segunda-feira, 30 de novembro de 2009

É o amor que humaniza a sexualidade




Quem verdadeiramente ama é capaz de assumir o outro integralmente
Amor: somente ele pode, de fato, humanizar a sexualidade. No entanto, em nossos dias esse termo se encontra envolto em uma complexa confusão em seu sentido e compreensão. Muitos o têm reduzido apenas à dimensão do prazer e à sua especificidade erótica. É certo que essa palavra engloba também essa dimensão, contudo, ele não se encerra apenas em tal expressão.

O amor – em seu sentido agápico (Grego: Agápe) – significa capacidade concreta de doação em favor de um outro, buscando a devida interação com a verdade dele. E isso também deve ser aplicado à concepção humano/erótica do amor, pois, este para ser autêntico não poderá ter o egoísmo como única força motriz.

O amor não se resume à utilização do outro como objeto de prazer sexual. Ele não poderá permitir a utilização momentânea e descartável de um “alguém humano” por meio de aventura descompromissada e irresponsável. O autêntico amor comporta o compromisso.

Estamos acostumados a ouvir os gritos de uma sociedade, que elevou à máxima potência a necessidade de satisfazer os próprios desejos e instintos a qualquer custo, transmutando assim o valor da pessoa e o colocando em segundo plano. Dentro desse universo de compreensão o que importa é satisfazer o desejo, não se importando se o outro é utilizado como um mero “brinquedo” por alguns instantes, sendo depois jogado nas mãos do destino.

É o amor/compromisso que humaniza a sexualidade, do contrário ela se torna apenas egoísmo animalesco. A vivência sexual sem o amor deixa de ser humana e torna-se escravidão instintiva.

Quem verdadeiramente ama é capaz de assumir o outro integralmente, com todas as suas consequências, sem querer usá-lo apenas para uma satisfação superficial.

O amor torna humana a sexualidade, gerando o comprometimento – que tem sua máxima expressão no matrimônio sacramental – e o bem, necessários para que a devida interação aconteça, sinalizando o outro como fim e não como meio. O ser humano possui uma dignidade inviolável, ele é pessoa e nunca deverá ser diminuído à categoria de objeto.

O amor traz cor e sabor à vida, ele inaugura uma primavera de sentido para toda e qualquer relação.

A virtude a que somos chamados consiste em contemplar pessoas e relacionamentos sob a ótica do autêntico amor. Assim a doação sincera em vista do bem inspirará nossas atitudes e nos permitirá elevar o ser à sua altíssima e verdadeira condição: a de filho amado, querido e respeitado por Deus.

Adriano Zandoná (seminarista)

FRASES



"O que há de admirável no amor é que quando um se dedica ao outro, esquecem-se de si mesmos." 
(M. Corday)

Chegou o CD Eliana Ribeiro “Barco a Vela”




Gravado Ao Vivo no auditório São Paulo, em Cachoeira Paulista. O CD tem 14 faixas, incluindo músicasinéditas: Barco a Vela, música que dá título ao CD, Força e Vitória, Enviai e Eu me Rendo a Ti.
No CD há a produção com uma qualidade técnica de áudio. Um Trabalho imperdível para que as pessoas tenham o prazer de estar junto a Deus por meio da música, por meio de uma celebração de vida preparada, especialmente, com muito trabalho e carinho. Um trabalho que marca a trajetória de Eliana Ribeiro na sua vida missionária.
Conheça o CD Eliana Ribeiro, Ao Vivo – Barco a Vela e tenha o grande prazer de estar em contato com Deus por meio da música e do show que traz grandes novidades e uma produção que vai encantar o público, emocionar, levar grandes momentos que provem o bem da alma e do espírito.

Músicas
1. Nada me falta
2. Barco a vela
3. Sempre caminhar
4. Enviai
5. Consagrado para amar
6. Força e vitória
7. Deus te vê
8. Utopia
9. Ao teu encontro
10. Espera no Senhor
11. Eu me rendo a Ti
12. Sonda-me/ Vem ES/ Pra te adorar
13. Chuva de graça
14. Dia de festa


 

Natal em família 2009



O grupo luz do mundo prepara-se para o advento, com o natal em família 2009, o GLM faz como de costume as visitas nos bairros de Km 8 (comunidade do galo), e Panatis I, II e III.

 

Parafuso





Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente pelo tempo utilizado para realizá-la.

Um bom exemplo é o caso do técnico em informática que foi chamado para consertar um computador gigantesco e extremadamente complexo. um computador que valia 12 milhões de dólares.

Sentado em frente ao monitor, apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho.

Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia um minúsculo parafuso.

