quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FRASES




A gente não faz amigos, reconhece-os. 

(Vinicius de Moraes)

Inscrições para cursos superiores no IFRN terminam nesta sexta

Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para os cursos superiors de graduação 2010 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Só poderão participar da seleção os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2009, já que o IFRN decidiu não realizar vestibular este ano, aderindo à proposta do Ministério da Educação. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro, sob a responsabilidade do MEC.

Ao todo são 218 vagas para os cursos superiores de tecnologia e 365 para as licenciaturas. O processo seletivo manterá a política de cotas do Instituto Federal, assim como acontece nas outras modalidades de ensino. Cinquenta por cento das vagas são destinadas a candidatos provenientes de escolas públicas, alunos que possuam histórico escolar integral a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, exclusivamente em escolas públicas/gratuitas.

A previsão do IFRN é divulgar o resultado final do Processo Seletivo para os cursos superiores de graduação (licenciaturas e tecnologia) é o dia 19 de fevereiro de 2010, após a divulgação oficial das notas do Enem, e antes do início das aulas no primeiro semestre letivo do próximo ano.

Fonte: DN online

Imagens privilegiadas


Entrevista concedida a tv ponta negra



 Fonte: Tribuna do norte

Você sabia?

 

 
 
...o espirro é um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo se libertar dos microrganismos, como por exemplo bactérias e vírus, que se alojam nas vias respiratórias. Não se deve impedir o espirro e nunca tapar o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro pode ser de 160 km/h; e ao tapar o nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido correndo-se o risco de furar o tímpano.
Assim num único espirro o ser humano espalha no ar cerca de 10 milhões de vírus e bactérias que são lançados até 4 metros de distância.

A DOR DA FALTA DE RESPOSTAS


Ouço dizer que cientistas calculam milímetros e centésimos de segundos para criar suas máquinas e concluir suas experiências. Se eles atentam para tais detalhes, deve ser porque a vida depende disso. Não são eles que inventam este tempo. É o tempo que já existia sem eles.

Ouço dizer que, para que o milagre da vida aconteça neste planeta, a Terra gira com precisão milimétrica, coisa de centésimos de segundo, de tal maneira que, se um dia, ela girasse um segundo mais atrasada, as ondas do mar formariam vagalhões a engolir todas as cidades costeiras.

No seu giro, por doze horas o planeta se expõe à luz. Por doze horas ele esfria e, por um período, curva-se no lado norte para receber mais luz do sol; o lado sul fica mais frio. Num outro período, a Terra expõe seu lado sul qual se fosse mulher grávida na praia a receber a luz do  Sol em favor da vida que carrega em si. Por um período, ela se distancia do Sol; por um tempo chega mais perto. Leva trezentos e sessenta e cinco dias para dar a volta em torno do sol e vinte e quatro horas para girar em torno de si mesma. Literalmente, bronzeia-se sem queimar-se.

Acaso? Ou alguém planejou estes movimentos? Pelo que se vê e se sabe, outros corpos celestes não têm tais rotações. Será que alguém  queria que este calor bem distribuído para que, em determinadas partes do planeta houvesse condições de vida? Ou foi acaso? Frutos para alimentar e o verde para que a atmosfera tivesse condições de respirabilidade. Foi acaso? Água para regar a vida. Acaso? Ciclo das águas. Acaso? Quem fez isso pensou nos animais e nos seres humanos, ou foi tudo fruto do acaso? Aconteceu e acontece sem que ninguém tenha nada a vier com isso?

Pelo que sabemos, nenhum dos outros planetas da estrela Sol, que, diga-se de passagem, é pequeníssima diante de outras da nossa galáxia,  nenhum planeta até hoje estudado reúne essas condições. Tudo aconteceu por acaso, ou alguém queria tudo isso, para que aqui morassem os seres humanos? Eu que creio afirmo que Alguém que não é um alguém qualquer  nos queria por aqui. Chamo-o de Deus. Tenho amigos com sérias dúvidas. Eles ainda apostam que Deus não existe. Dizem que um dia a humanidade saberá. Eu digo que já sabemos, mas a falta de outras respostas ainda nos machuca.

Pe. José Fernandes de Oliveira

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 19/11/2009



Lágrimas sobre Jerusalém
Leitura Orante / Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro


Lc 19,41-44


Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse:
- Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso. Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la. 




Comentário do Evangelho

Jesus chora sobre Jerusalém

Jesus chega a Jerusalém aclamado pela multidão. Vendo a cidade, chora sobre ela. Jerusalém fora tomada do povo jebuseu pelo rei Davi, que nela centralizou os poderes religioso, político e militar. O templo aí construído e a sólida teologia imperial elaborada na corte dos reis descendentes de Davi conferiram a Jerusalém o status de cidade sagrada. Porém, já os profetas do Primeiro Testamento denunciavam o abuso de poder e a corrupção aí reinantes. O próprio Jesus dissera: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados...". Jerusalém é a expressão do povo de Israel e, principalmente, da cúpula dirigente. O anúncio do Reino foi, de início, feito na periferia, entre os pobres e excluídos. Agora Jesus decide fazê-lo no próprio centro de poder, mesmo sabendo que estava condenado pelos dirigentes do judaísmo. Sua mensagem de paz é rejeitada, pois está oculta aos olhos desses dirigentes. Como resultado desta rejeição, Lucas acrescenta um prenúncio de Jesus sobre a destruição de Jerusalém. Possivelmente, esta seria uma profecia ex eventu, isto é, Lucas a redige baseado no fato já acontecido da destruição de Jerusalém pelas tropas romanas no ano 70. 
 


Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org