quarta-feira, 28 de abril de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 28/04/2010



Jo 12,44-50 - Crer em Jesus é crer no Pai Jo 12,44-50

Jesus disse bem alto:
- Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão. Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia.
- Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar. E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer. 


Comentário do Evangelho

Acolher as palavras de Jesus

Na narrativa do ministério de Jesus, no Evangelho de João, estas são as suas últimas palavras em público. No estilo joanino, nesta fala de Jesus são reapresentados temas fundamentais do Evangelho. Daí em diante Jesus só falará com seus discípulos ou com quem o interroga em seu julgamento. Seu ministério aproxima-se do fim. Jesus encontra-se em Jerusalém, onde se concentram multidões de peregrinos para celebrarem a festa judaica da Páscoa. Jesus é a imagem de Deus. Com suas palavras e sua prática, é a luz que liberta das trevas. Cada um é julgado por sua consciência, em face das palavras de Jesus. Jesus respeita a liberdade. Não veio para condenar o mundo, mas para dar-lhe vida. A resposta ao amor deve ser livre. Acolher as palavras de Jesus é colocá-las em prática desenvolvendo a capacidade de amar, à semelhança do amor divino. Fica aberto a todos, indiscriminadamente, o convite a crer em Jesus e a participar na vida eterna.

Autor: José Raimundo Oliva