terça-feira, 3 de novembro de 2009

NOSTALGIA


Nostalgia
especial Equipe de Teatro
Anos 90



Retiro


Confraternização


 Reunião
 

 

 Apresentação


Fotos: Viviane Rodrigues

Dia do Direito de Voto à Mulher



O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Foi em 1934. Mulheres representam gesto liderado por Celina Guimarães Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.

Você tem um Pendrive?


Quem tem um pendrive sabe a dificuldade que é mantê-lo livre dos virus. No link abaixo é mostrado um vídeo com várias dicas de como manter seu pendrive sempre em boas condições.

FRASES




Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma.
                           (Adriana Falcão) 

Comissão do Senado pode votar 14º salário para professor

Agência Brasil - A Comissão de Educação do Senado pode votar hoje (3)  na proposta que dá direito a um 14º salário para os professores da educação básica da rede pública de ensino. A sessão está marcada para as 10h.

O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e teve como relator o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que apresentou o substitutivo. O texto estabelece que para ter direito ao 14º salário, os profissionais da educação básica pública precisarão elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%.

O benefício também será pago aos profissionais que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete. Pelo projeto, o pagamento do 14º salário deverá ocorrer até o fim do semestre subsequente ao da publicação dos resultados do Ideb.

Fonte: tribuna do norte

Garota de 11 anos dá à luz a uma menina no dia de seu próprio casamento na Bulgária.





Uma garota búlgara de 11 anos deu à luz um bebê no mesmo dia em que ia se casar com seu namorado de 19 anos, segundo a imprensa britânica.

Kordeza Zhelyazkova ainda estava de vestido de noiva, véu e grinalda quando chegou ao hospital, na cidade de Sliven, para dar à luz a Violeta, que nasceu saudável.

A garota contou que descobriu a gravidez só duas semanas antes de completar 11 anos. Ela teve Violeta na semana passada, com o marido, Jeliazko Dimitrov, ao seu lado.

Dias depois do nascimento da criança, eles retomaram a cerimônia e se casaram formalmente.

"Eu não vou mais brincar com brinquedos", disse ela, segundo o jornal britânico "News of the World". "Agora eu tenho um novo brinquedo."

O casal se conheceu no pátio de sua escola para ciganos. Ele a "salvou" de colegas que a molestavam. Uma semana depois, eles "conceberam" a pequena Violeta.

Kordeza admitiu que não teve educação sexual e que a gravidez precoce foi um erro.

Agora, eles enfrentam um problema adicional: Jeliazko pode ser condenado a seis anos de prisão por ter tido relações com uma menor.

"Estou com medo. Quero cuidar de minha mulher e minha filha. Em vez disso, posso ir à prisão", disse.

Fonte: G1

Ano catequético nos regionais II



HINO DO ANO CATEQUÉTICO 
2009

 

Os seus corações se abrassavam
Voltaram a voz do Mestre a Escutar
Jesus se pôs com eles conversando
De Novo a esperança fez brilhar

Hoje nós estamos nessa estrada:
Caminho para o Discipulado!
Vamos espalhar Boa Notícia!
O Mestre está conosco ao nosso Lado!

[refrão]Quando ele fala,
e esclarece
Quando o Mestre vai partir o Pão!
Se Faz o Reino,
é Catequese!
É Motivo pra celebração!

Assim então seus olhos se abriram
Voltaram o rosto dele a contemplar
O Mestre se revela na partilha
E a Fé em seus amigos faz voltar!

Hoje nós estamos nessa mesa
Partilha, Vida, Força e Salvação!
Retirar de nós toda a cegueira,
e levar a luz para os irmãos!

[refrão]Quando ele fala,
e esclarece
Quando o Mestre vai partir o Pão!
Se Faz o Reino,
é Catequese!
É Motivo pra celebração!

Á missão então eles partiram,
O que viram foram anunciar!
Ele está vivo em nosso meio!
Vinde, venham todos se alegrar!

Hoje somos nós os Seus discipulos,
e esta missão nós acolhemos!
Emaús, lição de Catequese!
é com Cristo que a aprendemos!

[refrão]Quando ele fala,
e esclarece
Quando o Mestre vai partir o Pão!
Se Faz o Reino,
é Catequese!
É Motivo pra celebração! (2x)


Interpretação do Cartaz

O autor, Dirceu Coelho, faz a sua interpretação do cartaz, descrevendo o seguinte: "O fruto da evangelização e da catequese é fazer discípulos". O discipulado é um caminho a ser construído. A missão de fazer discípulos deve atingir o mundo todo daí a forma de globo. Os dois arcos sinalizam para um caminho que o discípulo é  chamado a abraçar,  o mundo todo. Há um longo caminho percorrido, mas ainda muitos espaços abertos para a missão. O caminho a percorrer precisa de corações aquecidos e quem aquece o coração é a Palavra (bíblia aberta), o gesto de partilha (o pão partilhado-eucaristia), é Jesus Luz, Caminho (o círio pascal).
As cores vivas representam que a catequese hoje precisa de nova dinamicidade para entender e responder as perguntas e buscas dos homens e mulheres de hoje.
A idéia do cartaz leva ao âmago do coração as coisas antigas (arco, globo, Bíblia, pão partido, luz), mas ao mesmo tempo aponta para as linhas do mundo pós-moderno, colorido, urbanizado, mundo da informática, mundo que passa a ser o cotidiano dos adultos, jovens e crianças a serem evangelizadas.



Ano Catequético Nacional - 'Catequese, caminho para o Discipulado'



POR QUE UM ANO CATEQUÉTICO:
 
A Igreja ao celebrar 50 anos do primeiro Ano Catequético, quer dar continuidade e dinamismo ao movimento catequético e fazer com que todas as Dioceses, Paróquias e comunidades sejam de fato comunidades catequizadoras, cuja centralidade é a formação para o discipulado. Neste sentido, a 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006) aprovou por unanimidade a realização de um Ano Catequético. A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando à CATEQUESE, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese (DNC – 2002 a 2005); e também na V Conferência de Aparecida. Sem o impulso da catequese não há como formar discípulos missionários.
O documento Catequese Renovada publicado em 1983 foi um grande impulso para uma catequese bíblica centrada no princípio fé/vida. Foi muito bem operacionalizado pela linha 3 da CNBB, através de uma coordenação nacional.  Nessa onda de renovação surgiram as semanas brasileiras de Catequese, a primeira em 1986, com o tema “Fé e Vida em Comunidade” e a segunda, em 2001, com o tema “Com Adultos, Catequese Adulta”.
O Ano Catequético Nacional em 2009, com a realização da 3ª Semana Brasileira de Catequese de 6 a 11 de outubro em Itaici-SP, cujo tema é “Iniciação à Vida Cristã”,  vem consolidar esta caminhada e apontar luzes e pistas para os novos desafios da realidade.
 
ANO CATEQUÉTICO É PARA TODA A IGREJA:
 
O Ano Catequético é para toda a Igreja, não quer ser um evento isolado, se insere no processo de recepção do Documento de Aparecida, nas novas Diretrizes da Igreja no Brasil DGAE (2008-2011);  no Sínodo sobre a Palavra;  no 12° Intereclesial de Cebs e Campanha da Fraternidade. Enfim, quer  impulsionar e dinamizar toda a caminhada pastoral da Igreja: Dioceses, Prelazias, Paróquias, comunidades, pastorais e   movimentos. Diante disso, os Bispos, os Párocos, primeiros responsáveis pela catequese, juntamente com os agentes de pastorais leigos, de modo especial, os catequistas, são conclamados a dinamizar as atividades propostas para este evento, ao longo do ano e que terá seu ponto alto com a realização da 3ª Semana Brasileira de Catequese.
 
COMO A IGREJA ESTÁ SE PREPARANDO PARA O ANO CATEQUÉTICO:
 
O objetivo do ano catequético se expressa da seguinte forma: Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. A busca de  novo impulso à catequese, levando à consciência de que a catequese é uma dimensão de toda ação evangelizadora. Uma ação eclesial só é evangelizadora se também catequiza. Catequese não é portanto uma ação restrita aos ministros da catequese, mas é de todo cristão.  Com isso há necessidade de recuperar a concepção de catequese como processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos ou destinada somente às crianças.
 
Catequese como caminho para o discipulado traz presente a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e conseqüentemente o seguimento e a missão:  todo discípulo é missionário. São as duas faces de uma mesma realidade, conforme afirma o Documento de Aparecida .  O discípulo missionário será atuante e desenvolverá a missão nos vários âmbitos da sociedade: família, comunidade, escola, trabalho. Portanto, o discipulado acontece no mundo e está aberto  às necessidades e desafios da realidade.
 
