terça-feira, 7 de abril de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 07/04/2009



Jesus revela o traidor

Jo 13,21-33.36-38

Depois de dizer isso, Jesus ficou muito aflito e declarou abertamente aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair.
Então eles olharam uns para os outros, sem saber de quem ele estava falando. Ao lado de Jesus estava sentado um deles, a quem Jesus amava. Simão Pedro fez um sinal para ele e disse:
- Pergunte de quem o Mestre está falando.
Então aquele discípulo chegou mais perto de Jesus e perguntou:
- Senhor, quem é ele?
- É aquele a quem vou dar um pedaço de pão passado no molho! - respondeu Jesus.
Em seguida pegou um pedaço de pão, passou no molho e deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas:
- O que você vai fazer faça logo!
Nenhum dos que estavam à mesa entendeu por que Jesus disse isso. Como era Judas que tomava conta da bolsa do dinheiro, alguns pensaram que Jesus tinha mandado que ele comprasse alguma coisa para a festa ou desse alguma ajuda aos pobres.
Judas recebeu o pão e saiu logo. E era noite.
Quando Judas saiu, Jesus disse:
- Agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus. E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo. Meus filhos, não vou ficar com vocês por muito tempo. Vocês vão me procurar, mas eu digo agora o que já disse aos líderes judeus: vocês não podem ir para onde eu vou.
Simão Pedro perguntou a Jesus:
- Senhor, para onde é que o senhor vai?
Jesus respondeu:
- Você não pode ir agora para onde eu vou. Um dia você poderá me seguir!
Pedro tornou a perguntar:
- Senhor, por que eu não posso segui-lo agora? Eu estou pronto para morrer pelo senhor!
- Está mesmo? - perguntou Jesus. - Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.


Comentário do Evangelho

Jesus anuncia a sua glorificação

Judas aparece em destaque associado à Paixão de Jesus. No Primeiro Testamento, com a elaboração final feita pelo judaísmo pós-exílico, há uma convergência da eleição para a Judá davídica. Ao contrário, pode-se entender que no nome do traidor, Judas (equivalente a Judá), encontra-se uma alusão à traição do reino de Judá - com a centralização religiosa, política e militar em Jerusalém, feita por Davi - aos ideais do primitivo tribalismo de Israel.
Judas é uma peça na articulação dos chefes religiosos do templo e das sinagogas ao planejarem a morte de Jesus. Configurado o ato de traição de Judas, Jesus anuncia a glorificação do Filho do Homem. É a manifestação plena do amor de Jesus, até o fim, sem limites. A glória de Jesus é a obra de sua vida em plenitude, pela qual nos tornamos eternos.

Fonte: Paulinas.com


A FARRA NO SENADO BRASILEIRO

O pobre povo brasileiro acompanha estarrecido a série de escândalos e denúncias de corrupção e ilegal utilização do dinheiro público. Neste vídeo retirado do blog do Fernando Rodrigues você entenderá a "Farra dos Jatinhos", os seus personagens, as desculpas esfarrapadas e imorais. Uma aula de jornalismo investigativo, informativo e reflexivo sobre a cultura política brasileira.
PELO AMOR DE DEUS NÃO DEIXE DE ASSISTIR ESTA VERDADEIRA AULA DE CIDADANIA!


Reunião do Clero abordará catequese

A reunião do clero da Arquidiocese de Natal, neste mês de abril, acontecerá nos próximos dias 15 e 16, na Granja do Clero, em Emaús, ao lado da BR 101. No dia 15, será para a Região Pastoral Urbana e, no dia 16, para as duas Regiões Pastorais Sertão Central, Cabugi, Mato Grande e Salineira e a Agreste, Trairi e Potengi.

O tema a ser estudado será catequese. “Pedimos que cada paróquia envie o coordenador paroquial de catequese para participar da reunião”, pede o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Diác. Francisco Adilson da Silva.

A Arquidiocese de Natal dedica 2009 à catequese, dentro da programação de comemoração dos cem anos de criação da Diocese.

Clero da Arquidiocese se reúne com o Arcebispo uma vez por mês.

IMAGEM É TUDO ! (Fotografias que fizeram história)


A agonia de Omayra

Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985.
Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a
rodeavam.
Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos.
O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota.
Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo