quinta-feira, 10 de julho de 2008

CINEMA NA COMUNIDADE

Amanhã (12/07/2008), se Deus quiser, haverá cinema de qualidade em nossa comunidade. A equipe de Ação Social convida a todos a comparecerem e prestigiarem este nosso momento de entretenimento e cultura. O filme conta com a nata de atores talentosos do nosso Brasil. Imperdível ! Dúvidamos que há algo tão bom e barato para fazer no sábado à noite. Esperamos vocês por lá !



Você sabia que a Assembléia Geral das Nações Unidas instituiu 2008 o Ano Internacional do Saneamento? O objetivo é chamar atenção para esse problema de saúde pública e acelerar os esforços mundiais de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso ao saneamento básico até 2015.

FILME: “Saneamento Básico, O Filme” (100min) - COMÉDIA !

DIA: 12/07/2008 (sábado)

HORA: 19h

LOCAL: Ao lado da Igreja de São Marcos em TELA GIGANTE

ORGANIZAÇÃO: Grupo Luz do Mundo.





SESSÃO BOA MÚSICA

Para não esquecer do São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antonio, falemos do "homem que humanizou o forró" DOMINGUINHOS !

José Domingos de Morais (Garanhuns, 12 de fevereiro de 1941), conhecido como Dominguinhos, é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro.

Exímio acordeonista, teve como mestres nomes como Luís Gonzaga e Orlando Silveira. Tem em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, jazz etc.

A vida de José Domingos mudou quando ele, aos sete anos (1948), foi descoberto pelo Rei do Baião exibindo-se nas feiras e portas de hotéis de sua cidade, Garanhuns, Pernambuco. O rei do baião, no auge, encantou-se com Dominguinhos e prometeu apadrinhá-lo se ele viesse para o Rio, o que só aconteceria em 1954.

Em 1967, Luiz Gonzaga levou Dominguinhos para gravar discos instrumentais de forró em seu selo Cantagalo, no qual ele estrearia como solista e trabalharia também como acompanhante. Como Luiz Gonzaga (que o projetou no show Volta para Curtir, em 1972), Dominguinhos deve a virada em sua carreira ao incentivo e parceria com os baianos já na fase pós-tropicalista (Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso) . O seu leque de parcerias inclui Fausto Nilo (Pedras que Cantam) a Chico Buarque (Tantas Palavras, Xote da Navegação). Com o também pernambucano Nando Cordel, ele fez a toada lenta De Volta pro Aconchego, um estouro na voz de Elba Ramalho, e o forró Isso Aqui Tá Bom Demais, gravado em dupla com Chico Buarque.

A bordo do instrumento que o consagrou, Dominguinhos consegue ser melodioso até o lamento de dor ou incendiar um forró apinhado de dançarinos. Seu fole descende do mestre de todos Luiz Gonzaga, mas ele também é um criador com autonomia.



EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 11/07/2008



Perseguições e sofrimentos

Mt 10,16-23

- Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas. Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.
- Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Quando vocês forem perseguidos numa cidade, fujam para outra. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês não acabarão o seu trabalho em todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem.

Comentário do Evangelho

Sofrimento na missão

Nestas advertências sobre as tribulações que advirão aos missionários, Mateus insere alguns ditos de Jesus que são mencionados no discurso escatológico, relativo ao fim dos tempos (cap. 24). De certo modo, estas tribulações são o prenúncio do fim dos poderes opressores do Templo e dos impérios. Os discípulos devem ser prudentes na sua missão. Não se trata de derrotar o adversário, em uma disputa pelo poder, mas de dar seu testemunho de fé, na simplicidade. O adversário reagirá com diversas formas de violência. Até no seio da família haverá incompreensão e traição. Mas o Espírito Santo iluminará os discípulos e lhes dará forças para perseverar.
Hoje, no ocidente globalizado, vive-se a paz social da submissão. Contudo, nas comunidades, são várias as experiências de libertação.

Oração
Pai, reveste-me com a força do teu Espírito a fim de que eu tenha força suficiente para perseverar, até o fim, no cumprimento da missão recebida de Jesus.

TECNOLOGIA

Os 13 sites indispensáveis da internet brasileira

Entre sites nacionais, como Apontador e UOL, e serviços como Orkut e Flickr, confira o que não pode ficar longe do browser.

Quais são os endereços brasileiros na internet que você não passa um dia sem visitar?

Inspirado por uma lista de serviços internacionais elaborada pela revista Time, o IDG Now! resolveu ir atrás dos sites e serviços brasileiros ou com versões nacionais que estão na maioria das preferências online.

