quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTRATÉGIAS



Sempre ouvi dizer que os “crentes” estão tomando conta... Que a messe está sendo cada vez mais repartida com as inúmeras igrejas que surgem a todo instante. Sempre ouvir dizer que temos que fazer algo urgentíssimamente.

Os evangélicos aumentam, se multiplicam, se proliferam, ocupam todos lugares. Oh, não !

Como detê-los?  Eles estão perto, pertinho, são nossos vizinhos a baterem em nossa porta, nos flertando, nos assediando, nos conquistando.  O que fazer? Se não podemos vencê-los, aliemos a eles ou sejamos parecidos.

Combinemos: A partir de agora não nos preocupemos com as coisas deste mundo, miremos o céu, o alto, o paraíso, sem esquecer que enquanto não chegamos lá, o divino, como um maná, nos agraciará de dinheiro, sucesso, felicidade no amor, pelo menos, para você que é fiel.

Sim, usemos a nossa criatividade, a Bíblia deve ser lida e interpretada ao ditame das nossas necessidades. O paráclito nos norteará e lá encontraremos todas as respostas das “nossas” vidas ou daremos um jeitinho para tal.

Desculpe-me pela renitência, mas sou obrigado: O nosso Cristo tem que ser o Deus que nos faça “filhinhos de papai”, portanto,  nos nossos encontros oremos pelo progresso financeiro, livramento das doenças, milagres, casa de praia, viagens, roupas de marca, carros novos etc. Criemos estratégias: “Correntes” de toda sorte, organizemos show, micaretas cristãs, trios elétricos, muito barulho, e louvores em agradecimento a nossa, digo, MINHA ou SUA felicidade.

Finalizando, não podemos esquecer do sobrenatural. Vocês sabem, as mazelas deste mundo, toda a injustiça, destruição do planeta e sofrimento que vivemos não é nossa culpa... A culpa é do chifrudo, do malvado, do encardido, do Lúcifer.  O Capeta é fundamental porque senão teremos que nos culpar e, portanto, encontrar soluções, trabalhar, estudar, engajar nas lutas comunitárias etc. Isso tudo dá muito trabalho e não enche igreja. Valei-nos DELE, pelo amor de Deus!

Pronto! Assim teremos templos cheios, gente bonita, saudável e de muita fé. Pensar, questionar, palavras como doação, trabalho, povo, comunidade é Demodée. O importante é número, a corrida, as assembleias cheias e pessoas emocionadas com suas “libertações” individuais .

Esta estratégia de sucesso não vem sendo aplicada pela generalidade dos evangélicos, que o diga as denominações tradicionais que amargam templos cada vez mais vazios.

E nossotros nada faremos ? Calma, ligo a tevê e vejo que estamos aprendendo...

Luiz Teixeira

EVANGELHO DO DIA


 
Eu creio que o senhor é o Messias
Jo 11,19-27

E muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus:
- Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele.
- O seu irmão vai ressuscitar! - disse Jesus.
Marta respondeu:
- Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!
Então Jesus afirmou:
- Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
- Sim, senhor! - disse ela. - Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. 
 

E O LIXO TOMA CONTA !

Não sabemos como funciona na cidade do Natal/RN... a verdade é que o lixo toma conta de nossa cidade; o nosso povo colabora, mas, as vezes, também não tem opção. Em nossa comunidade os pontos críticos são o terreno baldio ao lado da Igreja Católica, na lagoa de captação no Panatis I, no terreno ao lado do Posto de Saúde.

Precisa-se criar opções para as pessoas jogarem os seus entulhos (de obras principalmente); precisa-se educar as pessoas, mas também o poder público (Prefeitura) precisa fiscalizar e punir. Vejamos o bom exemplo da Prefeitura da cidade de São Paulo/SP que poderia inspirar a Prefeita, vereadores e deputados verdes que mandam em nossa cidade.
Rua Tauá - Conjunto Panatis I 

SP aumenta multa para quem jogar lixo em local proibido

A partir de hoje, o morador da cidade de São Paulo que jogar lixo ou entulho em local proibido poderá ser multado em até R$ 12 mil. Até ontem, o infrator pagava R$ 500. A lei faz parte do conjunto de ações para o combate às enchentes na cidade, e foi publicada no Diário Oficial do município.

A partir de agora, quem for pego em flagrante pagará a multa e terá o carro usado no transporte do entulho apreendido. O veículo só será liberado após o pagamento do valor estipulado pelo município. A fiscalização será feita pelas secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Serviços. As polícias Militar e Civil também ajudarão no trabalho.
FONTE: Estadão.com

APELO: PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2011 PARA AS MULHERES AFRICANAS

ASSINE JÁ A PETIÇÃO ONLINE NO FINAL DESTE ARTIGO.


A África caminha com os pés das mulheres. No desafio da sobrevivência, todos os dias centenas de milhares de mulheres africanas percorrem as estradas do continente à procura de uma paz duradoura e de uma vida digna. Num continente massacrado há séculos, marcado pela pobreza e sucessivas crises econômicas, o papel desenvolvido pelas mulheres é notório.

