quinta-feira, 6 de maio de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 06/05/2010




Uma proposta de amor

Jo 15,9-11


Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
- Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. 
 
 
Comentário do Evangelho

Jesus revela-se a verdadeira face de Deus

Na história das religiões, encontramos, em muitas delas, a imagem de um deus associado ao poder. Os próprios donos do poder, faraós e reis, se diziam representantes e filhos de Deus. Assim, o seu deus todo-poderoso reforçava o poder terreno destes chefes. Na própria religião de Israel, em vários aspectos assimilada às religiões dos povos vizinhos de sua época, a Deus atribuía-se o poder de destruir os povos considerados inimigos e vencer guerras de conquista empreendidas pelos reis. Com a encarnação, em Jesus revela-se a verdadeira face de Deus. Em tudo Deus revela-se amor e misericórdia. Os próprios discípulos de Jesus inclinavam-se a interpretar seus gestos como gestos de poder, não percebendo a prática libertadora e amorosa de Jesus. O Evangelho de João é sublime e insistente na revelação de Deus como amor. Deus amou tanto o mundo que nos deu seu filho único para viver conosco, pelo qual nos é comunicada a filiação divina e a vida eterna. É-nos dado a contemplar o amor do Pai e do Filho, transbordante para todos aqueles que ouvem Jesus e creem nele. Observar os mandamentos de Jesus não é constrangedor. É seguir o suave caminho pelo qual permanecemos no amor de Jesus e do Pai, no Espírito Santo. É o caminho das comunidades de discípulos, na escuta da palavra, na oração, no serviço e na partilha com os menos favorecidos, amados por Deus.
 
Autor: José Raimundo Oliva
 
Fonte: Paulinas.org.br

NÓS SOMOS OS DONOS !


Para um político, se fazer notar é fundamental ! No entanto, usar a televisão e rádio como meio de auto promoção, numa verdadeira ditadura de imagens e ideias é ilegal e imoral ! Quem é o dono da mídia nada mais é do que um beneficiário de concessão pública que deve velar por princípios constitucionais, dentro os quais, o respeito a valores éticos e sociais da pessoa e da família (art. 220, IV, da C.F).

As emissoras de tevê e rádio são concessões públicas, ou seja, pertencem ao conjunto da sociedade  não a grupos políticos, religiosos ou econômicos como aparenta ser. Mas o povo não sabe disso...

Ainda bem que no Rio Grande Norte o cenário é bem diferente.

É  flagrante o uso da mídia do nosso Estado - imaginamos que o fenômeno se espalha pelo Norte e Nordeste do pais - pelos políticos proprietários de rádios e tevês em benefício próprio. Como falar então de imprensa isenta, jornalismo sério?

Alguns (políticos) abusam mais do que outros. Achamos até que algumas afiliadas têm mais dificuldades em face da política empregada pela empresa matriz, grade de programação etc. Isto explica não vermos Garibaldi Alves e Henrique Alves  com tanta frequência na TV GLOBO local (Intertv). No entanto, o Senador, seu filho (Walter Alves) e seu primo (Carlos Educardo Alves) tem chamadas diárias na  RADIO GLOBO NATAL e espaços cativos na TRIBUNA DO NORTE.  Que políticos têm estes privilégios?

A prefeita Micarla de Souza, diríamos. Ela, herdeira de um canal de televisão e competente empresária, é dona da TV PONTA NEGRA, estação de rádio e portal na internet  a sua disposição e de sua família (seu esposo é famoso disque jóquei e candidato a Deputado e a mãe dela pretensa suplente de senadora do Sr. José Agripino Maia). A chefe do executivo municipal usa e abusa de suas empresas - verdadeiros orgãos da imprensa oficial do munícipio - aparece quase diariamente em programas polícias para se autopromover e divulgar os seus feitos adminitrativos. Para por ai na terra de Poty?

Não! Existe o Senador José Agripino Maia, o campeão de audiência na tevê local. Vocês já viram transmissão de discurso de parlamentar potiguar na televisão? Temos três senadores e oito deputados federais eleitos pelo povo. Mas na TEVÊ TROPICAL só quem discursa é o senador JAJA e o filho dele Felipe Maia. Sim, além dos discursos, têm umas aparições especiais a falar de projetos importantes para o povo et cetera e tal. Os outros deputados, coitados, são muito incompetentes.

Os nomes mencionados são dos "papas" da televisão local, não podemos esquecer dos filhotes que deles se valem para alçarem voos políticos ou aparecerem como Paulo Wagner, Luiz Almir, Gilson Moura, Aquino Neto, Ney Lopes Jr e outros.

Cuidado eleitor, existe vida política mais inteligente, ética e moral fora da tevê, do rádio e da internet.


ESSA NOTÍCIA NÃO DEU NA TEVÊ CABUGI, TROPICAL OU PONTA NEGRA

(Entrega do trófeu lerdeza do senado) 

SENADORES DO RN SÃO OS MENOS PRODUTIVOS DO BRASIL

De acordo com a ONG Transparência Brasil, a mais importante instituição brasileira de fiscalização dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, os senadores do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM), formam a bancada menos produtiva no senado federal. Os três juntos são responsáveis por apenas 17 iniciativas, mas, nenhuma delas aprovada. Dos vinte e sete estados brasileiros mais o Distrito Federal, foi a única bancada no senado federal que não aprovou nada. Das 17 matérias apresentadas pelos senadores potiguares, o que representa 5,7 matérias por cada um, a taxa de aprovação foi 0,0%.

Os números deixam evidente o descaso e o descompromisso dos senadores do Rio Grande do Norte, quando se sabe que os três tiveram tempo para mostrar serviço e não fizeram. O que a sociedade espera dos parlamentares é uma atuação mais incisiva na aprovação de políticas e medidas que gerem a inclusão social através da geração de riquezas e renda com redistribuição justa. Diante do baixo desempenho do Rio Grande do Norte na melhoria de condições de vida de sua população, os três senadores potiguares têm feito muito pouco pelo estado. O desempenho de Garibaldi, Agripino e Rosalba é pífio. O estado tem três senadores apáticos e sem propostas para o país. Lamentável para o RN!

Todo o estudo da ONG Transparência Brasil você pode conhecer no link :


 site http://www.transparencia.org.br/index.html que abriga o "Projeto Excelências".

Para você que fica na defesa...

A MAIOR DEFESA DA HISTÓRIA !