quarta-feira, 2 de setembro de 2009

POLÊMICA





O QUE VOCÊS ACHAM?



EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 03/09/2009



Os primeiros chamados


Leitura Orante



Lc 5,1-11

Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.


Comentário do Evangelho

Chamado dos primeiros discípulos

Lucas insere o chamado dos primeiros discípulos, Pedro, Tiago e João, no contexto de uma pregação de Jesus e de uma pesca milagrosa. Jesus, no início de seu ministério, conhecendo este grupo de pescadores, percebe a solidariedade e a prática comunitária vivida entre eles. Em continuidade a esta experiência de pescadores, eles são,
agora, chamados à missão, na qual é fundamental o espírito solidário e comunitário. A Palavra de Jesus, acolhida com confiança no coração, nos move à comunhão de vontade com Deus, tornando-nos proclamadores da vida plena para todos.

Fonte: paulinas.com

3 de Setembro, dia do Biólogo



A biologia, ciência que estuda os seres vivos é de extrema importância para que se possa entender e melhorar cada ecossistema.

A biologia, ciência que estuda os seres vivos, é de extrema importância para que se possa entender e melhorar cada ecossistema. O primeiro biólogo de quem se tem noticia foi Aristóteles, um filosofo grego que fez a primeira classificação dos animais. Há outros nomes famosos ligados a biologia: Galeno, Cuvier, Charles Darwin, Pasteur, Mendel, Fleming, Cohen, Boyer e, recentemente, Wilmut.

A profissão de biólogo e biomédico foi regulamentada, no Brasil, pela lei nº 6.684, de 3/9/1979, assinada pelo presidente João Figueiredo, com alterações introduzidas pelas leis no 7.017, de 30/8/1982, e no 9.098, de 19/9/1995. Embora essa profissão exista, formalmente, há pouco tempo, tem sido muito valorizada. Para exercê-la é necessário registrar-se no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Antes da regulamentação, as atribuições de biólogo pertenciam a agrônomos, médicos, farmacêuticos etc.

O biólogo pode atuar nas áreas de: biologia celular ou citobiologia, biologia marinha, biologia molecular ou engenharia genética, biofísica, bioquímica, botânica, ecologia humana e vegetal, embriologia, genética, genética ecológica, histologia, microbiologia, zoologia etc.

Além disso, o biólogo pode exercer suas atividades em centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas, em ONGs que atuem em áreas ecológicas, no magistério etc.

Nossos amigos Adriana, Nednaldo e Emerson são esses profissionais que estão inseridos e comemorando neste dia suas atividades. Nós do GLM compreendemos e vivenciamos essa experiência com iniciativas dentro da nossa comunidade.



Juramento do biólogo;

"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".


HUMOR !



RIFA DO BURRO

Certa vez quatro meninos foram ao campo e por 100 reais, compraram o burro de um velho camponês. O homem combinou entregar-lhes o animal no dia seguinte. Mas quando eles voltaram para levar o burro, o camponês lhes disse:

- Sinto muito, amigos, mas tenho uma má notícia. O burro morreu.

- Então devolva-nos o dinheiro!

- Não posso, já gastei todo.

- Então, de qualquer forma, queremos o burro.

- E para que o querem? O que vão fazer com ele?

- Nós vamos rifá-lo.

- Estão loucos? Como vão rifar um burro morto?

- Obviamente, não vamos dizer a ninguém que ele está morto.

Um mês depois, o camponês se encontrou novamente com os quatro garotos e lhes perguntou:

- E então, o que aconteceu com o burro?

- Como lhe dissemos, o rifamos. Vendemos 500 números a 2 reais cada um e arrecadamos 1.000 reais.

- E ninguém se queixou?

- Só o ganhador. Porém lhe devolvemos os 2 reais e ficou tudo resolvido.

Os quatro meninos cresceram e fundaram um banco chamado Opportunity, outro Banco chamado Marka, uma igreja chamada Universal e o último tornou-se Ministro do Supremo Tribunal Federal.

O quinto irmão, o mais velho, que vivia no Maranhão e não estava na rifa, soube da história e, também, resolveu ganhar dinheiro.. Dedicou-se a política, chegou a presidência da república e hoje é o presidente do Senado e até hoje, enrola a população tratando-os como ganhadores do burro morto.

Caso todos reclamem, pode até entregar o cargo, mas nunca devolverá o todo que lesou do povo.

Por Antônio Carlos




Quem sou eu?

Nosso tão querido e comentado quadro nesta semana traz uma beldade em traje de férias, e para começar as apostas e a diversão a pergunta que nossa equipe quer saber vocês já sabem, mas ganha o super prêmio quem adivinhar o modelo, o ano do automóvel e a praia que serve de cenário.

Para faciliatar segue algumas dicas;

- É componente do GLM
- Estava de férias
- Acompanhada pelos pais
- Na época tinha ganhado o baldinho de presente de aniversário

Super fácil!!!



P.S. > os prêmios serão entregues no próximo grupão.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 02/09/2009



Jesus faz o bem a todos


Leitura Orante



Lc 4,38-44

Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher, e, no mesmo instante, ela se levantou e começou a cuidar deles.
Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas, gritando:
- Você é o Filho de Deus!
Eles sabiam que Jesus era o Messias, e por isso ele os repreendia e não deixava que falassem.
Quando amanheceu, Jesus saiu da cidade e foi para um lugar deserto. Mas a multidão começou a procurá-lo, e, quando o encontraram, eles não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse:
- Eu preciso anunciar também em outras cidades a
boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou.
E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país.


Comentário do Evangelho

Jesus rejeita a proclamação messiânica

Lucas acentua o sofrimento da sogra de Simão Pedro e a autoridade de Jesus ao expulsar a febre; realça, assim, o caráter milagroso do evento. No Evangelho de Marcos, anterior ao de Lucas, a restituição da saúde à sogra
de Pedro tem o sentido de sinalizar a ação libertadora de Jesus, que restaura a vida e a disposição para o serviço, ao qual os discípulos são chamados. Em continuidade à cura em ambiente doméstico, mais reservado,
ocorrem as curas e exorcismos em ambiente público, quando Jesus entra em contato com as multidões que o procuram. Através dos demônios exorcizados, era feita a proclamação messiânica de Jesus. Jesus rejeita esta proclamação e, com liberdade, se afasta das multidões que queriam retê-lo, dedicando-se ao anúncio da Boa-Nova de amor e misericórdia.

Fonte: paulinas.com