quarta-feira, 30 de junho de 2010

IMAGEM É TUDO



O Rio Grande do Norte tem, no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo, a partir deste mês de junho. A imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia (incluindo o pedestal com 6 metros) foi inaugurada no dia 26, durante uma programação intensa de festividades. A obra teve um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença. 

“Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma idéia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes”, observa o reitor do Santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.

Agência RN

QUER COMENTAR?

Sine oferece 351 vagas de emprego nesta quarta-feira no RN

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Rio Grande do Norte oferece 351 vagas em diversas áreas nesta quarta-feira (30), sendo 18 delas para deficientes.

Os interessados nas vagas devem procurar um dos 19 postos do Sine, localizados nas Centrais do Cidadão, e levar todos os documentos pessoais, além da carteira de trabalho, para realizar o cadastro do profissional.

O Sine oferece vagas de emprego em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Nova Cruz, Apodi, Pau dos Ferros e Assú.

Continue lendo aqui.

FRASE DO DIA


“A arte de vencer se aprende nas derrotas”
Simon Bolívar

Passagem de ônibus interestadual fica 2,13% mais cara a partir de amanhã



Viajar de ônibus pelo Brasil e para o exterior fica mais caro a partir de amanhã. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou aumento de 2,13% no preço das passagens interestaduais e internacionais. Com o reajuste, o custo do transporte por terra fica menos competitivo frente à aviação. De 10 destinos pesquisados pelo Correio, em quatro o trajeto aéreo figurou como mais vantajoso. Se a compra for realizada com um mês ou mais de antecedência, na maioria dos casos é possível encontrar tarifas aéreas mais interessantes do que as oferecidas pelas empresas de ônibus.

Continue lendo aqui.

30 DE JUNHO DE 1980

você sabia

O Papa João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes. Na primeira vez chegou 
 ao meio-dia do dia 30 de Junho de 1980 e percorreu treze cidades em apenas doze dias. A maratona teve um total de 30000 km. Entrou por Brasília e partiu por Manaus. Na segunda visita, em Junho de 1982, esteve no Rio de Janeiro. A terceira visita foi entre 12 e 21 de Outubro de 1991. O Papa não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado, mas no Brasil ele quebrou a tradição. Visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias. Esteve também no Brasil entre 2 e 6 de Outubro de 1997.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 30/06/2010
 



A criação leva a marca do Criador e deseja ser libertada

Mt 8,28-34

Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. Eles começaram a gritar:
- Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?
Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência:
- Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos!
- Pois vão! - disse Jesus.
Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles. 
Comentário do Evangelho

Jesus está presente, junto aos discípulos
Esta narrativa de milagre, carregada de simbolismos, já estava no Evangelho de Marcos. Mateus a resume substancialmente, dando sentido diferente. Em Marcos a narrativa exprime o empenho de Jesus em libertar os oprimidos sob as legiões do Império Romano. Em Mateus ela gira em torno do embate entre Jesus e os demônios. Os possessos passam a um segundo plano. A narrativa fica com um sentido restrito: Jesus que dominou a tempestade (Mt 8,26) domina também os demônios violentos. O mundo é possuído por pessoas que, com injustiça, conquistaram as riquezas e armazenaram as armas às custas de muitas vidas. Para manter seu poder devem, ostentando
violência, manter também o povo submisso e explorado. Neste quadro assombroso, Jesus está presente, junto aos seus discípulos, em suas comunidades, que vivem o projeto de libertação.
Autor: José Raimundo Oliva
fonte:paulinas.org

SANTO DO DIA

Os primeiros mártires do Cristianismo


Certo dia, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. Em 19 de julho de 64, a poderosa capital virou escombros e o imperador Nero, considerado um déspota imoral e louco por alguns historiadores, viu-se acusado de ter sido o causador do sinistro. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio contra os seguidores da fé que se espalharia pelos anos seguintes.

Nero aproveitou-se das calúnias que já cercavam a pequena e pouco conhecida comunidade hebraica que habitava Roma, formada por pacíficos cristãos. Na cabeça do povo já havia, também, contra eles, o fato de recusarem-se a participar do culto aos deuses pagãos. Aproveitando-se do desconhecimento geral sobre a religião, Nero culpou os cristãos e ordenou o massacre de todos eles.

Há registros de um sadismo feroz e inaceitável, que fez com que o povo romano, até então liberal com relação às outras religiões, passasse a repudiar violentamente os cristãos. Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos, provocando implacável perseguição.

Alguns adultos foram embebidos em piche e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins da colina Oppio. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas.

Desse modo, a crueldade se estendeu de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. Não havia justificativa, nem mesmo alegando razões de Estado, para tal procedimento. O ódio acabou se transformando em solidariedade.

Os apóstolos são Pedro e são Paulo foram duas das mais famosas vítimas do imperador tocador de lira, por isso a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio de ambos.

Porém, como bem nos lembrou o papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica Apostólica Romana.