quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SANTA MISSA - INTRODUÇÃO

Começamos hoje uma série de artigos catequéticos que tem o fim de ajudar a todos os leitores que queiram aprender um pouco mais sobre nossa fé, nossa doutrina, nossa Igreja. Sabemos o quanto é difícil transmitir todos estes conhecimentos através dos nossos momentos de formação (que o diga as nossas aulas expositivas), e, por isso, reproduzimos aqui valoroso trabalho retirado do site Católico Montfort Associação Cultural. Esperamos que gostem e não deixem de visitar a fonte ! 

As publicações ocorrerão todas as quintas-feiras e domingos.

Introdução

A Igreja e os santos sempre ensinaram que as coisas ocorridas no Antigo Testamento são prefigurações daquelas que aconteceriam no Novo Testamento. Isso quer dizer que Deus, para poupar a fraqueza do homem e para ensinar-lhe as verdades da Revelação de modo gradativo e adequado à nossa inteligência, quis ou permitiu que ocorressem os fatos do Antigo Testamento para que estes servissem como analogias em relação aos fatos que se realizariam no futuro, no Novo Testamento.

AVISO AOS NAVEGANTES !

Diretamente do quartel do Corpo de Bombeiros, o nosso amigo Daniel manda um recado: Ei ! Estou careca sim, mas com muita alegria !! (percebe-se na foto abaixo). E além do mais , exigo respeito, agora sou uma autoridade !!! 


"O rapaz lasca um outro tapa no careca e diz:
- Ô Daniel, deixa de frescura... eu sei que é você... "


(Sessão terror no blog GLM)

Tomar banho pode fazer mal à saúde, diz estudo

Essa é a notícia que muitos amigos nossos queriam ouvir !


Cientistas americanos advertiram que o chuveiro pode oferecer um ambiente favorável para a contaminação por bactérias que causam distúrbios respiratórios.
Os pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, examinaram 50 chuveiros de nove cidades em sete Estados americanos diferentes, inclusive Nova York e Denver, e constataram que 30% das peças apresentavam um risco potencial.

A quantidade de Mycobacterium avium era cem vezes maior do que a encontrada normalmente na rede hidráulica das cidades.

Esta bactéria forma um revestimento que adere ao interior do chuveiro e a água que sai pela peça pode lançar gotículas com grande concentração do microorganismo no ar. Essas gotículas podem ser inaladas e penetrar nas partes mais profundas dos pulmões, dizem os pesquisadores.

O chefe da pesquisa, Norman Pace, disse: "Se você receber um jato de água na cara quando ligar o chuveiro, provavelmente vai receber uma quantidade especialmente alta de Mycobacterium avium, o que não é muito saudável."

Este pode não ser um problema para as pessoas saudáveis, mas aquelas que têm o sistema imunológico debilitado como os idosos, mulheres grávidas e enfermos podem ser suscetíveis a infecções.

Na pesquisa, publicada na revista Proceedings da National Academy of Science, os cientistas dizem que as conclusões do estudo podem explicar porque tem havido um número maior de casos de infecções pulmonares desse tipo nos últimos anos. Eles dizem que as pessoas tendem a preferir o banho de chuveiro ao de banheira.

A infecção por Mycobacterium avium inclui sintomas como cansaço, tosse seca, respiração difícil e fraqueza.

Aparentemente, chuveiros de plástico podem abrigar mais bactérias do que os de metal, disse Pace.

Os chuveiros podem ser ainda uma rota para a propagação de outras doenças infecciosas como um tipo de pneumonia chamada "doença dos legionários", e distúrbios provocados pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Banheiras aquecidas e piscinas de spas apresentam um risco de infecção semelhante, de acordo com a Agência de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha.

FONTE: BBC BRASIL

Secretária da juventude do RN vira garota propaganda e quer ser deputada.

 
 
A secretária da juventude do Rio Grande do Norte, Mada Maia Calado, virou garota propaganda.

A jovem, que é filha do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, espalhou outdoors por Natal registrando o Dia da Juventude.
Nada demais se não fosse a própria Mada que aparecesse na peça publicitária.

É que circula uma conversa nos bastidores de que ela sonha em disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte nas próximas eleições pelo Partido da República (PR).

