quinta-feira, 6 de maio de 2010

NÓS SOMOS OS DONOS !


Para um político, se fazer notar é fundamental ! No entanto, usar a televisão e rádio como meio de auto promoção, numa verdadeira ditadura de imagens e ideias é ilegal e imoral ! Quem é o dono da mídia nada mais é do que um beneficiário de concessão pública que deve velar por princípios constitucionais, dentro os quais, o respeito a valores éticos e sociais da pessoa e da família (art. 220, IV, da C.F).

As emissoras de tevê e rádio são concessões públicas, ou seja, pertencem ao conjunto da sociedade  não a grupos políticos, religiosos ou econômicos como aparenta ser. Mas o povo não sabe disso...

Ainda bem que no Rio Grande Norte o cenário é bem diferente.

É  flagrante o uso da mídia do nosso Estado - imaginamos que o fenômeno se espalha pelo Norte e Nordeste do pais - pelos políticos proprietários de rádios e tevês em benefício próprio. Como falar então de imprensa isenta, jornalismo sério?

Alguns (políticos) abusam mais do que outros. Achamos até que algumas afiliadas têm mais dificuldades em face da política empregada pela empresa matriz, grade de programação etc. Isto explica não vermos Garibaldi Alves e Henrique Alves  com tanta frequência na TV GLOBO local (Intertv). No entanto, o Senador, seu filho (Walter Alves) e seu primo (Carlos Educardo Alves) tem chamadas diárias na  RADIO GLOBO NATAL e espaços cativos na TRIBUNA DO NORTE.  Que políticos têm estes privilégios?

A prefeita Micarla de Souza, diríamos. Ela, herdeira de um canal de televisão e competente empresária, é dona da TV PONTA NEGRA, estação de rádio e portal na internet  a sua disposição e de sua família (seu esposo é famoso disque jóquei e candidato a Deputado e a mãe dela pretensa suplente de senadora do Sr. José Agripino Maia). A chefe do executivo municipal usa e abusa de suas empresas - verdadeiros orgãos da imprensa oficial do munícipio - aparece quase diariamente em programas polícias para se autopromover e divulgar os seus feitos adminitrativos. Para por ai na terra de Poty?

Não! Existe o Senador José Agripino Maia, o campeão de audiência na tevê local. Vocês já viram transmissão de discurso de parlamentar potiguar na televisão? Temos três senadores e oito deputados federais eleitos pelo povo. Mas na TEVÊ TROPICAL só quem discursa é o senador JAJA e o filho dele Felipe Maia. Sim, além dos discursos, têm umas aparições especiais a falar de projetos importantes para o povo et cetera e tal. Os outros deputados, coitados, são muito incompetentes.

Os nomes mencionados são dos "papas" da televisão local, não podemos esquecer dos filhotes que deles se valem para alçarem voos políticos ou aparecerem como Paulo Wagner, Luiz Almir, Gilson Moura, Aquino Neto, Ney Lopes Jr e outros.

Cuidado eleitor, existe vida política mais inteligente, ética e moral fora da tevê, do rádio e da internet.


Nenhum comentário: