terça-feira, 2 de junho de 2009

CHARGES

MORTE

Nestes momentos tristes de catástrofes, de episódios que fogem ao controle do homem, de vidas ceifadas, de sonhos abreviados, de histórias interrompidas, vem a tristeza, mas também o "lembrete" de nossa finitude.

A morte faz parte da vida e acreditamos que ela seja uma verdadeira passagem necessária para um estágio de plenitude. Graças a Deus, que não lembramos dela a todo instante, pois, se contrário fosse, a vida seria um inverno. Mas ela vem em nossa s mentes quando perdemos um amigo, um parente, nos desastres etc. "Somos passageiros neste mundo errante".

Cuidemos de nossas vidas, enquanto há tempo...


"Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, me vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma.

Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse.

Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mário Benedetti, e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos e o encarnado beijo de suas pétalas. Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida... Não deixaria passar um só dia sem dizer às gentes - te amo, te amo.

Convenceria cada mulher e cada homem que são os meus favoritos e viveria enamorado do amor. Aos homens, lhes provaria como estão enganados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar.

A uma criança, lhe daria asas, mas deixaria que aprendesse a voar sozinha. Aos velhos, ensinaria que a morte não chega com a velhice, mas com o esquecimento.

Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...
Aprendi que todo mundo quer viver no pico da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a montanha. Aprendi que quando um recém-nascido aperta com sua pequena mão pela primeira vez o dedo de seu pai, o tem prisioneiro para sempre.

Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.
São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas, ao final, não poderão servir muito porque quando me olharem, infelizmente estarei morrendo."

Gabriel Garcia Marquez

NATAL NA COPA 2014 ! Sonho ou pesadelo ?


Tudo é alegria em Natal ! Os políticos na televisão emocionados aos prantos, empresários dando pulos de alegria. Com a escolha de nossa cidade como uma das sub-sedes dos jogos, nos transformaremos em uma Barcelona, Sidney, Londres etc. Todos os investimentos para aqui serão canalizados, meu Deus, moraremos num paraiso!

Caros amigos, sejamos vigilantes e torçamos para que tudo isso seja verdade e todos esses benefícios venham para a nossa cidade. No entanto, não nos embriaguemos com toda esta euforia e tenhamos a prudência de ouvir outras vozes que nos chamam atenção sobre um suposto descalabro que é a construção de um estádio de futebol "multiuso"! Quando será que teremos o mesmo empenho, alegria e choro para resolver os graves problemas de saúde, educação e segurança pública? "Brasil está vazio na tarde de domingo, né? / olha o sambão, aqui é o país do futebol "


Luiz Teixeira

Natal, 2014 - Promessas enganosas


O Comitê criado pelo Governo do Estado e presidido pelo seu Secretário de Turismo, resolveu em segredo e, portanto, sem apresentar explicações convincentes, descartar o projeto do "Machadão" anteriormente apresentado. Decidiu ainda, o mesmo comitê, sem o exigido conhecimento público, contratar duas empresas de consultoria e de projetos arquitetônicos, sem licitação e pelo preço extorsivo de R$ 3,6 milhões, para assessorá-lo e desenvolver o tema em questão. O valor do contrato referido representa verdadeiro escárnio a uma comunidade onde seus habitantes morrem sistematicamente nos corredores dos hospitais públicos...

Como primeiro produto do referido contrato, as empresas contratadas apresentaram a insólita e estarrecedora proposta de demolir o estádio "Machadão" alem de todas as edificações existentes no seu entorno, em destaque o ginásio Humberto Nesi ("Machadinho"), o Centro Administrativo do Governo do Estado, um Grupo Escolar, uma Creche, entre outros, que juntos perfazem cerca de 80 mil m2 de área construída em um terreno de 46 hectares...

Deram a esse delírio a denominação "Estádio das Dunas" que parece ter um custo estimado em R$ 1,2 a 1,5 bilhões e que poderia ser concretizado por meio de uma hipotética Parceria Publico Privada, onde o Parceiro Publico (Governo) entraria com a gleba que é um bem real e o Parceiro Privado (Investidores) participaria com a obrigação de fazer. (ou não fazer).

A cortina usada para mascarar essa ousadia perigosa tem uma denominação mágica, Copa 2014. Na expectativa de que Natal venha a ser premiada como sub-sede no evento, este se traduziria em 2 a 3 jogos de pouca importância, com ingressos de preços proibitivos para o povão.

O texto na íntegra aqui.

VOO 447. Mais uma vida, mais uma história abreviada.

A voz que se perdeu no oceano.

Ela era desconhecida no Brasil. Timidamente pôs no youtube algumas belas interpretações. Esta poderia ser a homenagem às vítimas do trágico acidente.



Por Weden - Blog do Nassif

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 02/06/2009



Deus em primeiro lugar!

9a. Semana do Tempo Comum
Mc 12,13-17
Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram: - Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não? Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: - Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver. Eles trouxeram, e ele perguntou: - De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: - São do Imperador. Então Jesus disse: - Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus. E eles ficaram admirados com Jesus.

Comentário do Evangelho
Conflito com as autoridades

Após seu ministério na Galiléia e nos territórios gentílicos vizinhos, tendo atravessado a Samaria, Jesus encontra-se em Jerusalém, em um confronto com o sistema do templo, que o levará à morte. É assediado pelos chefes religiosos, que vêem nele um líder que ameaça seu prestígio e poder, e procuram motivo para condená-lo diante do Império Romano. Provocam-no para ver se ele se manifesta contra o pagamento do imposto a César. Se ele se mostrasse a favor do pagamento, ficaria desacreditado diante do povo que sofria com esta opressão. Se ele se mostrasse contra o pagamento, seria denunciado e condenado pela autoridade romana. É pela sua moeda que o império exerce dominação. Diante da moeda romana, com a inscrição de César, Jesus fala em devolvê-la, e não em pagar. Devolver a César o que é de César é deixar de ser conivente com o império e sua sede de poder. Devolver a Deus o que é de Deus é restaurar a vida e a dignidade do povo oprimido e explorado.

Fonte: Paulinas.org.br

FELICIDADES !

Muitas felicidades ao nossos amigos Araken (ação social) e Erika que no último sábado oficializaram sua união no cartório civil. Deus abençõe essa união hoje e todos os dias de suas vidas.


Interação

No último domingo (31/05), a equipe de teatro esteve com os crismandos, expondo a origem de sua arte, como também suas atividades dentro da nossa comunidade. Os crismandos interagiram com a equipe e se divertiram com a arte do improviso e com as situações cómicas vivenciadas através de dinâmicas e pequenas encenações.


Crismandos voluntários

UMA TRAGÉDIA ! Quantas vidas, quantas histórias...


Histórias dramáticas começam a surgir em torno do voo 447 que desapareceu no Oceano Atlântico na madrugada deste domingo.

O analista judiciário João Marcelo deixou de embarcar porque percebeu duas horas antes do check-in que seu passaporte estava vencido há dois meses. Um amigo americano que viajaria com ele desistiu do embarque em cima da hora.

Mas nada se compara a tragédia vivida pela família dos noivos Carlos Eduardo e Bianca. Eles haviam se casado na véspera e viajavam em lua de mel. Confiram abaixo o relato de Gilson Monteiro:

A lua de mel em Paris era a coroação de uma festa de casamento bonita e bastante concorrida, reunindo as famílias Machado Cotta e Macário de Melo. O sonho de Bianca e Carlos Eduardo, porém, acabou no dia seguinte à cerimônia no Iate Clube Icaraí, em Niterói.

Eles são passageiros do voo 447 da Air France, que saiu às 19h03m de ontem do aeroporto Tom Jobim e fez o último contato com a empresa às 23h14m, depois de acusar uma pane elétrica.

Carlos Eduardo é advogado e Bianca se formou em Medicina em dezembro. Ela pertence a uma família de juristas, sendo neta do desembargador Eneas Cotta, e sobrinha da desembargadora Renata Cotta. A fatalidade interrompeu a alegria de vida dos noivos. Resta o registro da tristeza.


FONTE: Blog do Ailton

Veja infográfico do trajeto do voo AF447 da Air France

VIVA A COPA! Mas enquanto isso...


Detentas fazem rebelião e queimam colchões na 2ª DP de Parnamirim

Uma rebelião de presas da 2ª Delegacia de Parnamirim foi controlada com dificuldade na tarde desta segunda. As detentas queimaram colchões e foi necessária a presença do Corpo de Bombeiros. A ação foi uma retaliação a uma ação da polícia que durante uma revista apreendeu celulares em poder das presas.

De acordo com uma agente, a polícia recebeu uma denúncia de algumas detentas estavam usando celulares dentro das celas da delegacia. Com base nessa informação, o delegado Natanion de Freitas resolveu comandar uma vistoria nas celas. Durante a fiscalização, quatro aparelhos celulares foram encontrados.

O delegado então retirou das celas algumas detentas suspeitas de estarem fazendo uso dos aparelhos para ouví-las e fazer os procedimentos. Nesses momentos, as presas se rebelaram e iniciaram um motim, queimando colchões. Foi necessário a intervenção do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para conter os ânimos.

Hoje, 69 presas ocupam as três celas da delegacia, única que abriga mulheres. Elas disputam espaço em três metros quadrados. "Era para ter no máximo, oito pessoas em cada cela", disse uma agente. Nesta terça-feira, o delegado Natanion de Freitas irá retomar os depoimentos para descobrir como os celulares entraram na unidade prisional.

FONTE: DIARIODENATAL.COM.BR