quarta-feira, 4 de março de 2009

GLM NA CANÇÃO NOVA !!


Calma leitores !

Ainda não temos este cacife todo, tampouco, tanta importância assim para estarmos na CANÇÃO NOVA ! Mas pelo menos na sucursal, na nossa RÁDIO RURAL DE NATAL, aqui na zona norte, diretamente dos estúdios da PASCOM de nossa paróquia, Roberto BH e Luiz Teixeira participarão do programa do Diácono Aroldo que abordará o tema da Campanha da Fraternidade e o trabalho desenvolvido pelo GLM, nesta quaresma, em nossa comunidade.

O progama é todos as quintas-feiras, às 20h, na Rádio Rural de Natal.





COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS !


COMO OS BRASILEIROS CONTAM O TEMPO

Muitos executivos de outros países têm vindo trabalhar em empresas brasileiras. E a maioria deles se depara com uma grande dificuldade, que é entender a maneira como nós contamos o tempo no Brasil.

Uma pergunta simples é: "Quanto vai demorar para o trabalho ficar pronto?" Uma resposta como "12 minutos" nem passaria pela cabeça de um brasileiro. Porque nós somos muito mais criativos do que isso. Portanto, a resposta mais usual é: depende.

E no Brasil, depende é uma medida quântica, porque envolve várias incógnitas, e todas elas, desfavoráveis. Em algumas situações, depende pode até significar imediatamente. Mas esse tipo de resultado, até hoje, só foi conseguido com cobaias, em testes de laboratório.

Outra resposta é já já. Para quem ouve, já já pode parecer uma medida de tempo mais rápida do que . Mas é o contrário. quer dizer agora. Já já quer dizer "assim que eu terminar o que estou fazendo, vou pensar a respeito".

E tem também o logo. Logo quer dizer que uma providência pode levar entre 5 minutos e centenas de anos. Por exemplo, "logo chegaremos a Marte".

Outra frase que confunde é na semana que vem. Como todas as semanas futuras cedo ou tarde virão, qualquer semana entre a próxima e a última do século 21 pode ser tecnicamente classificada como a semana que vem.

E tem também o um minutinho, que é um intervalo de tempo que nada tem a ver com 60 segundos e raramente leva menos que 20 minutos.

E finalmente há o veja bem e o com certeza. A diferença entre os dois é que o veja bem é um com certeza um pouco mais detalhado. Mas no fundo, as duas expressões querem dizer a mesma coisa: ou seja, depende.

Como se vê, nós não somos um povo muito complicado. Nós até que nos entendemos muito bem. Quem vem de fora é que não compreende que amanhã sem falta significa preciso de mais um dia para pensar numa boa desculpa.

Max Gehringer


Gostaríamos de dizer que a nosso evento de reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade em nossa comunidade será sábado às 19h no Centro Pastoral São Marcos. Nós admiteremos apenas um minutinho de tolerância para darmos início ao encontro.

VIOLÊNCIA E SEU MAL À SAÚDE


Morte de ente querido causa estresse pós-traumático nos parentes

Durante um ano e meio uma pesquisadora do Rio de Janeiro acompanhou mães que perderam os filhos de forma violenta e o resultado da pesquisa você vê na reportagem de Ana Paula Araújo.


Acidentes, assaltos violentos, assassinatos, imagens difíceis de esquecer. Ainda mais para quem perdeu um filho assim.

A morte de Hanry, baleado aos 16 anos, é um trauma eterno para Márcia. Teve desmaios e chegou a ser internada com um princípio de enfarte na época do julgamento dos acusados.

“Eu perdi o trabalho, eu perdi porque eu não ia mais pro trabalho, eu ficava com a sensação que ele ia chegar, eu fazia o jantar esperando por ele, eu ouvia a voz dele: - Mãe cheguei. A janta está pronta!" -, diz Márcia Jacinto, assistente administrativa.

Um estudo da Santa Casa de Misericórdia do Rio mostra que o impacto da violência pode gerar problemas graves de saúde.

A pesquisa foi feita comparando dois grupos de 11 mães. No primeiro, elas não sofreram nenhum trauma. No segundo, mulheres que perderam os filhos de forma violenta. Nesse grupo, 10 das 11 mães apresentaram o chamado estresse pós-traumático.

A doença causada pelo trauma vai além da tristeza e do sofrimento, que são normais no luto. O transtorno acontece quando, mesmo após mais de seis meses da perda, a pessoa ainda revive o trauma várias vezes e com a mesma intensidade como se tivesse acabado de acontecer. Essa lembrança forte vem acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, pressão alta e insônia.

“Na hora que você está revivendo, você tem toda a sensação física, descarga de adrenalina, descarga de cortizol que são substâncias naturais no ser humano, mas para a reação de luta, reação para quando você está sendo ameaçado. É como se a pessoa estivesse o tempo todo se sentindo novamente ameaçada”, explica Vera Lemgruber, psiquiatra e pesquisadora da Santa Casa, do Rio de Janeiro.

Elizabeth perdeu dois filhos adolescentes assassinados na saída de uma casa de shows. Foram dois anos de depressão, crises de choro e pressão alta.

