segunda-feira, 14 de setembro de 2009

História

 
Fundado em 5 de fevereiro de 1955, é denominado incialmente de "Hospital Miguel Couto". Em 1960, passa a denominar-se "Hospital das Clínicas" e a partir de 1984, "Hospital Universitário Onofre Lopes".

 O Hospital Universitário Onofre Lopes é referência no estado para tratamentos de alta complexidade e esta semana completou 100 anos de existência. Uma história de desafios, dificuldades e de sucessos compartilhada com milhares de pacientes que atendeu ao longo deste século de funcionamento.


Dar uma chance ao próximo

No início de nossa luta para encontrar nosso lugar no mundo, temos vergonha de expor nosso ponto de vista – e terminamos fazendo coisas que não gostaríamos de fazer. Depois de muito esforço, quando conseguimos superar esta fase, caímos no outro extremo: não damos mais chance ao próximo de nos dizer o que pensa.

Geralmente pagamos um preço alto por esta atitude. O filósofo grego Anaxímenes (400 a.C.) aproximou-se de Alexandre, o Grande, para tentar salvar sua cidade. “Não importa o que você deseja, tem minha palavra de rei que não aceitarei”, disse o todo poderoso Alexandre, antes de ouvir o que o filósofo queria.

“Tudo o que desejava era ver minha cidade destruída”, respondeu Anaxímenes.  E, desta maneira, a cidade foi salva.

Paulo Coelho

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

A PARÁBOLA DO RATO E DA COBRA


Um rato, olhando por um buraco na parede, viu o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Mas ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda e advertiu a todos:
- Tem uma ratoeira na casa, tem uma ratoeira na casa!!!
A galinha, que andava ciscando de um lado para outro, levantou a cabeça e cacarejou:
- Desculpe, Sr. Rato, eu sei que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada. Ratoeiras não são para as galinhas, portanto não corro nenhum perigo por causa da ratoeira.

O rato foi até o porco:
- Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe, Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces - concluiu irônico.

O rato dirigiu-se então à vaca. Mas ela nem ligou para um animalzinho tão pequeno:
- Você acha que eu estou em perigo por causa de uma ratoeirazinha?
E mugiu despreocupada.

Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar sozinho a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite, ouviu-se na casa o barulho característico da ratoeira pegando sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que tinha acontecido. No escuro, ela não viu que a ratoeira tinha prendido a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher. O fazendeiro levou-a imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal, a galinha.

Como a mulher continuava mal, amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que isso não lhe diz respeito, lembre-se: quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre perigo.
(Autor desconhecido)

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 14/09/2009



Sentido da Cruz

Leitura Orante


Jo 3,13-17


Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. 


Comentário do Evangelho

A elevação do Filho do Homem é a elevação do humano

Estas palavras de Jesus estão no contexto do diálogo com Nicodemos, no Evangelho de João. Trata-se do renascer no Espírito. O humano assumido no Espírito. O Filho do Homem desceu do céu e será levantado. É o Verbo que se fez carne e vimos a sua glória. Temos aqui a dinâmica característica do Evangelho de João. O Filho do Homem signifi ca o humano, o encarnado na vida, na história. Jesus desceu do céu para elevar o humano. João prima pela revelação da exaltação da condição humana a partir da encarnação do Filho de Deus, Jesus. A elevação do Filho do Homem é a elevação do humano. Os antigos modelos da Lei de Moisés (a serpente de bronze no deserto, são substituídos pela graça e verdade de Jesus, que comunicam o dom da vida eterna. Jesus, ao manifestar o amor de Deus, atrai e comunica este amor a todos. Ele é dom de Deus para comunicar vida ao mundo. A glorifi cação de Jesus é fi delidade total a sua missão, sem recuar, mesmo diante da morte. Jesus elevado na cruz é a consumação de uma vida de amor. É a glória de Deus no seu projeto de elevação da humanidade à participação da vida eterna.
Fonte: paulinas.com
 

Exaltação da santa cruz



A festa da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro) celebra a vida de Cristo oferecida por toda a humanidade.  A morte de Jesus Cristo na cruz não é um fim, nem tampouco um desejo de Deus, mas fruto do pecado humano que endurece os corações para que não consigam receber a mensagem salvadora do Filho de Deus enviado para a redenção da humanidade.


Anos depois da morte de Jesus, São Paulo irá nos falar várias vezes sobre a loucura da cruz, onde o que parece o fim para os olhos humanos, é justamente o começo da vida em Deus.   Jesus vence a morte, mostrando ser este sim o desejo de Seu Pai: a vida é dada para a eternidade e, por isso, para aquele que crê em Deus, não há morte.  

Resultado da Promoção

Quem sou eu, Emerson?

Desta vez tivemos um novato como ganhador da promoção. Realmente desta vez foi difícil! os ganhadores de plantão não conseguiram acertar.

Gostariamos de informar que quem quiser participar desta promoção, basta enviar sua foto (quanto mais antiga melhor!) para o e-mail de Luíz, Viviane ou de Júnior. Os prêmios desta promoção e da promoção passada serão entregues no próximo grupão.