Na continuidade dos objetivos reflete-se a formação permanente dos catequistas. A formação dos seminaristas, com a implementação da disciplina catequética nos cursos de teologia. A dimensão bíblico-litúrgica-vivencial da catequese apresenta o itinerário de inspiração catecumenal, tendo como centralidade a Palavra de Deus, a pessoa de Jesus Cristo e a comunidade. A  catequese diferenciada destinada às diversas realidades e situações em que vive a maioria das pessoas, é inclusiva, acolhe as pessoas com deficiência, migrantes, crianças,  adolescentes, jovens,  adultos. E, finalmente, a instituição do ministério da catequese no sentido de valorizar a catequese e catequistas na missão de formar e educar para a vida cristã.
 
A CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, convoca a Igreja do Brasil para o Ano Catequético Nacional de 2009 e apresenta como instrumento de trabalho o TEXTO-BASE.
 
 Este subsídio para o grande mutirão catequético está centrado na iniciação à vida cristã, no discipulado missionário, à luz do itinerário dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Está organizado em três partes, seguindo o método ver-julgar-agir, resgatado e valorizado no Documento de Aparecida (DAp 19) e presente também  no Diretório Nacional de Catequese (DNC 157).  A primeira parte, traz presente o ENCONTRO com o ressuscitado: “Aprender, caminhando com o Mestre”; a segunda parte tem como fundamento a PALAVRA DO RESSUSCITADO: “Aprender ouvindo o Mestre”; e a terceira parte enfatiza a MISSÃO: “Aprender, agindo com o Mestre”.
 
O texto base  vem sendo refletido pelos 17  regionais da CNBB de várias formas e conforme as necessidades locais. O importante é o envolvimento de todos os segmentos da Igreja nesta reflexão. Urge ultrapassar os limites da catequese e refletir a formação de uma forma integral e permanente, envolvendo  as forças vivas existentes na vida da  Igreja e que se expressam de diversas formas. Isso aponta para um novo paradigma da catequese, a renovação da atual estrutura paroquial, a conversão pastoral. São as interpelações que emergem da reflexão do documento de Aparecida e que necessitam ser concretizadas.




 A equipe de catequese informa que o encerramento do ano catequético para o Regional Nordeste II, será encerrado no dia 08/11/2009 em Campina Grande/PB. Do nosso grupo participarão 05 catequistas: Fátima, Cláudia Sena, Camila, Eliane e Flávio.


Roberto cunha

Oração do ano catequético

Senhor,
como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese
caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras,
testemunhas de fé, de esperança e caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-te
nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra,
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão,
alimento para a caminhada.
Permanece conosco!
Faz de nós discípulos missionários,
a exemplo de Maria, a discípula fiel,
sendo testemunhas da tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. 
 
Amém
 

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 03/11/2009



Os convidados
Leitura Orante


Lc 14,15-24


Um dos que estavam à mesa ouviu isso e disse para Jesus:
- Felizes os que irão sentar-se à mesa no Reino de Deus!
Então Jesus lhe disse:
- Certo homem convidou muita gente para uma festa que ia dar. Quando chegou a hora, mandou o seu empregado dizer aos convidados: "Venham, que tudo já está pronto!"
- Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse ao empregado: "Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele. Peço que me desculpe."
- Outro disse: "Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem. Peço que me desculpe."
- E outro disse: "Acabei de casar e por isso não posso ir."
- O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Ele ficou com muita raiva e disse: "Vá depressa pelas ruas e pelos becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos."
- Mais tarde o empregado disse: "Patrão, já fiz o que o senhor mandou, mas ainda está sobrando lugar."
- Aí o patrão respondeu: "Então vá pelas estradas e pelos caminhos e obrigue os que você encontrar ali a virem, a fim de que a minha casa fique cheia. Pois eu afirmo a vocês que nenhum dos que foram convidados provará o meu jantar!" 




Comentário do Evangelho

A universalidade do Reino

Na seqüência do Evangelho de Lucas, em uma refeição na casa de um fariseu, um dos comensais proclama a bem-aventurança da participação no banquete do Reino de Deus. Jesus responde com uma parábola em narrativa, a qual é um desenvolvimento da curta parábola anterior, com o tema do convite para uma refeição. Agora os destaques são a rejeição da parte dos primeiros convidados e a aceitação dos novos convidados, que eram excluídos. O judaísmo,
que pretendia ter a salvação garantida, rejeita a Jesus. Porém, os gentios, que eram postos de lado, o acolhem. É a universalidade do Reino presente em todos os povos, sem limites de fronteira ou raça. 
 
Fonte: paulinas.org