quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Visão Social da Igreja

Escolher será sempre um desafio
Diác. Francisco Teixeira,
Advogado e assessor Jurídico da Arquidiocese de Natal
Já se aproxima o dia 03 de outubro. Cremos que cada um de nós tem consciência da importância e da responsabilidade do voto. É através do voto que escolhemos nossos legítimos representantes, para nos governar e legislar em benefício do povo brasileiro, a fim de que cada brasileiro tenha chance de crescer, desenvolver-se e viver com dignidade e em paz. 

 O Papa Bento XVI nos recorda que “A Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Não pode nem deve pôr-se no lugar do Estado. Mas também não pode, nem deve ficar à margem na luta pela justiça”. Contudo, também é verdade que é dever da Igreja orientar os fiéis para que possam participar, democraticamente, com consciência, liberdade e responsabilidade do processo político-eleitoral, apontando critérios éticos e morais que devem ser levados em consideração no momento da escolha do seu candidato. 

Por essa razão, na hora de decidir o voto, torna-se imprescindível que o eleitor tenha em mente alguns pontos para nortear sua escolha. Dentre vários, lembramos: a) não negocie, nem anule o seu voto: o voto deve ser consciente, livre, responsável e não uma troca de favores. Quem o vende contribui com a corrupção e tem a mesma parcela de culpa daquele que compra. Se vir alguma prática neste sentido, denuncie, imediatamente, às autoridades competentes; b) procure conhecer seu candidato: quem é ele? Qual seu histórico de vida? Quais suas ideias e propostas em relação à saúde, à educação, ao combate a violência, ao crime organizado, à reforma agrária? Tem projetos que visam o bem comum, ou somente interesses pessoais e de grupos? Seu nome está envolvido em denúncia de corrupção ou algum escândalo de cunho ético ou moral? É defensor da democracia, da liberdade de expressão e do respeito às convicções religiosas e da livre manifestação da fé? Está comprometido com a justiça social, com a observância e o cumprimento dos direitos humanos, com o pleno respeito à vida humana, desde a sua concepção até à morte natural, e com políticas públicas que beneficiem o bem-estar da população, principalmente, dos mais pobres? c) seja coerente consigo mesmo e com seus princípios: não vote pelos resultados que as pesquisas apresentam, ou por outro qualquer motivo, que interfira na sua liberdade de escolha. O voto é livre. Vote naquele (a) que você perante Deus, a sociedade e sua consciência julgar merecer o seu voto; d) passada a eleição: acompanhe o desempenho, as ações e as decisões políticas e administrativas daqueles que, democraticamente, foram eleitos para governar e legislar em nosso País. Cobre a coerência e o cumprimento dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, e apóie iniciativas em favor do bem-estar integral da população.

Jamais esqueça que escolher os representantes para o Congresso ou Assembléias Estaduais, não é tarefa fácil; é um desafio. É preciso, pois, ter espírito crítico, discernimento e interesse pelo bem de toda a sociedade. Assim, conseguiremos, de fato, exercer nossa cidadania e contribuir na construção de um Brasil mais humano, solidário e justo para todos.

Jovens natalenses vão à Venezuela


 Três jovens da Arquidiocese de Natal estarão na cidade de Los Teques, da Venezuela, no período de 5 a 12 de setembro. São os jovens: Marcelo Vítor, da Pastoral da Juventude Estudantil; Daniely Barbosa, da Pastoral da Juventude do Meio Popular, e Inácio Lopes, aluno do Seminário de São Pedro. Eles participarão do 3º Congresso Latino-americano para Jovens.

Fonte: Site da Arquidiocese de Natal/RN

O SEGREDO


 Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor. Ouviu do mesmo a sábia resposta: - É muito simples. É só: Comer a metada. Andar o dobro. E rir o triplo

ESCÂNDALOS DOS POLÍTICOS POTIGUARES !

Depois da divulgação dos vídeos da Vereadora Sgt. Regina, candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa, o BLOG GLM caiu em campo, ou melhor, caiu na internet e foi pesquisar eventuais escândalos de políticos potiguares que estão à deriva na aldeia global. Façamos  justiça ! A Vereadora não é a única candidata que tem vídeos comprometedores ou se envolveu em escândalos... Vamos revigorar a memória do eleitor potiguar !

A partir de hoje publicaremos um escândalo por dia envolvendo candidatos potiguares. Tirem as crianças da frente do computador !

Contamos com a colaboração dos leitores nesta pesquisa macabra dos nossos candidatos. Achou alguma coisa, nos avisem !



A conversa telefônica divulgada é da Prefeita de Natal com o Vereador Aquino Neto. Tema do assunto: Mal comportamento do Vereador, por íncrivel que pareça, bem cotado candidato a Deputado Federal  Paulo Wagner

Aquino disse: " Amiga (Micarla de Souza) eu nunca fui questionar quando ele (Paulo Wagner) tava pegando dinheiro de bandido...

ELEITOR, TIRE SUAS CONCLUSÕES !


99,9% dos brasileiros não lêem !

Famoso por grandes obras e que tem como livro mais recente “Os Viúvos”, o escritor Mário Prata é direto na fala e nas críticas ao falar do universo literário brasileiro. Lamenta os modismos e  mais ainda a fase dos “vampiros” que são consumidos pelos leitores brasileiros. A que o senhor credita essa grande venda dos livros sobre vampiros? “Burrice. Burrice, não tem quem informe ao jovem o que ele vai ler. Os pais não leem mais”, responde Mário Prata.

Mário Prata não poupa críticas aos livros de “vampiro” e mais ainda aos padres que enveredam pelo universo da escrita. O escritor usa para as obras feitas por sacerdotes o mesmo termo dos livros de vampiro “burrice”. “Não precisa nem ler (livro escrito por padre) basta ver o título, é um título para vender, para enrolar. Não quero falar especificamente desse padre (Fábio de Melo), são todos eles”, destacou Mário Prata. 


Livro de padre é feito para enrolar

Por Anna Ruth Dantas - Tribuna do Norte

 
Famoso por grandes obras e que tem como livro mais recente “Os Viúvos”, o escritor Mário Prata é direto na fala e nas críticas ao falar do universo literário brasileiro. Lamenta os modismos e  mais ainda a fase dos “vampiros” que são consumidos pelos leitores brasileiros. A que o senhor credita essa grande venda dos livros sobre vampiros? “Burrice. Burrice, não tem quem informe ao jovem o que ele vai ler. Os pais não leem mais”, responde Mário Prata, de pronto. O escritor esteve semana passada em Natal participando do 4º Seminário Potiguar Prazer em Ler.  O cenário literário brasileiro traçado por Mário Prata não é dos mais animadores. Ele estima que menos de 300 mil brasileiros lêem e, pior, ainda têm entre obras lidas livros pouco produtivos. “Um livro quando é lançado se na primeira semana ele vende 5 mil exemplares ele entra na lista dos mais vendidos. Isso é baixo. O Uruguai lê mais que o Brasil, Argentina nem se fala”, comenta o escritor.

Mário Prata não poupa críticas aos livros de “vampiro” e mais ainda aos padres que enveredam pelo universo da escrita. O escritor usa para as obras feitas por sacerdotes o mesmo termo dos livros de vampiro “burrice”. “Não precisa nem ler (livro escrito por padre) basta ver o título, é um título para vender, para enrolar. Não quero falar especificamente desse padre (Fábio de Melo), são todos eles”, destacou Mário Prata.

O convidado de hoje do 3 por 4 é um famoso escritor, fala com mansidão, calma, mas traz palavras pesadas, críticas contundentes e expressa toda empolgação na escrita de livros policiais.