"Você não sai de casa, acaba a vida social, acaba tudo", afirma Elisabeth Paulino, dona de casa.

O tratamento para um trauma tão violento exige remédios e terapia.

"Eu tenho que aprender a não ter medo de viver porque minha filha não merece não ter a mãe dela toda, meus netos não merecem não ter a avó. Eu tenho que ser avó, mãe, esposa, irmã. Minha família não merece”, declara Elisabeth.

O Jornal Hoje conversou com o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, que criou um serviço que atende vítimas da violência urbana. Confira no vídeo a entrevista e saiba mais sobre o assunto.

FONTE: Portal G1


CENAS DA VIOLÊNCIA QUE ASSOLA O BRASIL

Gravidez de menina de 9 anos causa polêmica em Pernambuco

A Igreja Católica tentou impedir o aborto da menina, que estava grávida de gêmeos. Ela foi estuprada pelo padrasto no interior do estado. Nesta tarde a gravidez foi interrompida pelos médicos.


Uma história muito comovente e polêmica também. A Igreja queria impedir a cirurgia, mas os médicos e vários grupos de proteção à criança defendiam que o processo de aborto fosse feito rapidamente para salvar a vida da menina, que corria risco e iniciar um tratamento psicológico.

O caso foi descoberto na semana passada. A menina, que mora com a mãe em Alagoinhas, interior de Pernambuco, se queixava de dores e estava com ânsia de vômito. Os médicos fizeram uma ultrassonografia e constataram a gravidez.

Chocados, eles ligaram para a polícia e acionaram o serviço de proteção à criança. O padrasto dela confessou o crime e está preso.

A mãe diz que não sabia do assédio e nem que a outra filha de 14 anos também era abusada pelo marido.

A menina foi transferida para um hospital aqui no Recife e hoje pela manhã tomou um medicamento para estimular a expulsão dos fetos. No início da tarde, a menina está na sala de cirurgia, onde está sendo feita uma curetagem, que é um procedimento para retirar o resto da placenta.

De acordo com a Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público, neste caso o aborto não é ilegal, já que foi fruto de um estupro, e que a menina estava com quatro meses, dentro do prazo permitido pela lei, que é de cinco meses para interrupção da gravidez.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho disse por telefone que considera o aborto um crime e defendeu a excomunhão.


FONTE: Portal G1


GRUPO LUZ DO MUNDO NA GRANDE MÍDIA !

Olha o nosso trabalho ai repercutindo na grande mídia! Desta vez foi no portal RN NOTÍCIAS que ecoou o nosso trabalho na Campanha da Fraternidade 2009.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Grupo Luz do Mundo inicia ações da CF 2009

Após divulgar o tema em todas as capelas da Paróquia de Santa Maria Mãe, Zona Norte da capital, o grupo realiza uma palestra para abrir oficialmente a programação da Campanha da Fraternidade 2009

O Grupo católico Luz do Mundo realiza no próximo sábado (07), a abertura oficial das ações da Campanha da Fraternidade 2009, com uma palestra coordenada pelo Diácono João Emanuel. O evento acontece a partir das 19h, no Centro Pastoral, ao lado da Igreja de São Marcos, no Conjunto Panatis II, Zona Norte de Natal e é aberto ao público.

Além da palestra inaugural, o grupo ainda preparou uma diversificada programação, que vai desde encontros de reflexão a exibições de filmes e visitas às casas, no intuito de chamar a atenção da população.

Este ano a Campanha da Fraternidade discute a violência e tem como tema "FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA - A paz é fruto da justiça" (Is 32, 17).


FONTE: RN NOTÍCIAS



EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 04/03/2009


O maior milagre é perceber Deus no dia-a-dia
Lc 11,29-32

Quando a multidão se ajuntou em volta de Jesus, ele começou a falar e disse o seguinte: - Como as pessoas de hoje são más! Pedem um milagre como sinal de aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas. Assim como o profeta Jonas foi um sinal para os moradores da cidade de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para a gente de hoje. No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.

Comentário do Evangelho
Jesus descarta sinais de poder

Acolhendo as multidões, Jesus dirige-lhes sua palavra de ensino, mencionando "esta geração" que "busca um sinal". A expressão "geração perversa" inspira-se em Dt 32,5 (cf. Os 1,2b). Refere-se àqueles que, em nome da tradição e da Lei, rejeitavam Jesus. No Primeiro Testamento, são numerosos os sinais espantosos de Javé para o povo que se considerava eleito. Eram sinais de poder de destruição sobre aqueles tidos como inimigos por este povo. Jesus descarta qualquer sinal de poder. Referindo-se à tradição de Jonas, que com sua pregação converteu a cidade de Nínive, e à sabedoria de Salomão, exaltada no Primeiro Testamento, embora dúbia, Jesus oferece como sinais da ação divina a sabedoria de seu próprio ensinamento e a conversão dos corações a partir da manifestação de seu amor misericordioso. Esta narrativa, dirigida às comunidades, remove toda expectativa de encontrar sinais espetaculares em Jesus. Basta a suavidade de sua palavra e de seu amor