A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento.

o presidente da companhia ficou encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente. Quanto é que lhe devo? Pergunto.

São mil dólares pelo serviço realizado, respondeu o técnico.

Mil dólares?
Mil dólares por alguns momentos de trabalho?
Mil dólares por apertar um simples parafusinho?
Disse o presidente, indignado.

Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares.
Mas mil dólares é uma quantia absurda!
Farei o pagamento desde que você me envie uma fatura detalhada que justifique o preço que você está cobrando.

O técnico confirmou com a cabeça o pedido e se foi.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura.
Leu a nota com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar.

Na fatura estava escrito:
Detalhe dos serviços prestados
Apertar um parafuso:
1 dólar
Saber qual parafuso apertar:
999 dólares

Pois é, minha gente, essa é uma lição pra não esquecer:
Ganha-se pelo que se sabe e não somente pelo que se faz!

Just Marriage!


No último sábado foi a vez da nossa amiga Rosana (ex. música) a unir-se em matrimonio, ela que é um verdadeiro anjo  emocionou a todos ao cantar para seu noivo em meio a cerimonia. O GLM deseja muitas realizações nesta nova fase de vossas vidas que agora é uma só.


Muitas felicidades ao casal Rosana e Fabiano

Micareta católica reúne jovens e pinta às ruas da Zona Norte




Uma festa diferente, com jovens cantando músicas religiosas ao som de axé e muita swingueira chamou a atenção dos moradores do bairro de Nazaré na tarde-noite de ontem. Foi a terceira edição do Nazaré Fest, uma espécie de micareta católica que conseguiu reunir jovens nos dias que antecedem ao Carnatal como forma de anunciar para a sociedade que é possível cantar, dançar e entrar na folia, sem a necesidade de ingerir bebidas alcoólicas ou consumir drogas.

A promoção da Micareta foi da recém-criada paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A concentração foi em frente à igreja, no bairro de Nazaré, com os foliões seguindo pela Avenida Miguel Castro, Rua dos Potiguares, Amintas Barros, Caicós e retornando pela Miguel Castro. O evento foi animado pelos grupos Jovens de Cristo, Ministério de Música Encontro com Deus, Banda Siga-me(que puxou o trio elétrico) e Divina Luz. O evento encerrou às 20h.

De acordo com o organizador Mikael Alves, o eventotem atraído muitos jovens que, apesar de não se identificarem com o Carnatal, gostam de se divertir, dançar e pular. "Essa é uma forma que encontramos de proporcionar diversão aos jovens que estão engajados na igreja e não se sentem bem em um ambiente como o de uma micareta tradicional. A moradora do bairro, Isaura Batista da Silva, 40, gostou de ver jovens se divertindo sem beber. "Fico feliz em ver que também existem jovens preocupados em transmitir amor, mesmo que seja através de músicas ritimadas como o axé", disse ela.

Alternativa

Para a foliã e estudante Sheyla Lima, 18, residente em Cidade Nova, a micareta, apesar de ter proporções muito menores do que um bloco de Carnatal, tem um significado muito grande porque aproveita para evangelizar as pessoas com as músicas, além de espalhar alegria na comunidade. Outro entusiasta era Eliziel Soares, 23, que faz parte do grupo de acolhimento e da renovação carismática da Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

DN online

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 30/11/2009



Vocação de todos


Leitura Orante


Mt 4,18-22


Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele. 
 
Comentário do Evangelho

"Venham comigo"

Esta narrativa do chamado dos quatro primeiros discípulos é encontrada, praticamente sem alterações, também no Evangelho de Marcos. Já Lucas insere o episódio no contexto de uma pesca milagrosa, e no Evangelho de João o chamado se dá por ocasião do batismo de Jesus feito por João Batista. Pedro e André são originários de Betsaida,
região gentílica de fronteira, no norte do lago da Galiléia. André é um nome grego, o que aponta para as raízes gentílicas dos dois irmãos. Nos Evangelhos, encontramos significativas referências a André. Em Marcos, Mateus e João ele é nomeado entre os quatro primeiros discípulos chamados por Jesus. E está na relação dos doze apóstolos em todos os sinóticos. No Evangelho de João, é mencionado na narrativa da partilha dos pães e, ainda, com Filipe, é intermediário entre os gregos que queriam ver Jesus. Da mesma forma, no Evangelho de Marcos ele participa
do diálogo com Jesus sobre a destruição do templo. A tradição guarda a memória de um amplo apostolado de André na Ásia Menor, tendo sido martirizado em uma cruz em forma de X, na Acaia.

Direitos reservados:
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.or