quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Palavra do Arcebispo


Palavra do Arcebispo
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800


Venha a nós o Vosso Reino

Caríssimos irmãos e irmãs,
Na versão em latim da oração do Pai Nosso, assim rezamos: Adveniat regnum tuum. Venha a nós o vosso reino.
Jesus nos ensinou a assim rezar. Clamamos ao Pai que está no céu que esse reino se faça presente no meio de nós. Que nós tenhamos a coragem de construí-lo. Que o façamos acontecer em nossa vida diária.
O período litúrgico que hoje iniciamos, chamado de Advento, é muito propício para meditarmos sobre isto: a chegada do Reino de Deus.
O Evangelista São João, no capítulo primeiro de seu Evangelho, nos diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. O nascimento de Jesus inaugura um novo tempo para a humanidade. Para o povo que caminhava na escuridão brilhou uma grande luz.
Durante as quatro semanas do Advento vamos preparando a celebração do Natal do Senhor. Iremos contemplar o anúncio dos profetas que preparam a chegada do Messias. Acompanharemos Maria e José na espera ansiosa do Menino.
Ao mesmo tempo, devemos preparar o nosso coração. Não poderemos celebrar a festa se não arrumarmos a vida. O Cristo veio a primeira vez no ventre de Maria, mas vem agora e todos os dias no nosso coração. E assim como Deus preparou o seio imaculado para gerar seu Filho, quer purificar também o solo de nosso coração para acolher a semente de vida que é Jesus.
Temos que seguir a mensagem dos profetas: Endireitai os caminhos do Senhor... A nossa vida precisa ser dirigida para este evento que mudou a história, mas que precisa mudar também a nossa história.
Como Maria e José temos que estar na expectativa ansiosa pela chegada de Jesus. Temos que abrir as portas para acolhê-los. Não pode faltar lugar na estalagem de nossa vida.
É Advento. Aproveitemos para uma boa revisão em nossa vida. O ano está chegando ao fim. Que fizemos? Que poderíamos ter feito melhor? Que presente vamos oferecer a Jesus no Natal que se aproxima?
Não esqueça disso: o seu coração é a nova Belém onde Jesus quer nascer para alegrar o mundo.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre. Amém.

Gripe suína


Os alunos do turno noturno do curso de Biomedicina da UFRN estão com aulas suspensas desde o último dia 30 de novembro por medida de segurança para evitar o contágio por Gripe A (H1N1).

A decisão foi motivada pela suspeita de que um dos alunos está com a nova gripe. Com isso, cerca de 40 alunos estão sem aulas.

De acordo com a coordenadora do Curso de Biomedicina, Janeusa Souto, a decisão foi tomada em conjunto com a direção do Centro de Biociências.

“Tivemos uma reunião com vários chefes de departamento e ficou acordado que era o melhor a se fazer. Até porque estamos no fim do semestre”, diz Janeusa. As atividades serão realizadas a distância, através do sistema integrado da UFRN, o Sigaa.

O outro lado da moeda

Gripe suína: Destaque pede que pessoas do grupo de risco não compareçam ao Carnatal

A Destaque Promoções, empresa organizadora do Carnatal, divulgou uma nota de esclarecimento à população pedindo que pessoas que se encontram no grupo de risco não participem do evento.

Apesar dos riscos da nova gripe, a empresa afirma que o Ministério da Saúde não recomenda a suspensão do evento. Mas que, para prevenir o contágio da doença, a população deve tomar providências.

A Destaque pede que, pessoas que apresentem sintomas da Gripe A, grávidas, idosos e crianças não compareçam a festa. Portadores de doenças crônicas como câncer, diabetes, Aids, asma, dentre outras, também não devem ir ao Carnatal.

Os indivíduos que apresentarem sintomas da gripe, como coriza, tosse, dor de garganta, febre alta e dor no peito devem procurar o serviço de saúde.

A Destaque ainda sugere que o folião não compartilhe copos, latinhas e cigarros, além de evitar beijar pessoas estranhas. A nota ainda lembra que o uso de máscaras não impede o contágio da doença em ambientes abertos.