Para tanto, decidiu-se listar tanto projetos genuinamente brasileiros, como a dupla Submarino/Americanas.com, o comparador de preços Buscapé e os portais UOL e Globo.com, como adaptações em português para serviços internacionais, como YouTube, Flickr e Wikipedia.

Evidentemente, a lista não é um ranking onde um é mais importante que outro e muito menos coloca seus integrantes como destino único para uma mídia tradicionalmente conhecida por não ter fronteiras - muitos serviços em inglês ficaram de fora da lista, mas continuam indispensáveis no nosso dia-a-dia.

Como toda lista é subjetiva, por mais rígidos que sejam os critérios adotados, o IDG Now! pergunta: quais são os serviços (brasileiros ou com versões em português) que você não dispensa diariamente? Dê sua opinião nos nossos comentários.

Apontador - Muito antes do Google oficializar a versão brasileira do seu serviço de mapas, o Apontador já traçava rotas em mais de 70 cidades brasileiras, com informações em tempo real sobre o trânsito em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Claro que a competição com Google e Microsoft não é nada mole - o primeiro conta com uma ferramenta de mashups infalível e foi totalmente adaptado em Belo Horizonte, enquanto o Live Search Maps equilibra bem as indicações de estabelecimentos com o trânsito em tempo real.

No ano em que os mapas digitais chegaram ao Brasil, o nacional Apontador sofisticou sua ferramenta para traçar rotas, corrigiu alguns problemas anteriores, como a desorganização dos pontos de interesse, e não deixou nada a dever aos rivais multinacionais.

BuscaPé - Se o comércio eletrônico coloca as compras a um clique de distância, são os serviços de comparação de preço que economizam sola de sapato ao juntar inúmeras referências de um produto em uma mesma tela.

No Brasil, o que era uma larga vantagem do BuscaPé sobre os concorrentes se transformou em dominação quando a empresa, fundada por Romero Rodrigues em 1998, comprou não só o rival Bondfaro como a consultoria de e-commerce e-bit.

Atualmente, o BuscaPé faz cerca de 300 mil consultas de preços de produtos em 32 diferentes categorias, uma mão na roda para quem não pretende passar uma tarde gastando combustível e estacionamento atrás de determinado produto.

Dez anos depois do seu lançamento, o Buscapé movimenta uma média de 40 milhões de reais em vendas por mês e vem se beneficiando pela capilarização do seu sistema graças ao programa de afiliados com blogueiros.

Flickr Brasil - Após comprar o serviço com a startup Ludicrew em março de 2005, demorou até que o Yahoo levasse a sério o Flickr entre a comunidade brasileira.

Isso não pareceu um problema para os usuários brasileiros, que encontraram na comunidade digital um veículo mais sofisticado, social e amplo do que o antes popular Fotolog, ainda bastante acessado entre usuárias jovens, segundo o Ibope.

Dados do próprio Yahoo Brasil indicam que o Flickr tem cerca de 1,9 milhão de usuários no País, mais que o dobro dos 800 mil registrados quatro meses antes - o período compreende a migração do Yahoo Photos, preterido pelo buscador em nome do Flickr.

O jogo virou em junho, quando o Yahoo estreou o Flickr brasileiro, com contas pagas em real e menus traduzidos para o português, sem muito alarde. Toda a festa ficou para outubro, quando o Flickr reuniu sua comunidade no Museu Brasileiro de Esculturas e Arte (MuBe).

Globo.com - A internet e a TV brasileiras não se entendiam muito bem até que as Organizações Globo resolvessem investir pesado para levar seus programas à grande rede. O resultado é o Globo.com, portal que amarra as pontas entre as rádios, estações de TV e o G1, site de notícias do grupo inaugurado em setembro de 2006.

Não que o portal do conglomerado tenha azeitado as relações entre o eletrodoméstico mais popular do Brasil e a internet, mas é inegável que a Globo.com deu passos consideráveis de usabilidade ao oferecer milhares de vídeos em uma interface limpa e muito bem organizada.

Mais que isto: além do fator usabilidade dar um banho nos rivais diretos da web brasileira, a Globo.com conta com o evidente apelo da sua gigantesca base de vídeos, sejam eles o capítulo da novela de ontem ou a final do futebol na década de 80.

Continuaremos na próxima semana !

PROSA E POESIA

A Bíblia pela ótica feminina

A menina marcava as páginas onde estavam impressas aquelas leis absurdas com a intenção de, mais tarde, arrancá-las. 0 pai explicou-lhe que era inútil, havia muitos outros livros com as mesmas leis. quisesse mudá-las, teria de convencer as pessoas que faziam leis.

