domingo, 19 de junho de 2011

CANTAR E REZAR !



Oração
A banda mais bonita da cidade
Composição: Leo Fressato

Meu amor essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois

Cabe até o meu amor, essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois

Cabe até o meu amor, essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe essa oração

O JOVEM E O MEDO DE VIVER


"A coisa sórdida que existe é o que se faz com a nova geração: idealiza-se que bom é ser jovem, a juventude é o máximo, e o que não é novo é anacrônico, obsoleto. E dá-lhe vitamina, ginástica, cirurgia. Acontece que jovem sabe que ser jovem é difícil para caramba. Não sabe para onde vai, de quem gosta, se é amado. Sofre o diabo. Então, diante do novo paradigma de que tudo é a juventude, ele pensa: isto é o melhor que me espera? Então eu tenho medo de viver. É isso. A geração passada tinha medo de morrer, a atual tem de viver. De envelhecer. É das coisas mais cruéis que aconteceram na modernidade. Desqualificou-se o que é velho e o processo de envelhecimento. Gerou na terceira idade um sentimento de desvalorização colossal. E da juventude, roubou as noção do processo e das etapas da vida, cada uma com suas vantagens e desvantagens"

(Trejo retirado da entrevista do economista Carlos Lessa na edição deste domingo de "O Globo")
Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Santos juninos

 

Caríssimos irmãos e irmãs,

Durante o mês de junho, especialmente na nossa Região do Nordeste do Brasil, as famílias se reúnem com grande alegria para celebrar os santos que adquiriram grande devoção popular.
Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo trazem consigo uma gama de histórias, tradições, folclore, religiosidade e fé.

Santo Antônio, nascido em Lisboa, no final do século XII, recebeu o nome de Fernando. Tendo ingressado primeiro na Ordem de Santo Agostinho, passou em seguida para a Ordem Franciscana onde se revelou um exímio pregador.

Tendo fixado residência em Pádua, na Itália, reformou a cidade, libertou da prisão os devedores e ajudou os pobres. Perto de sua morte aparece-lhe em sua cela a imagem do Menino Jesus o que explica que ele o traga nos braços.

São João era filho de Zacarias e Isabel e passou a ser chamado de Batista porque batizava as pessoas, tendo, inclusive, batizado o próprio Cristo que, por sinal, era seu primo e foi por ele consagrado como o último e maior dos profetas.

O seu nascimento é celebrado pelo povo com muita alegria. Cantos, danças, quermesses, fogueiras, fazem dessa festa uma das mais populares e queridas pelo povo.

São Pedro tinha como primeiro nome Simão, nasceu em Betsaida e era irmão do Apóstolo André. Antes de ser Apóstolo era pescador, mas foi chamado pelo próprio Jesus para deixar tudo e caminhar com ele, pregando o Evangelho.

Escolhido pelo Cristo como primeiro chefe da Igreja, foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como o Mestre.

São Paulo, que antes de se encontrar com o Senhor chamava-se Saulo, era um perseguidor dos cristãos tendo inclusive auxiliado no martírio de Santo Estêvão. Na estrada de Damasco teve um encontro com o Cristo Ressuscitado que mudou radicalmente a sua vida.

Tornou-se Apóstolo e Pregador e fundou várias comunidades cristãs que foram se fortalecendo e formando a Igreja de Cristo fora dos limites da Judéia.

Que estes Santos de Deus intercedam pelo nosso povo concedendo a alegria serena e a paz necessária em nossos dias.

Deus nos abençoe hoje e sempre.
Dom Matias de Patrício de Macêdo
Arcebispo da Arquidiocese de Natal

VIVA SÃO JOÃO !


Já dizia os nossos pais que festa de São João era no interior; Hoje  a tradição e a "mística" que envolviam as festas juninas, acabou-se! Até a fogueira junina onde a família se reunia para comer milho e escolher padrinhos está em extinção !

Mas o Rei Luiz Gonzaga já cantava em priscas eras:

"Era a festa da alegria (São João)
Tinha tanta poesia (São João)

Tinha mais animação

Mais amor, mais emoção

Eu não sei se eu mudei

Ou mudou o São João
"

 

30ª Assembleia do Conselho do Laicato do Brasil

    

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza, na próxima semana, de 23 a 26, sua 30ª Assembleia anual, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Durante a Assembleia, os leigos vão discutir o tema “Os cristãos leigos e leigas, discípulos-missionários comprometidos com a vida”. 

“Será uma assambleia avaliativa para discutir a competência do CNLB, tendo como base o estatuto do Conselho, a Carta de Princípios e as ações programadas no último encontro nacional do laicato, em 2007”, explica o presidente do CNLB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.

Segundo Azevedo, a partir do tema, a Assembleia vai debater a vida no seu sentido amplo e não apenas na perspectiva ambiental. São esperadas 150 pessoas, vindas dos 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos (como Renovação Carismática Católica, Movimento Familiar Cristão, Cursilho de Cristandade), pastorais (da Juventude e da Terra, por exemplo) e associações leigas (Vicentinos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, dentre outras), que são entidades filiadas ao CNLB.

Esta será a primeira assembleia coordenada por Azevedo, que assumiu a Presidência do Conselho no ano passado. “Minha expectativa [com a Assembleia] é conhecer ainda melhor o momento atual do CNLB através da avaliação e buscar novos caminhos de fidelidade à nossa vocação e missão de cristãos leigos”, comenta o presidente.

Ex-deputado estadual em Minas Gerais e atual vice-prefeito de Itajubá (MG), Azevedo aponta as “rápidas mudanças do mundo hoje” como um desafio que exige a atuação dos cristãos leigos “tanto na Igreja quanto na sociedade e na política”.

A Assembleia do CNLB contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG). A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), convidadas, confirmaram presença no encontro.


Faculdade lança página na internet



A Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales já dispõe de um espaço na internet. O endereço do site é www.fahs.edu.br. Nele, o internauta encontra informações sobre os Cursos de Licenciatura em Filosofia e de Bacharelado em Teologia, assim como orientações para o processo seletivo.

A Faculdade também está com inscrições abertas para o vestibular 2011.2. As inscrições poderão ser feitas até 28 de junho, na sede da Faculdade, situada na Avenida Câmara Cascudo, 390, na Cidade Alta - Natal.

As provas serão realizadas dia 2 de julho, das 8 às 12 horas. Serão oferecidas cem vagas para o ingresso no segundo semestre de 2011, sendo 50 vagas para Filosofia e 50 para Teologia. As aulas serão iniciadas em agosto.

Mais informações sobre o Vestibular podem ser obtidas no site da Faculdade ou pelo telefone: 3615-2827.