quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Gripe suína


Os alunos do turno noturno do curso de Biomedicina da UFRN estão com aulas suspensas desde o último dia 30 de novembro por medida de segurança para evitar o contágio por Gripe A (H1N1).

A decisão foi motivada pela suspeita de que um dos alunos está com a nova gripe. Com isso, cerca de 40 alunos estão sem aulas.

De acordo com a coordenadora do Curso de Biomedicina, Janeusa Souto, a decisão foi tomada em conjunto com a direção do Centro de Biociências.

“Tivemos uma reunião com vários chefes de departamento e ficou acordado que era o melhor a se fazer. Até porque estamos no fim do semestre”, diz Janeusa. As atividades serão realizadas a distância, através do sistema integrado da UFRN, o Sigaa.

O outro lado da moeda

Gripe suína: Destaque pede que pessoas do grupo de risco não compareçam ao Carnatal

A Destaque Promoções, empresa organizadora do Carnatal, divulgou uma nota de esclarecimento à população pedindo que pessoas que se encontram no grupo de risco não participem do evento.

Apesar dos riscos da nova gripe, a empresa afirma que o Ministério da Saúde não recomenda a suspensão do evento. Mas que, para prevenir o contágio da doença, a população deve tomar providências.

A Destaque pede que, pessoas que apresentem sintomas da Gripe A, grávidas, idosos e crianças não compareçam a festa. Portadores de doenças crônicas como câncer, diabetes, Aids, asma, dentre outras, também não devem ir ao Carnatal.

Os indivíduos que apresentarem sintomas da gripe, como coriza, tosse, dor de garganta, febre alta e dor no peito devem procurar o serviço de saúde.

A Destaque ainda sugere que o folião não compartilhe copos, latinhas e cigarros, além de evitar beijar pessoas estranhas. A nota ainda lembra que o uso de máscaras não impede o contágio da doença em ambientes abertos.

A nota foi elaborada em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia, o Ministério Público do Estado e o Conselho de Saúde.

Depois de selecionadas as pessoas "o resto" podem ir. E bom carnatal!

Tribuna do norte

Um comentário:

Camila Nicácio disse...

E após o Carnatal as pessoas "selecionadas" deixarão de respirar, estudar, trabalhar???????? Mesmo aqueles que não participarem estarão expostos a doença, principalmente grávidas, crianças, etc. O que é lamentável, pois o cuidado com a vida deveria falar mais alto, e não o bolso de um pequeno grupo.