sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As Bem aventuranças

«Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus.

Jovem é executado com dois tiros na cabeça em Mãe Luíza

DN online
 
Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra.

Padre é encontrado assassinado dentro de casa em Maceió

tribuna do norte


 
Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.

Sobe para 91 o número de mortos por passagem de furacão em El Salvador

tribuna do norte


 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados.
Situação da violência contra a mulher em Natal causa preocupação
TV ponta negra 

 
Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Passeata pede mais atenção para o combate de drogas e tratamento de viciados

G1

 
Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus.

Em 11 anos, Rio registra 10 mil mortos em confrontos

 R7
 
         Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus.»

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


Elisabeth (teatro)

Muitas realizações para a coordenadora da equipe de teatro Elizabeth, que o Senhor te abençoe e lhe proporcione muitas conquistas em tua vida e família.

"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade".
(Mário Quintada)

Casa da Moeda presta homenagem a mosteiro que completará 350 anos, em 2010

A Casa da Moeda vai cunhar uma medalha nacional para marcar os 350 anos do Mosteiro de São Bento, em Sorocaba, interior paulista, que serão comemorados em abril de 2010. O mosteiro foi construído em 1660, seis anos após a fundação da vila, e a cidade formou-se em volta do edifício. É provavelmente o único mosteiro beneditino do país a conservar o prédio original, com grossas paredes de taipa. Outros mais antigos, como os de São Paulo, Salvador (BA) e Olinda (PE), foram substancialmente modificados por reformas e novas edificações.
 
O professor Luiz Almeida Marins Filho, da Associação Amigos do Mosteiro, conta que fez o pedido à Comissão Medalhística depois de realizar uma palestra na sede da Casa da Moeda, no Rio. "Falei da importância da presença beneditina em Sorocaba e sugeri a homenagem”.
 
A sugestão foi aceita, mas o mosteiro teve de concorrer com outras 150 propostas de cidades e instituições. Há dez dias, Marins viajou ao Rio para defender a proposta. "Um dos argumentos que pesaram é o fato de Sorocaba ser a única cidade brasileira que nasceu e se desenvolveu em torno de um mosteiro, como ocorreu em importantes cidades da Europa e do Oriente”.
 
O desenho da medalha será definido com base em material iconográfico que será enviado à Casa da Moeda. Serão apresentadas algumas opções e a escolha caberá a representantes da instituição homenageada. O plano é envolver a comunidade na indicação do layout vencedor. As medalhas terão versões em ouro, prata e bronze, mas a tiragem ainda não foi definida. O lançamento será em abril. De acordo com Marins, elas serão colocadas à venda visando à arrecadação de recursos para a restauração do prédio.
 
O conjunto arquitetônico representado pelos claustros e pela Igreja de Sant’Anna, está sendo restaurado desde 2004 com doações da população. O restauro inclui imagens, pinturas, mobiliário e outras obras de arte.

Fonte: Matéria do jornal Estado de São Paulo

Vozes afinadas e canções na ponta da língua...



Começa hoje (11) e segue até sábado (14), o 15º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 7º Encontro Nacional de Coros em Natal – ENCONAT.

O evento, que acontece no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), a partir das 19h30, é uma promoção Secretaria Municipal de Educação.

Participam coros infantis, juvenis, religiosos, de empresas e independentes, totalizando 50 grupos.

O RN estará representado por 35 corais, cinco deles dos municípios de Goianinha, João Câmara, Mossoró, Parnamirim e Taipu. Do país, referência aos grupos das cidades de Aracaju/SE, Fortaleza/CE, Guarabira e João Pessoa/PB, Recife/PE, Maceió e Coruripe/AL, Salvador/BA e Cuiabá/MT.

Além das apresentações noturnas, a programação oficial conta ainda, no dia 13, com seis apresentações paralelas na Escola Municipal Celestino Pimentel, Emília Ramos, Santa Catarina e Santos Reis; no dia 14, às 16h, no Parque das Dunas; e às 17h no Midway Mall.

Para conferir a programação completa, clique aqui!
Italo Amorim

ESTAFA PODE DESENCADEAR DOENÇAS COMO HIPERTENSÃO, FOBIAS E GASTRITE.




Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa.


De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. "Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior", alerta o fisiologista da Unifesp, Claudio Pavanelli.

"A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema", explica Claudio.

Mente e corpo em equilíbrio

A forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. "O cansaço mental é tamanho que o paciente chega a sentir dor física. As pressões psicológicas se refletem no corpo", explica o fisiologista. "Neste caso, a melhor indicação é o relaxamento. É preciso rever a maneira como lidamos com os nossos problemas e frustrações. Às vezes, uma mudança simples de postura pode te livrar de um dano maior a saúde", continua.

"A estafa mental é muito mais grave do que a física porque tende a causar danos psicológicos e físicos. Caso não seja tratada adequadamente pode provocar doenças como: falha de memória, insônia, irritabilidade, desânimo, tristeza profunda e angústia", explica Claudio.

Estresse x estafa

Muita gente confunde, mas estafa e estresse são problemas diferentes. Algumas diferenças ajudam a diferenciar os dois quadros. A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga. "O grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é maior, além disso, o estresse é muito mais mental do que físico, por isso, não adianta usar os mesmos procedimentos. É uma questão de intensidade e durabilidade da fadiga", explica Claudio.

Estafa central ou mental

Sintoma

- Falha de memória;
- Insônia;
- Irritabilidade e choro com facilidade;
- Desânimo;
- Tristeza e angústia;
- Azia, má-digestão;
- Palpitação;
- Diminuição do desejo sexual

Tratamento

Relaxar é o lema para curar a estafa. "Muitas vezes o tempo que se "perde" indo ao cinema ou em um parque, por exemplo, é um ganho de saúde e bem-estar.

