sexta-feira, 6 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 06/06/2008
A pergunta sobre o Messias

Mc 12,35-37

Quando Jesus estava ensinando no pátio do Templo, perguntou:
- Como podem os mestres da Lei ensinar que o Messias é descendente de Davi? Pois Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu:
"O Senhor Deus disse ao meu Senhor:
'Sente-se do meu lado direito,
até que eu ponha os seus inimigos
debaixo dos seus pés.' "
O próprio Davi chama o Messias de Senhor. Portanto, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?

Comentário do Evangelho

O Messias

Davi é a referência central do judaísmo. Toda a sua expectativa girava em torno de um novo Davi, o "filho de Davi", o "messias" (ou christos em grego), que restauraria a glória e o poder de Israel, conforme a tradição alegava. A raiz ideológica desta expectativa era a profecia de Natan (2Sm 7,5-16), elaborada na corte da dinastia davídica. Os beneficiários desta ideologia eram as elites religiosas e econômicas que usufruíam o poder. O povo era instrumentalizado por esta propaganda ideológica.
Jesus, chegando a Jerusalém, foi aclamado pelo povo como bem-vindo para restaurar "o reino que vem do nosso pai Davi" (Mt 11,10). Agora, ensinando no Templo, Jesus procura desmontar esta ideologia, tanto diante das elites de poder como do povo oprimido, que o aclamara como um filho de Davi. O argumento lógico é simples. Jesus evoca o salmo messiânico 110, que era atribuído a Davi, no qual o autor dirige-se ao Senhor (rei-messias) como um submisso. Então o messias não é filho de Davi, mas senhor de Davi! Os discípulos de Jesus, impregnados por esta forte ideologia messiânica real, sempre tiveram dificuldades em entender a prática humilde, amorosa e libertadora de Jesus. Ainda hoje esta ideologia permeia a doutrina e a liturgia cristã.

Oração

Pai, revela-me a identidade de teu filho Jesus, para que eu não me acerque dele movido por falsas esperanças.