sexta-feira, 13 de junho de 2008

TODOS OS DIAS

Não há como negar, o dia dos namorados, dia de Santo Antônio, santo casamenteiro, povoa o coração e a mente de muitas pessoas. Alguns dirão: "Marketing do comércio e o povo, como boiada, alienado, se sente obrigado a externar o seu amor indo às compras, lotando os shoppings e fazendo a festa do comércio. Quem teve a oportunidade de ir ao comércio ontem percebeu o que estou dizendo: filas e mais filas, estacionamentos abarrotados de carros, restaurantes lotatos por casais. Hoje os comerciantes vibram com os lucros, já sonhando com a próxima data.

A despeito do jogo comercial que vende a idéia da troca de presentes como prova de amor e, quanto mais caro o presente, maior é o amor e carinho, entendo que estas datas são importantes para a gente parar e refletir. O nosso cotidiano nos suga, nos tira, muitas vezes, a atenção do que é realmente importante, a valorização das coisas perenes desta vida: o amor eros, a importância dos pais, a amizade, a paz e , sobretudo, para os cristãos , a importância do nascimento de Cristo (Natal que é a santa data para o comércio).

Uns colocarão a culpa na rotina, como se ela, de forma absoluta, fosse um mal a ser combatido, a resposta para muitos dos nossos problemas, principalmente, dos casais. Acho que a rotina faz parte da vida, já tive a experiência de fugir dela completamente, e, confesso, fiquei morrendo de saudades da minha rotina.

No entanto, paradoxalmente, acho que devemos fugir dela de vez em quando, pois faz bem para alma e para o espírito, nos dá a falsa sensação que a fulga dela é a chave da vida sendo vivida em sua plenitude.
Estas datas, como a de ontem, nos faz sair da rotina um pouco e isso é salutar, inclusive, para percebemos o quanto a nossa rotina também é importante. Como já dizia o grande poeta, não deixe o amor passar, quer seja nas datas comemorativas ou na nossa "santa rotina".

Luiz Teixeira


Não deixe o amor passar

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.


Carlos Drummond de Andrade








EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 13/06/2008


O adultério

Mt 5,27-32

- Vocês ouviram o que foi dito: "Não cometa adultério." Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.
- Foi dito também: "Quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divórcio." Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.

Comentário do Evangelho

O divórcio

Hoje, temos mais duas contraposições de Jesus à Lei. A primeira refere-se ao adultério, condenado no Decálogo. Trata-se do adultério de um homem com uma mulher casada, condenados à pena de morte. Tal rigor se dá porque está em questão a honra de outro homem, o marido da adúltera. Se um homem casado adulterasse com uma mulher solteira, não haveria problema. A condenação da Lei aplicava-se ao ato externo. Jesus vai ao coração, tido como a fonte dos atos externos. A cobiça, o desejo da riqueza e do poder, o orgulho, o desejo adúltero, todos procedem do coração. A bem-aventurança da pureza do coração exprime, por outro lado, a orientação de todos os atos para o seguimento de Jesus.
A segunda contraposição refere-se ao divórcio. Também aqui a Lei é patriarcal, desconhecendo os direitos e a dignidade da mulher. Para Deus, os fundamentos de uma união estável não estão na Lei, mas no amor, no respeito e na felicidade que fecundam a vida.

Oração

Pai, tu exiges respeito mútuo entre homens e mulheres. Não permitas jamais que a cupidez e a malícia do mundo tomem conta do meu coração.