É melhor parar agora do que perder o controle depois", alerta o fisiologista.

- Saiba aproveitar os momentos de lazer;
- Converse sobre os problemas com os amigos ou com um profissional;
- Cultive o bom humor;
- Aprenda a relaxar;
- Não faça várias tarefas ao mesmo tempo;
- Procure resolver um problema de cada vez;
- Organize suas prioridades;
- Não leve preocupações do trabalho para casa;

Estafa periférica ou física

Sintomas

- Dores no corpo;
- Apatia;
-Baixa resistência imunológica;
-Distensão muscular Tratamento;
-Pratique atividade física com moderação;
-Respeite o ritmo de seu corpo;
- Procure ter uma alimentação balanceada e saudável

Algumas doenças causadas tanto pela estafa mental quanto pela física

- Hipertensão arterial (pressão alta)
- Doenças emocionais (ansiedade, pânico, fobias)
- Doenças gastrointestinais (colite, gastrite e úlcera)
- Doenças do coração (arritmia, angina e infarto)

Fonte: yahoo.com.br/noticias

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 13/11/2009



Tudo com marcas de eternidade
Leitura Orante / Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 17,26-37


Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem. Todos comiam e bebiam, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Depois veio o dilúvio e matou todos. A mesma coisa aconteceu no tempo de Ló. Todos comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e matou todos. Assim será o dia em que o Filho do Homem aparecer. Aí quem estiver em cima da sua casa, no terraço, desça, e fuja logo, e não perca tempo entrando na casa para pegar as suas coisas. E quem estiver no campo não volte para casa. Lembrem da mulher de Ló. A pessoa que procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira. Naquela noite duas pessoas estarão dormindo numa mesma cama. Eu afirmo a vocês que uma será levada, e a outra, deixada. Duas mulheres estarão moendo trigo juntas: uma será levada, e a outra, deixada. [Naquele dia, dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado.]
Então os discípulos perguntaram:
- Senhor, onde vai ser isso?
Ele respondeu:
- Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus. 




Comentário do Evangelho

Quem procurar salvar a vida vai perdê-la


Concluindo a fala de Jesus sobre a chegada do dia do Filho do Homem, Lucas reúne alguns textos que integram o discurso escatológico em Marcos e Mateus. A partir de Noé e o dilúvio, e de Ló e a destruição de Sodoma, volta o tema da manifestação do Filho do Homem, com estilo apocalíptico. O evangelista parece registrar aqui alguma memória da destruição de Jerusalém pelos romanos, no ano 70 d.C. A mensagem escatológica é uma contundente moldura para a sentença já proclamada em outras ocasiões: "Quem procurar salvar a vida vai perdê-la; e
quem a perder vai salvá-la". Perder a vida neste mundo é libertar-se do apego às riquezas e ao poder e encontrar-se no seguimento de Jesus. A frase final permanece obscura. Pode ser uma alusão a Jerusalém e seus mortos, por ocasião de sua destruição.
 
Fonte: paulinas.org


Maria, exemplo de fé

O teu Sim transformou a humanidade
Trouxe até nós a Verdade
Abriu-se a porta da salvação
A promessa esperada feita a Adão.

Mulher forte, humilde e despojada
Onde Deus quis se fazer morada
Ainda menina, muito criança
Em seu ventre acendeu a esperança.


Mulher, mãe e discípula ao mesmo tempo
Soube seu lugar todo momento
Jamais procurou e procura ofuscar a luz
Mas, é a seta que aponta seu filho Jesus.

Mulher exemplo de fé para os cristãos
Sobre seu manto nos dá proteção.
É estrela guia a nos apontar
O caminho verdadeiro que se deve guiar.

Mulher que pelo filho foi muito amada
Do auto da cruz nos é presenteada
Como mãe foi-nos dada
E pelo mundo afora é devocionada.


Higor Bezerra

Dia Mundial de Diabetes

Um dia de práticas saudáveis será realizado neste sábado (14), no Parque das Dunas, em Natal. Motivados pelo Dia Mundial do Diabetes, alunos de medicina e de nutrição da UFRN, se reunirão com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do RN (SBEM/RN), em uma ação voluntária de orientação aos pacientes diabéticos, com atividades educativas e de prevenção à doença.

A programação começa logo cedo. A partir das 7h, os profissionais estarão à espera dos participantes na Tenda do Xadrez, de onde sairão para uma caminhada. O evento se estenderá até às 12h com lanches, distribuição de material educativo, avaliação nutricional e medição de peso, altura, gordura corporal e glicemia.

O dia 14 de novembro é a data mais importante para os 250 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Dados mostram que 7% da população do mundo inteiro tem diabetes. Só no Rio Grande do Norte, no ano passado, mais de 250 pessoas sofreram amputações, no Hospital Walfreedo Gurgel, em decorrência da doença. “Em Natal chamaremos atenção para a epidemia global da doença e a necessidade de ações para melhorar o cuidado e a prevenção do diabetes, sobretudo naqueles que têm o risco de desenvolvê-la”, explica a presidente da SBEM/RN, Anna Karina Pereira.

Outra forma de chamar a atenção da população e das autoridades é com a ilumicação de três prédios importantes na cidade: O Hospital Universitário Onofre Lopes, o Hospital Maria Alice Fernandes e o Midway Mall, a partir das 16h serão iluminados na cor azul. " O evento mundial procura chamar a atenção para o problema do diabético, como a falta de tratamento adequado e a dificuldade de acesso ao serviço de saúde pública", destaca a médica.

Fonte: DN online