A nota foi elaborada em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia, o Ministério Público do Estado e o Conselho de Saúde.

Depois de selecionadas as pessoas "o resto" podem ir. E bom carnatal!

Tribuna do norte

FRASES



"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente"...
Mário Quintana   

Filmes que Evangelizam





Por seu filho, um homem vai tentar o impossível.

Em À PROCURA DA FELICIDADE, (The Pursuit of Happyness), Chris Gardner (Will Smith) é um homem de família lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela decide partir.
Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. A determinação de Chris finalmente surte efeito quando ele arruma um estágio sem remuneração em um programa ultra-competitivo de analista financeiro, onde somente um em cada vinte candidatos consegue ser efetivado. Mas sem apoio financeiro, Chris e seu filho são despejados do apartamento em que vivem e logo são obrigados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros e onde quer que possam achar refúgio durante a noite.
Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra pelo caminho.
Foi uma experiência única assistir À PROCURA DA FELICIDADE e vê a brilhante atuação de Will Smith e seu filho Jaden Smith. Baseado numa história real, o filme foi inicialmente enxergado com desdém por muitos. Mas Smith conseguiu atingir o objetivo: levou platéias de todo o mundo a refletir sobre o verdadeiro significado da felicidade. Chris Gardner é um vendedor de equipamentos hospitalares, mas bem que poderíamos enxergá-lo como um vendedor de sonhos.
O filme mostra que a felicidade é uma conquista diária. É impressionante a luta de um pai para trazer um mundo melhor ao seu filho. Sem se cansar de lutar por seus objetivos, Chris Gardner vai enfrentar situações desesperadoras, mas no final a persistência e a força de vontade serão essenciais para almejar aquilo que todos nos buscamos: a verdadeira felicidade.
Excelente filme. Pena que o mundo esteja tão pobre de pessoas assim: determinadas por seus sonhos. Ousadas no acreditar.
Trailer









Informações Técnicas




Título no Brasil: À Procura da Felicidade
Título Original: The Pursuit of Happyness
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 02/02/2007
Site Oficial: www.aprocuradafelidade.com.br
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção:
Gabriele Muccino




Você já assistiu a este filme? Leu alguma coisa sobre ele? Então expresse aqui seus comentários e sugira filmes com conteúdo cristão para as próximas postagens.

Dia da Astronomia





O dia 2 de dezembro, data de nascimento do imperador do Brasil, Pedro II, foi escolhido dia da Astronomia em sua homenagem, pois ele era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.
Ciência que lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, a Astronomia é muito antiga e existe desde as primeiras civilizações registradas. Desde 2000 a.C, os chineses já possuíam escolas de Astrologia, em muito contribuindo para a evolução de sua Astronomia. Também os gregos, os egípcios, os muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam essa ciência.
No mundo de hoje, o que se pesquisa e comprova é saudado como contribuição para a humanidade, mas houve um tempo em que os homens eram condenados a morrer por causa de suas teorias. Entre esses, estavam alguns importantes astrônomos.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 02/12/2009



Agradecer ao Pai e partilhar com os irmãos
Leitura Orante


Mt 15,29-37


Jesus saiu dali e foi até o lago da Galiléia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel. Jesus chamou os seus discípulos e disse:
- Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
- Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
- Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus.
- Sete pães e alguns peixinhos! - responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 
 
Comentário do Evangelho

Jesus partilha o pão com a multidão


Jesus, vindo da região gentílica de Tiro, chega às margens do mar da Galiléia. Aí, com as multidões, se dá a segunda partilha dos pães, agora em território dos gentios. A narrativa segue a mesma estrutura da primeira partilha. Mateus realça a situação de exclusão destas multidões: coxos, cegos, aleijados, mudos, às quais Jesus se consagra. Na primeira partilha, na Galiléia, com a presença também de judeus, Jesus "abençoa" os pães, conforme o uso hebraico. Agora, entre os gentios, toma os pães e "dá graças", conforme o uso entre gregos. A presença de Jesus entre os gentios e a partilha do pão com eles indica seu distanciamento do sistema religioso de Israel.

Direitos reservados:
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org