A campanha, nascida na Itália, já percorre o mundo para incentivar a entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2011 para as mulheres africanas.
A proposta é da CIPSI, coordenação de 48 associações de solidariedade internacional, e da ChiAma África, surgida no Senegal, em Dakar, durante o seminário internacional por um Novo Pacto de Solidariedade entre Europa e África, que aconteceu de 28 a 30 de dezembro de 2008.
Chama a atenção a luta e o crescente papel que as mulheres africanas desenvolvem, tanto nas aldeias, quanto nas grandes cidades, em busca de melhor condição de vida. São elas que sustentam a economia familiar realizando qualquer atividade, principalmente na economia informal, que permite cada dia reproduzir o milagre da sobrevivência.
Existem na África milhares de cooperativas que reúnem mulheres envolvidas na agricultura, no comércio, na formação, no processamento de produtos agrícolas. Há décadas, elas são protagonistas também na área de microfinanças, e foi graças ao microcrédito que surgiram milhares de pequenas empresas, beneficiando o desenvolvimento econômico e social, nas áreas mais remotas até as mais desenvolvidas do continente.

Além de terem destaque cada vez mais crescente na área de geração de emprego e renda, as mulheres, com seu natural instinto materno e protetor, lutam pela defesa da saúde, principalmente, contra o HIV e a malária. São elas, as mulheres africanas, que promovem a educação sanitária nas aldeias. E, além de tudo, lutam para combater uma prática tão tradicional e cruel na região: a mutilação genital.
São milhares as organizações de mulheres comprometidas na política, nas problemáticas sociais, na construção da paz.
Na África varrida pelas guerras, as mulheres sofrem as penas dos pais, dos irmãos, dos maridos, dos filhos destinados ao massacre e sabem, ainda, acolher os pequenos que ficam órfãos. 

“As mulheres africanas tecem a vida”, escreve a poetisa Elisa Kidané da Eritréia.
Sem o hoje das mulheres, não haveria nenhum amanhã para a África.
Em virtude de toda essa luta e para reconhecer o papel de todas elas é que surgiu a proposta de lançar uma Campanha Internacional para dar o Prêmio Nobel da Paz de 2011, a todas as mulheres africanas. Trata-se de uma proposta diferente, já que esta não é uma campanha para atribuir o Nobel a uma pessoa singular ou a uma associação, mas sim, um Prêmio Coletivo, a todas essas guerreiras.
A ideia é lançar um manifesto assinado por milhões de pessoas, por personalidades reconhecidas internacionalmente e criar comitês nacionais e internacionais na África e em outros continentes. Além de recolher assinaturas, a campanha deve estimular também encontros organizados com mulheres africanas, convenções e iniciativas de movimento.

Nós, latino-americanos e latino-americanas, temos muito sangue africano em nossas veias e em nossas culturas. Vamos gritar nossa solidariedade com a África assinando a petição.

A criatividade dos Movimentos Sociais e Populares, das ONGs, grupos religiosos, universidades, sindicatos, etc., pode inventar mil atividades para difundir essa iniciativa e colocar a mulher africana no centro da opinião pública do mundo.

Pode-se criar comitês, eventos com debates sobre a África, show de artistas locais, palestras nas universidades, nos bairros, nas praças, lançamentos da coleta de assinaturas, etc. Nossa criatividade vai fortalecer os caminhos da África.


Os membros da campanha são todos aqueles que assinarem a petição online. E para fazê-lo é simples.
Para mais informações, contate a Campanha pelo endereço: info@noppaw.org ou segretaria@noppaw.org ou no site http://www.noppaw.org/

As expectativas libertadoras para a catequese


O cotidiano está repleto de certas anomalias que dificultam o desejo de ser-cristão e bloqueiam a efetiva inserção na Igreja. Eu fico imaginando as causas dessas distorções. O que se vê é um universalismo, do tipo "todas as religiões são boas", um pluralismo como "para quê ir à igreja se Deus está em todo o lugar?", uma ignorância doutrinária que indaga "o que acontece depois da morte?" ou ainda "sou católico, mas acredito na reencarnação", etc. Esse tipo de pensamento revela um desconhecimento da doutrina cristã, deixando clara a ocorrência de uma catequese nula ou extremamente deficiente, onde um currículo burocrático se sobrepõe aos aspectos doutrinais, afetivos e conseqüentemente evangelizadores. As catequeses, em geral, como alguns cursos de teologia de fim-de-semana, incutem conhecimento, mas não evangelizam; dão formação intelectual, mas não são libertadoras. 

Nem tampouco transformadoras. Desde os primórdios, a catequese tem sido a verdadeira práxis da Igreja que está a serviço do Reino. Como "o anúncio de Jesus" ela é (ou deveria ser) um instrumento da evangelização, e como tal deveria estar a serviço de todos, especialmente dos pobres, dos que têm fome de justiça e sede de Deus. Catequese libertadora é aquela que mostra o caminho do Reino, conduz ao seguimento de Jesus que, como causa incausada é o causante do Reino. Para tanto, ela deve ser esclarecedora, provocadora e questionadora. Só sendo assim, ela será libertadora e evangelizadora. Precisa estar centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Hoje existe um Diretório Nacional de Catequese, como referencial para essa atividade no Brasil, que não passa de um "prato feito", uma "receita de bolo", que parece querer impor limites à ação do Espírito Santo.

Carmen Sílvia Machado Galvão
Teóloga leiga, socióloga e escritora