quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Palavra do Arcebispo


Palavra do Arcebispo
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800


Venha a nós o Vosso Reino

Caríssimos irmãos e irmãs,
Na versão em latim da oração do Pai Nosso, assim rezamos: Adveniat regnum tuum. Venha a nós o vosso reino.
Jesus nos ensinou a assim rezar. Clamamos ao Pai que está no céu que esse reino se faça presente no meio de nós. Que nós tenhamos a coragem de construí-lo. Que o façamos acontecer em nossa vida diária.
O período litúrgico que hoje iniciamos, chamado de Advento, é muito propício para meditarmos sobre isto: a chegada do Reino de Deus.
O Evangelista São João, no capítulo primeiro de seu Evangelho, nos diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. O nascimento de Jesus inaugura um novo tempo para a humanidade. Para o povo que caminhava na escuridão brilhou uma grande luz.
Durante as quatro semanas do Advento vamos preparando a celebração do Natal do Senhor. Iremos contemplar o anúncio dos profetas que preparam a chegada do Messias. Acompanharemos Maria e José na espera ansiosa do Menino.
Ao mesmo tempo, devemos preparar o nosso coração. Não poderemos celebrar a festa se não arrumarmos a vida. O Cristo veio a primeira vez no ventre de Maria, mas vem agora e todos os dias no nosso coração. E assim como Deus preparou o seio imaculado para gerar seu Filho, quer purificar também o solo de nosso coração para acolher a semente de vida que é Jesus.
Temos que seguir a mensagem dos profetas: Endireitai os caminhos do Senhor... A nossa vida precisa ser dirigida para este evento que mudou a história, mas que precisa mudar também a nossa história.
Como Maria e José temos que estar na expectativa ansiosa pela chegada de Jesus. Temos que abrir as portas para acolhê-los. Não pode faltar lugar na estalagem de nossa vida.
É Advento. Aproveitemos para uma boa revisão em nossa vida. O ano está chegando ao fim. Que fizemos? Que poderíamos ter feito melhor? Que presente vamos oferecer a Jesus no Natal que se aproxima?
Não esqueça disso: o seu coração é a nova Belém onde Jesus quer nascer para alegrar o mundo.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre. Amém.

Nenhum comentário: