaque para os atores Irene Ravache, Lima Duarte e Marcos Caruso.  As sessões são às 17h40 e 20h.

Sinopse

Dóris (Irene Ravache) é uma viúva sensual, que mora em Belo Horizonte e leva a vida cuidando de uma pensão. Ela é ajudada por Bete (Ingrid Guimarães), sua sobrinha, que veio para a cidade com o objetivo de estudar enfermagem. Entre os clientes mais assíduos de Dóris estão Freitas (Lima Duarte) e Otávio (Marcos Caruso), dois amigos que têm em torno de 60 anos e que disputam o coração da viúva. É quando Freitas propõe uma aposta a Otávio, em que quem ganhar terá um mês para conquistar Dóris e, se perder, será obrigado a abrir caminho para o rival.

Programação

DEPOIS DAQUELE BAILE
DIA DE EXIBIÇÃO: 23/11
GÊNERO: Comédia
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
MINUTAGEM: 108 min.
DIRETOR: Roberto Bontempo

O GRÃO
DIA DE EXIBIÇÃO: 24/11
GÊNERO: Ação
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
MINUTAGEM: 88 min.
DIRETOR: Petrus Caryri

DIVÃ
DIA DE EXIBIÇÃO: 24/11
GÊNERO: Comédia
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
MINUTAGEM: 93 min
DIRETOR: José Alvarenga Jr.

O SIGNO DA CIDADE
DIA DE EXIBIÇÃO: 25/11
GÊNERO: Drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
MINUTAGEM: 95 min.
 

Filmes que Evangelizam



À PROVA DE FOGO (FIREPROOF)


O que fazer quando o amor parece ter acabado? Para onde vão as promessas de amor no meio da discussão? Porque é tão fácil deixar de lado a pessoa que amamos? Quais são os motivos que fazem um casamento fracassar? Estas e outras perguntas são respondidas neste filme que já impactou a vida de muitos casais.
Kirk Cameron interpreta Caleb Holt, um destemido capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. É um excelente colega de trabalho, um bombeiro dedicado, mas um marido distante de sua esposa. Ao perceber que seu relacionamento está prestes a acabar, recebe do pai uma delicada missão: seguir a risca um conjunto de atitudes para transformar sua vida e seu casamento.
O filme mostra a determinação e a coragem de um homem em perceber suas falhas e tentar reconquistar sua esposa. Mas não será um desejo fácil, pois obstáculos sempre aparecem na vida daqueles que se propõem a amar de verdade.
À Prova de Fogo é mais uma super produção dos criadores de “Desafiando Gigantes”. Alex kendrick dirigiu este filme com a mesma sabedoria do anterior. Uma história impactante, mostrando que o poder da fé é capaz de curar e nos fazer seguir adiante, assim como o lema dos bombeiros: nunca deixe seu parceiro para trás.




Dia Internacional do Livro





O ano do nascimento é incerto. De sua vida pouco se sabe pois são raros os documentos que contam sua história. Nem poderia mesmo haver um extenso registro escrito sobre um homem que viveu na Idade Média, quando ler e escrever era privilégio de minorias, ainda que ele fosse o responsável por uma invenção que tornou a palavra escrita acessível a todos e assim ditou os caminhos por onde passaria a cultura humana. Afinal somente depois que Johanes Gutenberg inventou a prensa tipográfica, as informações e o conhecimento começaram a ser divulgados de forma sistemática.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 23/11/2009



A oferta da viúva pobre
Leitura Orante

Novembro: mês da festa litúrgica do bem-aventurado Alberione (26)


Lc 21,1-4


Jesus estava no pátio do Templo, olhando o que estava acontecendo, e viu os ricos pondo dinheiro na caixa das ofertas. Viu também uma viúva pobre, que pôs ali duas moedinhas de pouco valor. Então ele disse:
- Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver. 


Comentário do Evangelho

Jesus resgata a dignidade e promove a vida.


Esta narrativa de Lucas vem em seguida à advertência de Jesus contra a prática dos escribas. Estes escribas, enquanto fazem questão de ostentar piedade e prestígio, devoram as casas das viúvas. Em continuidade a
esta denúncia, segue a narrativa da oferta da pobre viúva. O templo de Jerusalém tinha um anexo, o Tesouro (gazophilakion), onde eram guardadas as riquezas e depositadas as ofertas através de pequenas aberturas externas. Jesus, ostensivamente, senta-se diante do Tesouro para observar. A multidão dos excluídos (ochlós) lançava pequenas moedas, que somadas dariam grande valor. Muitos ricos depositavam muito, o que não lhes pesava, pois eles próprios se benefi ciavam com estas vultosas riquezas acumuladas no templo. Jesus chama a atenção sobre a viúva pobre que deu duas moedinhas, que era tudo o que tinha para viver. Com isto, em continuidade à denúncia dos escribas que devoram as casa das viúvas, critica o próprio sistema elitista e explorador do templo. Com as exigências das estritas observâncias de suas leis, de seus dízimos e ofertas, os pobres são humilhados e explorados. Jesus busca a libertação do povo excluído sob tal jugo, resgatando sua dignidade e promovendo a vida. 
 


Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org