Se for verdade, ela já começou cedo a propaganda. O que é proibido pela justiça eleitoral. Por outro lado, cria um constrangimento para a candidatura do deputado do deputado estadual, Vivaldo Costa, PR.

Mada é sobrinha do deputado federal João Maia, PR, de quem o deputado caicoense, Vivaldo Costa, recebe apoio.


Fonte: blog do Robson Pires

Atenção Zona Norte!!!

Devido a necessidade de limpeza periódica de filtros, floculadores e decantadores da Estação de Tratamento de Água de Extremoz, haverá suspensão do abastecimento para toda a zona Norte de Natal, a partir das 7h, desta quarta-feira (16). Após o período de 12 horas de paralisação, o abastecimento será normalizado paulatinamente.

Dia 14 de Setembro, dia da Preservação da Camada de Ozônio

 


Toda a vida na Terra depende da existência de uma camada fina no alto da atmosfera: a camada de ozônio. O ozônio, uma molécula formada por três átomos de oxigênio, é um componente extremamente raro da atmosfera da Terra: em cada dez milhões de moléculas de ar, cerca de três são de ozônio. A maioria (90%) é encontrada na estratosfera, entre 10 e 50 km acima da superfície terrestre. Esta "camada de ozônio" absorve quase toda a radiação ultravioleta nociva (UV-B) que emana do sol. Desta maneira, ela protege plantas e animais do UV-B, que em doses elevadas pode ser danoso para a vida natural e também cria uma fonte de calor, desempenhando um papel fundamental na estrutura de temperatura do planeta.

Os males

A principal conseqüência da destruição da camada de ozônio será o grande aumento da incidência de câncer de pele, desde que os raios ultravioletas são mutagênicos. Além disso, existe a hipótese segundo a qual a destruição da camada de ozônio pode causar desequilíbrio no clima, resultando no "efeito estufa", o que causaria o descongelamento das geleiras polares e conseqüente inundação de muitos territórios que atualmente se encontram em condições de habitação. De qualquer forma, a maior preocupação dos cientistas é mesmo com o câncer de pele, cuja incidência vem aumentando nos últimos vinte anos. Cada vez mais aconselha-se a evitar o sol nas horas em que esteja muito forte, assim como a utilização de filtros solares, únicas maneiras de se prevenir e de se proteger a pele.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 16/09/2009



Jesus comenta as contradições

Leitura Orante
Lc 7,31-35
 


E Jesus terminou, dizendo:
- Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas? Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro:
"Nós tocamos músicas de casamento,
mas vocês não dançaram!
Cantamos músicas de sepultamento,
mas vocês não choraram!"
João Batista jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: "Ele está dominado por um demônio." O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama." Mas aqueles que aceitam a sabedoria de Deus mostram que ela é verdadeira. 


Comentário do Evangelho

Os pequenos e humildes reconhecem a sabedoria de Deus manifestada em Jesus

Jesus fez-se discípulo de João Batista e iniciou sua pregação em continuidade à pregação de João. João permanecia nas regiões desérticas, porém Jesus decide fazer seu anúncio nas localidades habitadas da Galiléia. João anuncia o batismo da conversão à justiça para a remissão dos pecados. Jesus acrescenta a este anúncio o dom da filiação divina e da vida eterna, pela vivência do amor e da misericórdia. O nome de João é o mais citado nos Evangelhos (76 vezes), depois do nome de Pedro (124 vezes). A pequena parábola dos dois grupos de crianças que disputam nas praças é dirigida a "esta geração". Esta expressão indica uma censura ao povo de Israel de coração duro, conforme a tradição profética. Aqui exprime os chefes do judaísmo que rejeitam Jesus. Assim como o convite de um grupo de crianças é rejeitado pelo outro, João Batista e Jesus são rejeitados por estes chefes. A rejeição, tanto a João, na sua austeridade, como a Jesus, no seu convívio comum, signifi ca a rejeição do próprio projeto amoroso, misericordioso e
acolhedor de Deus. Contudo, os pequenos e humildes reconhecem a sabedoria de Deus, manifesta em Jesus.
Fonte: paulinas.com 

Humor

Quem poderá nos ajudar?
 
(clique na imagem para ver melhor)