Lida por esta ótica, a Bíblia revela a igualdade entre homens e mulheres e denuncia a leitura machista que pretende derivar dos desígnios de Deus instrumentos de dominação, como a interdição de acesso das mulheres ao sacerdócio e ao episcopado, e a preponderância masculina sob o pretexto de que Eva foi criada a partir da costela de Adão — quando a natureza não deixa dúvidas de que todo homem nasce do corpo de uma mulher.

0 evangelista Mateus aponta, na árvore genealógica de Jesus; cinco mulheres. Tamar, Raab, Rute e Maria; e de modo implícito, a mãe de Salomão, aquela "que foi mulher de Urias". Não é bem uma ascendência da qual um de nós haveria de se orgulhar.

Em sua atividade pública, Jesus se fez acompanhar pelos Doze e por algumas mulheres: Maria Madalena; Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes; Susana e várias outras. Portanto, o grupo de discípulos de Jesus não era propriamente machista. Além disso, Jesus freqüentava, em Betânia, a casa de suas amigas Marta e Maria, irmãs de Lázaro.

O primeiro milagre de Jesus foi para atender ao pedido de uma mulher, Maria, sua mãe, preocupada com a falta de vinho numa festa de casamento em Canã.

Escolhido por Jesus para ser o primeiro Papa, Pedro era casado.


Em nosso país, destacam-se Ana Flora Anderson, Teresa Cavalcanti, Wanda Deifelt e Athalya Brenner. O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) há anos forma, pelo Brasil afora, homens e mulheres dos setores populares em novos métodos de interpretação bíblica, pondo fim ao monopólio clerical e machista.

Descobrir que a mulher ocupa na Bíblia lugar e importância iguais aos do homem é questionar as igrejas que, às vésperas do terceiro milênio, insistem em reservar aos homens as funções de poder. E, por tabela, subverter os valores desta sociedade que considera a direção política um talento masculino e a questão social um derivativo da primeira dama, e ilustra sua publicidade televisiva e as páginas das revistas com mulheres que se prestam a ser reificadas, reduzidas ao mero apelo de consumo material e simbólico e, no entanto, queixam-se quando tratadas pelos homens como objetos descartáveis.

Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Christo),(1945) quando jovem frade dominicano esteve envolvido com as lutas revolucionárias de seu tempo, com a política e a arte. Militante de esquerda, se dividia entre os estudos de filosofia, o jornalismo. É escritor consagrado, com inúmeros livros de sucesso, dentre eles "Fidel e a Religião", coletânea de entrevistas com o líder cubano. O texto acima foi publicado no jornal "O Globo", de 28/07/2000.

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 10/07/2008


A missão dos doze apóstolos

Mt 10,7-15

Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto." Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, dêem sem cobrar. Não levem guardados no cinto nem ouro, nem prata, nem moedas de cobre. Nesta viagem não levem sacola, nem uma túnica a mais, nem sandálias, nem bengala para se apoiar, pois o trabalhador tem o direito de receber o que precisa para viver.
- Quando entrarem numa cidade ou povoado, procurem alguém que queira recebê-los e fiquem hospedados na casa dessa pessoa até irem embora daquele lugar. Quando entrarem numa casa, digam: "Que a paz esteja nesta casa!" Se as pessoas daquela casa receberem vocês bem, que a saudação de paz fique com elas. Mas, se não os receberem bem, retirem a saudação. E, se em alguma casa ou cidade as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, saiam daquele lugar. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: no Dia do Juízo, Deus terá mais pena das cidades de Sodoma e de Gomorra do que daquela cidade.

Comentário do Evangelho

Os apóstolos são enviados a evangelizar

Após o chamado dos doze apóstolos, Jesus os envia em missão, fazendo-lhes várias recomendações. Este episódio é narrado pelos três evangelistas sinóticos, Marcos, Mateus e Lucas. Estas recomendações são mais extensas em Mateus. Em um primeiro bloco elas versam sobre a maneira dos missionários procederem. No segundo bloco, versam sobre as adversidades e perseguições que encontrarão. Estas recomendações se constituem em um programa missionário a ser seguido pelas comunidades na época em que os evangelistas escrevem.
O despojamento é um ato de libertação do missionário para colocar-se inteiramente a serviço da missão. É um ato de confiança na providência de Deus, que opera através dos homens e mulheres aos quais são enviados, e que acolherão estes missionários.

Oração
Pai, faze de mim um instrumento para a construção da paz desejada por Jesus. Paz que se constrói na comunicação dos bens divinos a cada pessoa humana.