Ano B - Dia: 12/09/2009
Árvore boa dá bons frutos
Leitura Orante
Lc 6,43-49
- A árvore boa não dá frutas ruins, assim como a árvore que não presta não dá frutas boas. Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga. A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.
- Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor" e não fazem o que eu digo? Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.
Comentário do Evangelho
Jesus nos convida a construir a casa sobre a rocha
O "Sermão da Planície", no Evangelho de Lucas, iniciado com a proclamação das bem-aventuranças, é encerrado com estas três parábolas sobre árvores e frutos, sobre o tesouro do coração e sobre as casas construídas. Elas apontam para a conversão, para a renovação da vida pessoal. Deus não nos criou para a obediência cega, mas para a liberdade criativa, no empenho da renovação do mundo, com a implantação da justiça e tecendo a paz. Pela conversão, a pessoa abandona os falsos valores oferecidos pelo mundo dos poderosos e adere ao projeto de vida de Jesus. Então sua ação será fecunda e vivifi cante. É a casa construída sobre a rocha. Uma vida colocada a serviço do próximo, com seus frutos de amor e de misericórdia, permanece para toda a eternidade.
Fonte: paulinas.org